Atualmente no Brasil o mercado de startup está aquecido e movimenta bilhões de reais por ano. E isso é ainda mais relevante quando levado em conta o fato de estarmos vivenciando uma crise financeira de escala mundial impulsionado pela Covid-19. Entretanto, não parece que isso assusta os investidores, então, para os futuros startupeiros – donos de startups, de plantão fica a indagação: como uma startup levanta capital?
Assim, para começar a responder à pergunta é importante compreender o ciclo de venture capital. Ou seja, o movimento de maturação de startup para levantar capital. Desse modo, o conhecimento se torna indispensável o para conseguir evoluir e sair da categoria.
Afinal, startup, como bem diz o nome, em tradução livre, é um “começo”. Por isso, ninguém permanece no começo a vida toda. Logo, as empresas nesta categoria têm um certo limite para que se permanecerem nele.
Dessa forma, os investimentos e as estratégias de capital são os fatores determinantes para dizer por quanto tempo uma empresa poderá permanecer na categoria.
Por isso, compreender seu ciclo de maturação e capital é tão relevante para estas empresas. Assim, para os empresários interessados em começar uma startup, tão importante quanto conhecer o nicho, mercado e setor, buscar este conhecimento é fundamental. Nesse sentido, nossa equipe de especialista desenvolveu este artigo para te mostrar quais as etapas de maturação e como uma startup levanta capital durante seu ciclo empresarial.
Por isso, não perca tempo e acompanhe cada tópico para ficar informado e saber e qual nível está a sua empresa. Ainda, em que nível conquistar capital para sua futura empresa. Vamos lá.
Como uma startup levanta capital e quais os desafios?
Como já dissemos anteriormente; “o mercado de investidores está aquecido”, ousamos dizer que, ele está pegando fogo! Isso porque em 2021, apenas no primeiro trimestre, foram mais de 4 bilhões de investimentos em startups braseiras. Mas como isso pode definir quem são as melhores para investir?
Apesar da perguntar ser algo fundamental, infelizmente, a resposta é relativa. Assim, o mercado atual é quem determina quais empresas podem ser ou não beneficiadas com um bom aporte. Afinal, as empresas investidoras ficam atentas ao mercado de consumo. E é por este motivo que estas como, por exemplo; a Magalu, estão adquirindo startups com frequência.
Assim, mesmo para os mais experientes nas rodadas de investimentos para startup o cenário é desafiador. Logo, projetar os ciclos, ainda, antes do impulsionamento empresarial, com certeza, poderá garantir mais investidores e mais solidez o mercado.
Como uma startup levanta capital na fase de maturação?
Pre-seed: para definir a fase podem usar a sigla PTT (Microsoft Power-Point). É aqui neste estágio que a empresa entrega e usa apenas ideais, não existe nada além dos empreendedores.
Assim, podemos dizer que se trata puramente um estado “deck de slides” contendo as ideias e as projeções da empresa. Ou seja, sem tração, produtos (teoricamente) time ou clientes estruturados. Portanto, esta fase é dotada de pessoas que tem experiências importantes em startups ou empreendedores seriais com a mesma capacidade de investimentos. Por isso, conquistam fundos mesmo que a startup esteja apenas na fase embrionária.
Duplas: Imagine que aqui a fase se equipara ao médico e o paciente, ou seja, o poder de quem entende a dor e sabe como curar a doença do outro. Assim, para além do conceito de como uma startup levanta capital. Logo, a fase determina o “seller e builder”; aquele capaz de compreender o cliente e vender, é quem determina o produto.
Mais sobre as fases
Trios: os famosos; “hacker, hipster e hustler”, termos que abarcam as áreas: tecnologia, gestão, negócios, consumidor e criação de produtos. São estes que determinam os novos passos da empresa, por isso, devem deixar clara o rumo do negócio e suas estratégias.
Seed: nesta fase a empresa tem a hora da verdade! É aqui que ela diz que compreendeu a dor do consumidor e que consegue curá-la. Portanto, é aqui que o time já deve estar mais atento e bem estruturado com talentos contratados para reforçar sua estratégia.
Série A: aqui o negócio já sabe o que quer e onde pretende chegar, assim, já tem o produto formado e já tem cara de empresa. Contudo, está em um estágio acelerado de crescimento e é importante que todo o aporte seja utilizado para maior viabilidade.
Concluindo
Série B: quem sabe crescer, ganha mais. Esta é a frase que define esta fase, isso porque a startup deve continuar crescendo mais provando que cada vez mais seus produtos são consumíveis. Assim, provando sempre que pode ganhar mais mercado.
Série C: Na última fase, aqui o crescimento ainda prevalece, contudo, se espera que o negócio compartilhe novas iniciativas e novos produtos ou amplie o portfólio para aumentar suas estratégias.
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