Como calcular o rendimento mensal da poupança?

Neste artigo, você vai aprender um pouco mais sobre o rendimento mensal da poupança e como calcular esta modalidade de investimento. Fique por dentro!
Anúncios


rendimento mensal da poupança
Fonte; Google

A poupança é a aplicação mais conhecida e utilizada pelos brasileiros. De acordo com um estudo feito por economistas em 2019, cerca de 65% dos brasileiros que guardam dinheiro costumam usar esta modalidade de investimento. Contudo, em muitos casos, as pessoas não sabem muito a respeito do rendimento mensal da poupança ou sequer entendem como é feito o cálculo deste rendimento.

Primeiramente, é necessário entender sobre o funcionamento da rentabilidade da poupança. Trata-se de uma regra que não é fixa, desse modo, pode variar conforme o cenário econômico. À vista disso, para começar a entender esta modalidade de investimento você precisa identificar a taxa Selic.

Portanto, neste mês a taxa está acima de 8,5%, assim, o rendimento de poupança será de 0,5% ao mês, com acréscimo da taxa referencial. Quando a taxa fica abaixo ou igual a 8,5%, o cálculo muda. Sendo assim, a rentabilidade da poupança é de cerca de 70%, com acréscimo da taxa referencial. É importante saber como calcular o rendimento mensal da poupança para poder se planejar com relação aos saques.

A poupança é uma categoria de investimento muito prática, e em muitas vezes funciona em conjunto com a conta-corrente do banco onde o investidor é cliente. E além de tudo isso, esta modalidade possui a segurança do Fundo Garantidor de Crédito-FGV, tornando a modalidade mais atrativa. Porém, é preciso considerar outros aspectos, por exemplo, com a taxa Selic em baixa, o rendimento mensal da poupança vem caindo. Em alguns cenários, com a Selic menor do que a inflação, embora ofereça retorno, a modalidade pode gerar perdas no poder de compra. Leia mais abaixo!

Títulos públicos e títulos de renda fixa!

O tesouro IPCA é um título público bastante conhecido, entre os investidores da poupança. O diferencial dele, é que os seus juros estão vinculados à variação da inflação, ou seja, é mais uma taxa de juros fixa anual. Portanto, este título é mais indicado para aplicações no médio e longo prazo. Embora tenha liquidez diária, pode demonstrar oscilações de resgates antes do prazo previsto.

Existem duas categorias de tesouro IPCA: o primeiro título paga a rentabilidade no prazo e o segundo exibe juros semestrais. Em outras palavras, o acionista receberá os rendimentos no período de 6 meses.

Os Certificados de Depósito Bancário¬-CDB, se tratam de títulos de renda fixa que são emitidos pelas instituições financeiras, com um limite global de R$ 1 milhão — renovados a cada quatro anos. Logo, também são bastante seguros, inclusive, é possível encontrar este investimento com facilidade no mercado, com rendimentos e prazos variados.

Rendimento mensal da poupança com o passar dos anos!

Em 2019, o cenário econômico apresentava uma taxa de juros a 6%, já os juros da poupança foram de 70% do valor da Selic somada a taxa referencial, saindo a 4,20% ao ano e 0,34% ao mês, vale ressaltar que os juros são compostos. Logo, o valor descrito aqui é aproximado!

No ano da pandemia do novo coronavírus, a Selic foi de apenas 2,11%, portanto, o rendimento mensal da poupança no ano de 2020 ficou em um total de 0,12%. Estes pontos são compreensíveis, quando consideramos a crise financeira que o mundo atravessou em 2020, afirmam os analistas.

No mês de maio deste ano, a Selic estava saindo a 3,5 pontos percentuais ao ano, com acréscimo da TR sem variação desde o ano de 2017. Portanto, a poupança deve render cerca de 0,2% até o final do ano.

rendimento mensal da poupança
Fonte: Google

Como calcular o rendimento mensal da poupança?

Primeiramente, não podemos esquecer de analisar os números das Taxas Selic e Referencial do ano atual, neste caso de 2021. Pois, estas taxas influenciam diretamente no rendimento mensal da poupança, é bastante simples calcular o rendimento da sua poupança.

Vamos usar um exemplo para que o entendimento seja melhor, vamos lá? Para começar a calcular o Rendimento mensal da poupança, você deverá considerar que a Selic esteja abaixo de 8,5 pontos percentuais. Em seguida, se você escolher aplicar R$ 100 no dia 12 de dezembro, por exemplo, o investimento só renderá todo dia 11 de cada mês. Uma estratégia bastante utilizada por investidores mais experientes, é fazer o depósito antes dos dias 29, 30 e 31, visto que o aniversário nessas datas costuma ocorrer no dia 01.

Por fim, o rendimento mensal da poupança deverá render 0,379 pontos percentuais do valor que foi aplicado. Para entender, na prática, é possível fazer a simulação da aplicação na caderneta de poupança disponibilizados em algumas instituições financeiras.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *