Hoje iremos falar sobre o empréstimo pessoal por cheques. Se você quer ficar por dentro do assunto, nosso post trará à você tudo e mais um pouco.
Ficou curioso para saber mais sobre o empréstimo por cheques? Então leia até o final esse artigo e esclareça suas dúvidas quanto a categoria. Vamos lá!
Segundo o CNDL – Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, cerca de 40% dos brasileiros já acessaram ao empréstimo. Hoje, é uma das opções de crédito mais usada no Brasil, tanto para a categoria pessoal ou consignado. Na maioria dos casos o crédito possui acesso por uma emergência ou para quitar uma dívida.
Nesses casos, por possuir vantagens e até redução em taxas, o empréstimo tem a solução certa quando a opção for aquela que melhor atender o perfil do consumidor. Dessa forma, das várias opções disponíveis no mercado brasileiro encontramos o empréstimo com cheque, e é justamente sobre ele que iremos atribuir esse artigo.
Sobre o empréstimo
O empréstimo é uma linha de crédito financiada por um banco ou financeira. Desse modo, ao liberar o montante exige em garantia uma ordem de pagamento emitida pelo consumidor aderente.
As instituições financeiras utilizam os recursos, valores pagos na contraprestação com o depósito dos cheques, para financiar e custear outros beneficiários. Dessa forma, fazendo o capital das instituições fluir e atender mais clientes. Contudo, a modalidade vem entrando em desuso pela falta do uso no objeto garantidor do pagamento.
Embora, suas taxas sejam mais flexíveis. Atualmente, o consumidor moderno tem optado por usar com mais frequências os serviços financeiros mais práticos e que geram mais segurança no pagamento. O que ocorre no cartão de crédito, por exemplo.
Porém, ainda existem financeiras e bancos, os tradicionais e digitais. Que aplicam e disponibilizam essa modalidade de empréstimo, principalmente para aqueles que dispensam avalista ou fiador.
Quais as vantagens?
Essa modalidade de empréstimo oferta as taxas de juros mais flexíveis e reduzidas. Além disso, o valor consegue a liberação no ato do preenchimento e assinatura da ordem de pagamento. O que ocorre praticamente com a efetiva liberação dos cheques a instituição financeira ou bancos.
Com a agilidade na liberação do valor contratado pelo consumidor – em até 24 horas em conta do promitente. O empréstimo por cheques é a salvação para as situações de emergências. Outro ponto forte é que a comprovação da renda para aquisição do empréstimo são praticamente duas:
- ser titular da conta bancária
- possuir renda compatível com o valor solicitado.
O cheque tem sua utilização como garantia de pagamento, as taxas praticadas conseguem uma relação mais amigável com o cliente.
A modalidade, na qual você faz o preenchimento da ordem de pagamento para a instituição, costuma ter liberação rápida de crédito. E não é preciso comprovar a destinação do valor adquirido.
Por fim, o processo tem garantia pela conta corrente vinculada ao contrato o banco ou instituição financeira. Sendo assim acaba tendo garantias além dos cheques e isso possibilita uma maior abrangência na solicitação.
Como funciona um empréstimo pessoal por cheque?
Ainda no início do artigo você obteve algumas informações de como funciona essa modalidade de crédito.
Contudo, vale a penas ressaltar. Nessa modalidade de empréstimo por cheque a emissão das folhas pré-datadas são a garantia de pagamento. Enfim, na promessa de quitação da dívida ao longo do processo.
Ou seja, diferente das outras modalidades de empréstimos, por exemplo, o penhor que existe um bem como garantia do pagamento da dívida.
O empréstimo pessoal por cheques atribui uma lógica que lembra a antecipação de recebíveis.
Contudo, é bom esclarecer que o que cheque é uma modalidade de pagamento à vista. Por isso, é obrigação do beneficiário possuir saldo na conta para quitação do valor.
Caso contrário a dívida poderá ser protestada – no valor do cheque, e o cliente terá seu nome incluso no cadastro de negativos.
Quais as exigências para contrair o empréstimo pessoal por cheque?
O banco ou financeira deve exigir que você possua conta bancária ativa a pelo menos seis meses. Seja na instituição de emissão do talão de cheques que será a indicada para depósito das folhas promitente.
Como faço para contratar o empréstimo pessoal por cheque?
Para você que deseja contratar um empréstimo pessoal por cheques a primeira coisa a fazer é escolher um banco ou financeira. Dessa forma, portando seus documentos pessoais e:
- RG/CNH;
- CPF;
- Comprovante de endereço;
- Comprovante de renda;
- as folhas ou talão de cheques em número igual as das parcelas do crédito.
Assim, defina com o gerente ou agente os valores a serem pagos em cada cheque promitente. Sendo assim, preencha cada folha e data em acordo com as regras do banco ou financeira.
Por fim, entregue as folhas ao banco ou financeira, assine o contrato e aguarde a liberação direto na conta bancária escolhida por você; seja o contratante ou avalista fiador.
Gostou do artigo? Compartilha com seus amigos, familiares e em suas redes sociais, em seguida, busque uma instituição financeira ou banco para contrair seu empréstimo pessoal por cheques.