Bitcoin Pizza Day: entenda! 

Em 2010, um programador resolveu comprar duas pizzas usando a criptomoeda e a acabou criando o Bitcoin Pizza Day. Fique por dentro!

Bitcoin Pizza Day
Fonte: Bitcoin

No dia 22 de maio de 2010, um usuário resolveu comprar duas pizzas usando a critptomoeda como pagamento. Então essa data ficou conhecida como Bitcoin Pizza Day, pois, essa foi a primeira vez que alguém usou a moeda digital como forma de pagamento para um produto físico. O pagamento foi realizado pelo programador Laszlo Hanyecz, que inclusive, foi um dos primeiros programadores a minerar o Bitcoin.  

A moeda digital é a mais conhecida dentre as criptomoedas que existem hoje, em 2012 cada minerador de sucesso recebia cerca de 50 BTC, pela descoberta de novos blocos. Ou seja, a cada 200 novos blocos descobertos o minerador ganhava aproximadamente 10.000 BTC. Vale lembrar que, esse feito não era muito difícil levando em consideração que em 2012 não havia muitos mineradores como nos dias atuais! Nesse sentido, podemos afirmar que a história dessa criptomoeda é cercada de mistérios; a primeira moeda digital que foi lançada no mundo há aproximadamente 13 anos.  

Até hoje, ninguém sabe a identidade do criador da moeda ou criadores por trás desse projeto. Portanto, a criptomoeda vem sendo usada como forma de pagamento, ou seja, dinheiro eletrônico. Mas até o dia 22 de maior de 2010, a moeda não tinha sido usada para pagar produtos físicos. Então nessa data é comemorado o bitcoin pizza day, é um dia importante para o segmento, pois representa o crescimento desse mercado. 

Além de comemorar o bitcoin pizza day, o mercado tem muito mais para comemorar; pois apesar da crise as moedas digitais estão por toda parte atualmente. As transações são realizadas e confirmadas nas blockchains, que é um banco de dados. Desse modo, todas as transações ficam registradas e protegidas. Essa tecnologia foi criada na mesma época em que o bitcoin nasceu! 

Criando o bitcoin 

No dia 31 de outubro de 2008, o criador ou criadores da moeda digital que possui o pseudônimo de Satoshi Nakamoto; enviou um e-mail para pessoas de interesse em criptografia. Assim, Nakamoto descreveu em poucas palavras os fundamentos da criptomoeda para as pessoas da lista interessadas em criptografia.  

Nesse contexto, uma das principais diferenças do bitcoin para outras moedas é a maneira como ela é emitida e distribuída. Mas apesar dessa diferença, todas as moedas digitais são descentralizadas, isso significa que, a regra de cada moeda é ditada por seus criadores.  

Recentemente, os bancos centrais do mundo resolveram criar as suas próprias criptomoedas as chamadas CBDC são representações digitais de moedas fiduciárias desses países. Isso significa, que apenas os bancos centrais controlam essas moedas digitais. Basicamente, uma criptomoeda criada pelo banco central é uma cópia da moeda oficial do país. Sendo assim, o seu valor é determinado pelo próprio banco central que é a autoridade monetária. Bem diferente das criptomoedas descentralizadas como o bitcoin, por exemplo! 

Comprando pizza com bitcoin 

Hansyecz fez um anúncio no fórum chamado Bitcointalk.org, no dia 18 de maio que queria comprar duas pizzas grandes – usando a criptomoeda como forma de pagamento. Ele, então, ofereceu cerca de 10.000 BTC para quem estivesse disposto a fazer o pedido da pizza. Nesse fórum alguém mencionou que ele poderia conseguir aproximadamente US$ 41 por essas moedas digitais em uma exchange. 

Nesse contexto, em 2019 Hansyecz mencionou em uma entrevista à rede de tv CBS que a transação transformou o bitcoin real para muitas pessoas. Afinal, desde que foram criadas as criptomoedas atraem a curiosidade de muitas pessoas que não utilizam as moedas digitais.  

Entretanto, o mercado de cripto cresceu rapidamente desde que a pandemia tomou o mundo. Assim como, a tecnologia o dinheiro digital pode ser usado no meio digital do mesmo modo como mencionei antes. É possível usar a moeda que é descentralizada, por isso, as pessoas não pagam impostos para realizar compras e fazer investimentos. Logo, durante esse período o mercado vem crescendo de maneira considerável. Pois, a aceitação das moedas digitais vem se tornando cada vez maior! 

Bitcoin Pizza Day 

Bitcoin Pizza Day
Fonte: Bitcoin

Finalmente no dia 21 de maio alguém aceitou a oferta feita por Hanyecz, esse episódio então, ficou conhecido como Bitcoin Pizza Day. Como mencionei antes, o segmento tem muito mais para comemorar; pois apesar da crise as moedas digitais estão por toda parte atualmente.  

Ainda segundo Hanyecz, o pedido foi feito na rede de pizzarias Papas John’s à luz desse evento que se tornou histórico para a comunidade mundial de moedas digitais. Sendo assim, nessa data a comunidade se reúne para celebrar a primeira compra realizada com bitcoin de um produto físico.  

Vale lembrar ainda que, Hantecz poderia ter um décimo de riqueza de Melinda Gates, pois, se Hanyecz tivesse vendido todos os seus estoques na época em que a história surgiu. Ele teria ganhado cerca de US$ 690 milhões – essa quantia seria suficiente para adquirir 46 milhões de pizzas grandes do Papas John’s. 

Gostou desse artigo? Compartilhe com os seus familiares e amigos, depois volte para saber mais novidades do mundo das finanças. Esperamos por você! Memivi.