Certificados de aplicações internacionais-ADRs: saiba mais!

Conheça os certificados de aplicações internacionais-ADRs e qual é a sua finalidade no mercado financeiro. Saiba mais aqui!

Certificados de aplicações internacionais-ADRs
Fonte: Google

Os acionistas de um país não são obrigados a se limitar apenas a títulos de renda variável ou renda fixa emitidos no próprio local. As bolsas de valores brasileiras, assim como as demais bolsas possuem mecanismos como os certificados de aplicações internacionais-ADRs uma alternativa usada por investidores que costumam aplicar em ações internacionais.

Esse mecanismo pode ser acessado, inclusive por cidadãos americanos e brasileiros! Tudo isso sem que seja necessário abrir capital em bancos internacionais.

O termo em inglês significa american depositary receipt – na prática são recibos ofertados nas bolsas americanas, porém esses recibos são de ativos internacionais. Desse modo, o investidor possui mais chances de ter lucro e de diversificar ainda mais a sua carteira.  

Portanto, os acionistas americanos podem investir em papéis de empresas do Brasil ou em títulos públicos internacionais que estejam situados em países europeus, por exemplo!

É possível emitir certificados de aplicações internacionais-ADRs que representem pequenas frações de fundos de aplicações. 

Os certificados de aplicações internacionais-ADRs são emitidos de maneira bem simples: um banco que atua nos Estados Unidos compra aplicações internacionais de um determinado país.

Logo em seguida, a instituição deixa sob custódia essas aplicações. Depois disso, será necessário fazer a emissão do certificado, pois, os certificados serão disponibilizados na bolsa americana e brasileira para todos os acionistas! 

Saiba mais tudo sobre o assunto nos próximos tópicos.

Companhias brasileiras que possuem ADRs e suas vantagens! 

Como mencionei anteriormente, algumas companhias brasileiras possuem permissão para emitir os seus certificados de aplicações internacionais-ADRs. Portanto, as ações dessas empresas estão disponíveis para aplicações nos Estados Unidos. Em outras palavras, o investidor que compra os certificados não tem a ação em si, no entanto pode usufruir dos seus resultados. 

As companhias brasileiras que possuem ADRs são as seguintes: Gol; Petrobras; Telefônica Vivo; Itaú Unibanco; Vale dentre outras. Uma das muitas vantagens que os certificados trazem para quem os adquire é a possibilidade de acompanhar os investimentos estrangeiros. Ou seja, fora dos EUA de uma maneira prática e segura. Além disso, para acompanhar as ADRs não é necessário fazer a troca cambial. 

Outra vantagem que acaba conquistando muitos investidores está no acesso aos títulos e empresas internacionais – que geralmente oferecem oportunidades diferentes relacionadas as companhias americanas.

Desse modo, diversificar a sua carteira de aplicações ficará muito mais fácil e pode ser visto como um benefício para investidores internacionais. Além disso, com os certificados existe a possibilidade de adquirir títulos a valores mais baixos.  

Mas, existem riscos! 

Assim como todas as aplicações, os certificados podem apresentar riscos pois estamos falando de transações do setor financeiros. Por isso, é necessário estar sempre atento e analisar a oportunidade para poder adquirir um ADR. Por isso, se você estiver disposto a lidar com as constantes oscilações, este é um bom investimento! 

Nesse sentido, os riscos que envolvem as ADRs estão relacionados com a exposição internacional. O risco político deve ser lavado em consideração, principalmente se as aplicações forem de países instáveis. Por exemplo, para um investidor que investe em países emergentes está sujeito a sofrer com riscos ligados à oscilação do cenário político.  

Outro risco que você deve dar importância, é o risco cambial apesar de o dólar ser uma moeda influente no mundo todo. Podem acontecer oscilações inesperadas em outros países, atingindo a taxa cambial do investimento. Logo, em uma situação de desvalorização o acionista pode sofrer perdas. Por isso, esteja sempre atento aos seus investimentos internacionais.  

Certificados de aplicações internacionais-ADRs 

Certificados de aplicações internacionais-ADRs
Fonte: Google

Agora que você já conhece os Certificados de aplicações internacionais-ADRs, vale ressaltar a importância de saber de fato as reais possibilidades existentes para investir. Se você reside no Brasil, não é necessário fazer uma abertura de conta em nenhum banco americano. Desse mesmo modo, esses indicadores que analisam as ações das bolsas mundiais, existem opções de investimentos para os ADRs. 

Nesse sentido, ao emitir o seu próprio Certificados de aplicações internacionais-ADRs você poderá expor a sua carteira de aplicações aos ativos norte-americanos, do mesmo modo para os ativos de países europeus entre outros. Ou seja, você poderá encontrar papéis, fundos de emissores de outros países, e claro, títulos de renda fixa! 

Os certificados possuem facilidades interessantes, sendo assim, vale a pena o investimento! Entretanto, antes de expor a sua carteira de investimentos diante dos Certificados de aplicações internacionais-ADRs. Será necessário traçar o seu perfil de acionista, assim como, ter um bom planejamento financeiro para não perder dinheiro e de fato avaliar se todos os fatos que envolvem os certificados estão acordados com os seus objetivos.  

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida.