Como funciona o dólar ptax? 

Confira nesse artigo, como funciona o dólar ptax e para que serve. Fique por dentro!

Como funciona o dólar ptax
Fontes: Google

Nesse artigo, você vai entender como funciona o dólar ptax e como você pode fazer compras usando essa moeda digital. Primeiramente, você deve saber que essa é a taxa de câmbio calculada pelo BCB. Em outras palavras essa taxa uma das várias formas de verificar o preço atual da moeda americana! 

Essa taxa foi criada porque a cotação do dólar pode variar segundo cada banco responsável por apurar o valor do dólar. Então, o dólar Ptax foi criado para facilitar a sua vida, hoje, a taxa vem sendo utilizada com frequência no mercado. Isso quer dizer que, desde que o banco central criou a taxa ela se tornou uma referência de cotação do câmbio para o público. 

Portanto, além de aprender como funciona o dólar ptax, esse artigo é para você que está começando a investir. A taxa é usada em uma gama de produtos de mercado de câmbio, que são de contratos futuros até as opções de câmbio que estão listados na B3. Além disso, a taxa também pode ser usada nos contratos derivados de balcão que são negociados nos mercados locais. Assim como, nas operações realizadas no exterior além das negociações financeiras de empreendimentos nacionais e internacionais. 

Vale lembrar que, a taxa pode ser usada como referência para contratos denominados em reais nas bolsas de mercadorias fora do país. Portanto, é importante entender como funciona o dólar ptax, afinal, essa taxa pode facilitar a sua vida. Além disso, ela pode ser usada nas instituições para cobranças de faturas do cartão de crédito, por exemplo. Saiba mais aqui! 

Como a taxa é calculada hoje?  

O banco central, faz consultas em diferentes bancos do mercado de câmbio em determinados momentos do dia. Por exemplo, a primeira consulta geralmente é realizada nos horários entre 10 horas até 10h10. Já a segunda consulta é realizada às 11 horas até às 11h10. Em seguida a terceira consulta, é realizada de 12 horas até às 12h10; finalizando a quarta e última consulta que é realizada entre 13h até 13h10.  

Nesse contexto, as instituições tem como obrigação informar ao banco central o preço da aquisição, assim como, a venda da moeda americana que está sendo praticada no momento. Isso quer dizer, que o dólar recebido por essas instituições deve ser informado ao banco central e taxa facilita essa informação. Logo, os valores que sobram são calculados pela taxa média simples! 

Desse modo, o BCB fica responsável pela publicação desses resultados em quatro boletins diários. Assim como as consultas realizadas, no fim do dia as médias são calculadas rendendo quatro resultados. Portanto, esse resultado é o dólar ptax do dia, isso quer dizer que, a média dessas cotações na data será publicado no quinto e último boletim do dia! Interessante, não é? 

Ptax mensal 

As cotações são atualizadas e podem ser acessadas na plataforma do banco central, então, no último dia de cada mês. A ptax mensal é formada, ela é usada como uma taxa média que é calculada a partir valores das transações com o dólar que ocorreram no dia. Parece complicado, mas, é bem simples, não é mesmo?  

O ptax mensal, geralmente, é usado como referência na liquidação de derivativos. Portanto, é bastante comum que no último dia de cada mês seja de mais oscilação para essa taxa de câmbio. Pois, os agentes financeiros tentam direcionar a taxa ptax a patamares mais acessíveis as suas posições! 

Por fim, mas não menos importante se você quiser consultar a lista de dealers de câmbio basta acessar a plataforma do banco. Desse mesmo modo, será possível consultar o ranking da participação dos bancos. Já os bancos que praticam os valores distantes do mercado, é possível que a instituição seja descredenciada do cálculo realizado pelo banco central. 

Como funciona o dólar ptax? 

Como funciona o dólar ptax
Fonte: Google

Agora que você já sabe como funciona o dólar ptax, é importante, entender que segundo o BCB informou caso o banco não tenha mais de 50% das cotações necessárias excluídos do cálculo no período de avaliação. Isso quer dizer, que o banco deve usar a taxa em mais da metade das suas cotações. 

Assim como mencionei, essa taxa foi criada porque a cotação do dólar pode variar segundo cada banco responsável por apurar e informar o valor do dólar recebido. Logo, o dólar Ptax foi criado para facilitar a sua vida, hoje, a taxa vem sendo utilizada com frequência no mercado. 

Assim, O banco central, faz consultas em diferentes instituições do mercado de câmbio em determinados momentos do dia. Já a taxa do ptax mensal é usado como referência na liquidação de derivativos. Portanto, é bastante comum que no último dia de cada mês seja de mais oscilação para essa taxa de câmbio. Pois, os agentes financeiros tentam direcionar a taxa ptax a patamares mais acessíveis as suas posições. 

Gostou desse artigo? Compartilhe com a sua família e amigos; depois volte para conferir as novidades sobre o universo das finanças. Esperamos por você! Memivi.