“Dia de Loss”: o dia que sempre vai estar presente na vida de um trade

Quem negocia no day trade já teve um "Dia de Loss", mas o importante nessa jornada é saber cair e levantar. Continue aqui e saiba mais!

investimentos Dia de Loss
Fonte: Google

Que negociador nunca deve um Dia de Loss? Quem negocia com ações sabe bem o que é isso. Na carreira de um trade os dias nem sempre são de glórias, e saber passar por essas situações pode ser o ponto chave para o seu sucesso. Agora me responda, você gosta de perder dinheiro? Nem eu! Claro que no início, quando estamos aprendendo, somos propícios às perdas desnecessárias, talvez por agir por impulso das emoções ou até mesmo por não pensar direito. 

O caso é, no mundo dos negócios todo negociador já deve ter passado por essa situação em algum momento de sua carreira. Logo, muitos no início da carreira de Day Trade, chega uma hora que ficamos cansados de ouvir sobre a necessidade de um plano de gestão de risco. Contudo, na maioria, os Day Trade não fazem esse planejamento até perder uma grande quantia em dinheiro. 

Esse tipo de investimento teve uma alta no Brasil no início da pandemia do coronavírus em 2020, segundo a Bolsa de Valores cerca 92% de investidores pessoa física.

Além disso, houve um aumento de 138% nos números de operações no Day Trade. Com isso, esse tipo de investimento gerou cerca de 1,1 milhão de transações em 2020.

Só para que você compreenda essa explosão nas transações, um ano antes foram cerca de 480 mil operações desse tipo.  Assim, um dos fatores que causou esse fenômeno no Brasil são as redes sociais, as ofertas de cursos administrados por supostos investidores que prometem ensinar a ganhar muito dinheiro de forma rápida.

Então, o que eles não contam é que esse tipo de operação tem um risco muito alto, e você ainda precisa lidar com as emoções. Por isso, preparamos esse conteúdo exclusivo para você trade, que está iniciando nos negócios. Contudo, leia o conteúdo até o final e veja as nossas dicas.

Vamos lá! 

Como lidar com um “Dia de Loss”? 

Antes de mais nada, mesmo que você já tenha experiência com day trade é importante respeitar o planejamento de risco, aprender a lidar com as emoções mesmo no Dia de Loss. Sendo assim, se você deseja permanecer no ramo como negociante é preciso aprender e aceitar os dias de perdas, e que talvez hoje não tenha sido seu dia, e que amanhã é um novo momento financeiro. 

Então, após aprender que nem todos os dias serão de ganhos, você precisa aprender a desenvolver a resiliência. Assim, é bom saber que o mercado muda o tempo todo, e que vão ter dias em que você pode começar o dia bem e, de repente, tudo muda.

Logo, esse tipo de situação faz parte da profissão, claro que ficamos chateados quando isso ocorre, mas, é a vida de um trade.  Contudo, para um trade conseguir grandes valores leva tempo. Então, depois de um dia de loss, recomeçamos mais focados com o plano de gerenciamento de riscos.

Assim, após uma série de ganhos ou quando queremos recuperar o dia de perdas, as coisas saem do controle novamente. Com isso, muitas das vezes acabamos com quase tudo que conseguimos ganhar em meses. Então, vem a pergunta: como pude deixar isso acontecer? 

O que fazer depois de um dia de loss? 

Após um dia de perdas um trade precisa saber cair e levantar, não só uma, mas, diversas vezes. Assim, serão sempre um dia de loss, e outros de ganhos, e desse modo vamos prosseguindo, aprendendo a lidar com os acertos e erros. O fato é, que ninguém gosta de reconhecer que está errado, não é mesmo? Além disso, os erros vêm acompanhados com prejuízo financeiro, o que deixa qualquer um ainda mais frustrado.  

Então, um trade precisa trabalhar seu lado emocional, antes de realizar qualquer operação é preciso avaliar o lado técnico e emocional. E nunca esquecer do plano de gerenciamento de risco, colocando a quantidade de contratos planejado e respeitando as perdas.

Outra dica é entender que você não pode resolver tudo num único dia, e que amanhã é um novo de negócios e finanças.  Então, na trajetória do day trade acho que nunca vamos parar de aprender. Contudo, somos humanos em constante progresso com os desafios da vida.

Assim, mercado pode parecer um sobe e desce, e sempre vamos estar propício aos erros, por isso é importante manter a calma e agir com o plano de gerenciamento de riscos. 

Conclusão

investimentos Dia de Loss
Fonte: Google

Vimos que o Dia de Loss é sempre um desafio para o Day Trade, e manter a calma e controlar as emoções pode ajudar e manter a sua longevidade nos negócios. Além disso, sempre manter o plano de gerenciamento de riscos pode fazer você obter mais sucesso nas suas transações. 

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida.