Banco Central Japonês gera luz na economia mundial.

Após o impacto na economia causado pela pandemia do covid-19, autoridades de política monetária do banco central do japão apresentam sinais positivos.
Anúncios


Banco central japones
Fonte: Google

Em uma reunião ocorrida no mês de março, o Banco central japonês adotou uma série de medidas. Essas com o fim de tornar seus métodos de Política Monetária Sustentáveis o suficiente para resistir a uma batalha longa contra as consequências trazidas pelo Covid-19. Bem como, estimular a Inflação para a meta de 2%, a economia japonesa pode estar mudando a tendência desde o início da Pandemia do Covid-19.

Contudo as incertezas permanecem diante do Covid-19. Os riscos negativos para a atividade econômica no país e também no exterior estão contido até o presente momento e seguem sem sinais de aumento nas indústrias. Essas que sofrem com agravamento das condições empresariais, sobre valores alguns membros preveniram que a paralisação prolongada continuam a principal preocupação do Banco Central japonês.

Sendo assim estes comentários apenas reforçam a visão influente de que o Banco central japonês manterá a sua política monetária pelo menos por enquanto. Porém seguem na esperança de uma recuperação em sua demanda externa possa vir a sustentar toda a economia japonesa; que é dependente das exportações das mais variadas que são em sua maioria produção naval, mercado de pescados entre outros.

Assim a cojuntura recente e perspectivas para a Economia Internacional, avança com o processo de normalização da Economia Mundial. Assim, entre os fatores mais importantes para que essa normalização aconteça é a aceleração da vacinação e os anúncios medidas fiscais com a intenção de apoiar as economias desenvolvidas.

Descubra as reações do mercado mundial após a confirmação dos índices desta notícia. Leia mais a seguir.

Terceira maior economia do mundo – Banco Central Japonês

A economia japonesa estreitou cerca de 4,8% no 3º trimestre do ano de 2020. Mas essa retração anual Produto Interno Bruto do Japão, teve o registro de aumento de 3% no 4 º trimestre em comparação ao 3º trimestre. A terceira maior economia do mundo cresceu em um ritmo de 12,7% nos meses de outubro a dezembro. Desse modo, marcando o segundo trimestre consecutivo de aumento, segundo o Banco central Japonês.

Todavia em meio a recuperação da recessão causada pela pandemia do covid-19 na metade de 2020 o resultado superou as expectativas da previsão média 9,5% do mercado seguidos de dois trimestres com o crescimento forte. A economia do japão recuperou cerca de 90% das perdas causadas pela pandemia segundo economistas.

Todavia devido as expectativas de uma recuperação nos ganhos corporativos e também no Crescimento Econômico, o japão que deu início a Vacinação populacional no início do ano de 2021; fazendo com que as ações permanecessem estaveis na Bolsa de Valores. Mas, a economia deve sofrer um mudança no primeiro trimestre de 2021. Porém, se espera uma recuperação gradativa a medida que as demais economias voltem.

 Projeções para o Pib global.

Segunda a revisão do Fundo Monetário Internacional as estimativas para a economia mundial, atualizando o relatório World Economic Outlook a avaliação é que a economia sofreu uma queda de 3,5% em 2020. Uma evolução a projeção do mês de outubro, que já vinha em queda de 4,4%; houve uma evolução também com relação as estimativas para o Brasil. Assim o Fundo Monetário Internacional vê uma queda de 4,5% no PIB.

As recentes notícias sobre a aprovação da Vacina cresceram a expectativa e esperança de dias melhores para a economia. Mas a Pandemia do Covid-19 ainda trazem preocuações, pois, a Nova Variante tem ameaçado estabilidade mundial economica novamente.   

Não obstante do alto e crescente Custo Humano ocasionado pela pandemia, a atuação econômica parece estar se adaptando a Ativadades de Contato Moderadas á medida que o tempo passa. Medidas Adicionais para conter a Pandemia  do covid-19 no Japão e também nos Estados Unidos tem sido esperada para 2021/22. O Fundo revisou as projeções para o desempenho da economia a nível global e do brasil em 2021/22.

Economias avançadas e em desenvolvimento

banco central japão
Fonte: Google

Segundo as projeções do Fundo Monetário Internacional é que a economia das chamadas Economias Avançadas como as do Japão por exemplo terminaram o ano de 2020 com queda de 4,9%. Menor que a extimativa feita no mês de outubro em que o tombo foi de 5,8%. Já nos Estados Unidos essa projeção pode ser superior a zona do euro que fechou o ano em forte queda de 3,4%.

Entretanto no bloco europeu a espanha por exemplo é Destaque Negativo com uma queda de 11,1%. Mas ainda para o primeiro semestre de 2021 o FMI prevê expanções de aproximadamente 5,5% e também 4,2% a terceira mior economia do mundo que é a do Japão está entre essa expansão.

Contudo as Economias em Desenvolvimento, teram um desenvolvimento relevante ainda no ano de 2021 a extimativa é um crescimento de 2,3%; acrescido de fortes altas de 11,5% e 6,8% no ano de 2021 e 2022. Estimula a atividade economica tem sido um trabalho muito difícil para todas as economias a economia japonesa deve seguir cautelosa; uma vez que a política monetária segue na esperança da recuperação.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *