Preloader Image 1 Preloader Image 2

Educação financeira para crianças: B3 e gestora lançam série de conteúdos sobre o tema! 

Visando apresentar os vários benefícios sobre Educação financeira para crianças, a B3 e Gestora lançam série sobre investimentos. Confira.

educacao-financeira-para-crianças
Fonte: Google

A recente parceria entre a Investo, uma gestora independente e especializada em ETFs – Exchange Traded Funds, e a B3, a bolsa de valores brasileira, para oferecer uma série de conteúdos gratuitos sobre como planejar o futuro financeiro dos filhos desde o nascimento até o crescimento de cada um.  

Os conteúdos incluem textos, vídeos, revista digital e infográfico, e mostram como os ETFs podem ser uma opção de investimento simples e prática para os pais e mães que querem garantir a segurança e a rentabilidade do dinheiro dos seus filhos. Para acessar esses conteúdos, você precisa fazer um cadastro gratuito no site da B3. Após se cadastrar, você pode escolher os tópicos que mais te interessam e aprender mais sobre educação financeira para o futuro dos seus filhos.  

As ETFs são negociadas na bolsa como se fossem ações, e pretendem replicar o desempenho do índice de referência. Por exemplo, se o Ibovespa sobe 1%, o ETF que segue esse índice também deve subir 1%. Os ETFs são uma forma de diversificar a carteira de investimentos com baixo custo e facilidade. 

A educação financeira infantil é o processo que permite melhorar a compreensão das crianças sobre o dinheiro, o consumo, a poupança e o investimento. Ela ajuda as crianças a desenvolverem hábitos saudáveis em relação às finanças, a planejarem seus objetivos e a tomarem decisões conscientes.   

Livros sobre Educação financeira para crianças que podem ajudar seus filhos

Existem, alguns livros sobre educação financeira infantil que podem te ajudar a ensinar as crianças de forma divertida e educativa, como: o pé de meia mágico, de Álvaro Modernell e Cibele Santos, que conta a história de dois irmãos que têm atitudes diferentes em relação ao dinheiro e aos seus pertences, mostrando as vantagens de guardar parte da mesada e cuidar dos brinquedos e roupas. 

Almanaque Maluquinho – Pra que dinheiro? de Ziraldo que reúne histórias, jogos, piadas e curiosidades sobre o dinheiro e sua história, ensinando conceitos básicos de economia e finanças de forma divertida e criativa. Através do livro, Crise financeira na floresta, de Ana Paula Hornos, que usa a conhecida fábula A cigarra e a formiga para ensinar os pequenos sobre o valor do trabalho, da poupança, do investimento, das dívidas e do consumismo. 

A menina, o cofrinho e a vovó, de Ana Maria Machado, relata a experiência de uma menina que ganha um cofrinho da avó e aprende a guardar dinheiro para realizar seus sonhos. Uma história sobre planejamento e escolhas. Esses são apenas alguns exemplos de livros sobre educação financeira infantil que podem te inspirar. Você pode encontrar mais opções na internet.   

Outras maneiras de ensinar Educação financeira para crianças

educacao-financeira-para-crianças
Fonte: Google

Os pais devem mostrar aos filhos como usam o dinheiro de forma responsável, como economizam, gastam e investem. As crianças aprendem muito observando o comportamento dos adultos. Dar mesada ou semanada, essa opção é válida?, Sim, os pais podem dar uma quantia fixa de dinheiro para os filhos administrarem por um período. Isso ajuda as crianças a aprenderem a fazer escolhas, a planejar seus gastos e a poupar para seus objetivos. 

Converse sobre dinheiro com seus filhos, aproveite as situações do dia a dia para falar sobre dinheiro com os filhos, como nas compras do supermercado, no pagamento das contas, na escolha de um presente, etc. Isso ajuda as crianças a entenderem o valor das coisas e a importância do consumo consciente. 

Usar jogos e aplicativos como, jogos de tabuleiro, cartas, online ou aplicativos que ensinem conceitos financeiros de forma lúdica e divertida. Por exemplo, o jogo Banco Imobiliário, o aplicativo Piggy Bank ou o site Educação Financeira para Crianças. 

Crianças que aprendem como lidar com o dinheiro se tornam adultos mais controlados financeiramente 

As crianças que aprendem a lidar com o dinheiro desde cedo desenvolvem hábitos saudáveis em relação às finanças, como planejar seus objetivos, fazer escolhas conscientes, economizar e investir. Além disso, elas aprendem o valor das coisas e a importância do consumo consciente e da sustentabilidade. 

Vários estudos mostram que a educação financeira na infância tem impactos positivos no futuro das crianças. Por exemplo, uma pesquisa da Universidade de Cambridge revela que os conceitos e hábitos financeiros são formados até os sete anos.  

O SPC Brasil indica que apenas 21% dos brasileiros tiveram educação financeira até os doze anos, e que isso se reflete na alta taxa de endividamento e inadimplência dos adultos. Portanto, ensinar educação financeira para as crianças é uma forma de prepará-las para um futuro melhor, com mais liberdade e responsabilidade financeira, além do incentivo ao empreendedorismo e investimentos. 

Gostou desse conteúdo? Visite o nosso blog e fique por dentro de todas as novidades sobre o mundo das finanças. Memivi. 

Amanda Gonçalves | Graduanda em História pela UFRJ | Redatora e Copywriter com foco em conteúdo estratégico para o setor financeiro, unindo clareza, criatividade e persuasão