Empoderamento feminino; destaques e acontecimentos em 2020.

No ano passado assuntos no que diz respeito ao empoderamento feminino, principalmente na luta por igualdade de gêneros, tiveram avanços, enquanto outros retrocederam. Confira os detalhes.
Anúncios


Fonte: Google

Empoderamento feminino no ano de 2020 foi particularmente desafiador para as mulheres, pode ser devido à forte presença na linha de frente da luta contra a covid-19. Além disso, aumento da incidência de violência doméstica devido ao isolamento social, assim como fato o número de mulheres envolvidas em trabalho informal, além da dupla jornada de conciliar o emprego, afazeres domésticos, cuidar da família e de si própria.

Motivos para desistir não faltam, mas os sinais de grandes mudanças estão cada vez mais fortes, principalmente no mundo pós-pandemia, período que laços de solidariedade entre muitas pessoas, foram fortalecidos, assim como aumentou a rede de apoio às mulheres. Porém o caminho é longo, as dificuldades são diárias na luta por mais igualdade entre homens e mulheres.

Desde sempre as mulheres cuidaram de casa e da família, mas nos últimos tempos muitas continuar fazendo isso mesmo sendo mães solteiras, e durante o pagamento do auxílio emergencial, essas mães foram lembradas. Logo, os recursos foram duplicados e receberam R$ 1.200 ao invés dos R$ 600 que os demais tiveram direito, o que pode ser considerado uma vitória.

Assuntos como o número de mulheres ocupando grandes posições nas empresas, desigualdade de gênero no conselho de administração, assim como necessidade de estudar cuidadosamente as questões difíceis enfrentadas, em especial por mulheres negras, são assuntos sem tanta urgência e importância no Brasil. No entanto, a busca por essa igualdade tem se fortalecido cada vez mais, a tempos que a mulher deixou de ser o sexo frágil, que veio ao mundo apenas para cuidar da casa.

Anúncios


Mulheres na política, empoderamento feminino e outros assuntos relevantes.

As últimas eleições municipais em Londrina revelaram um cenário inédito. Pela primeira vez, foram eleitas sete mulheres para exercer o cargo de vereadoras, outro fato inédito aconteceu também nos Estados Unidos, Kamala Harris foi a primeira vice-presidente mulher do país. Com isso, observamos que as mulheres estão conquistando mais espaço na política, assumindo cargos.

Mas também nas eleições do ano passado, fatos como a tentativa de partidos em burlar o número de candidatas foram o destaque negativo. Logo, alguns partidos inscreveram nomes de mulheres que nunca tiveram envolvimento com a política, e sem autorização, uma farsa que não teve sucesso devido regras mais duras do órgão responsável pela fiscalização.

Porém, existe uma luz no fim deste túnel chamado Brasil, isso por que em 2018 o atual presidente Jair Bolsonaro, surpreendeu a todos os brasileiros quando informou que iria colocar mulheres em sua equipe de transição, o que não surpreendeu foram as críticas.

Anúncios


Anúncios


Dessa forma, junto com insinuações de que não haviam mulheres capacitadas para os cargos. O que mais impressiona é ver atitudes como essas sem conhecer o currículo das indicadas e julgar apenas por serem do sexo feminino.

O que impede uma mulher de ser empoderada.

Fonte: Google

Confira atitudes que impedem qualquer mulher empoderada.

Comparação – Mulheres precisam deixar de fazer comparações com outras pessoas e principalmente acabar com competições que existe neste universo feminino. Exemplo disso nos dias atuais, são as redes sociais, cheias de mulheres com corpos e vidas “perfeitos”, vendendo uma felicidade que não existe, e isso tem resultado no alto índice de depressão, insatisfação com próprio corpo e tristeza.

Perfeccionismo – A busca pela aparência perfeita tem se tornado grande problema entre o público feminino, que pode ser visto nas redes como citamos anteriormente. No entanto, algumas não entendem a importância de serem lembradas pela competência ou qualidades internas, para não serem lembradas apenas pelos rostos e corpos lindos, mas também pelo conteúdo intelectual.

Anúncios


Martirizar – Errar é humano! Essa frase parece ter sido esquecida por algumas mulheres; por isso fusa dos relacionamentos abusivos, que podem ser também no ambiente de trabalho. É preciso acabar com pensamentos como “deu errado por que foi mulher”. Logo, se você mulher errar, não se cobre tanto, não aceitem serem culpadas por erros que não são seus.

Empoderamento feminino; mulheres, fortes e empreendedoras durante a pandemia

É possível que as mulheres tenham sido as mais prejudicadas durante a pandemia, além do alto índice de depressão, muitas estão vivendo momentos terríveis dentro das próprias casas, prova disso é o aumento nos casos de violência doméstica no Brasil. Assim como a responsabilidade em acompanhar os filhos com nas atividades escolares, afina são poucas que podem contar com ajuda dos companheiros.

Dados de uma pesquisa feita pelo Instituto de Economia Aplicada (Ipea) informou que a participação de mulheres com filhos menores de 10 anos no mercado de trabalho caiu uma taxa de 58,3% no segundo trimestre de 2019 para 50,6% no mesmo período em 2020. A falta de creches e redes de apoio para que as mães deixam seus filhos contribui para que muitas fossem demitidas ou abandonassem o emprego.

Anúncios


Pior para as mulheres donas de casa e empreendedoras, no qual boa parte atua na área da beleza que foi bastante prejudicado e muitas mulheres tiveram que inovar para não perder o sustento. Por fim, a luta das mulheres por direitos iguais, igualdade no trabalho, ocupação de grandes posições na política e nas empresas, não deve parar. Principalmente devido as conquistas de diversas mulheres que foram de extrema importância para que o sexo feminino chegasse até aqui.

Anúncios


Gostou do nosso conteúdo sobre o empoderamento feminino? Compartilha com seus amigos, em suas redes sociais e por fim com os seus familiares. Logo em seguida aproveite para ler outros artigos sobre finanças, economia e outros, tudo aqui em nosso blog; planeje, realize e tenha sucesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *