Entenda o comportamento das empresas quanto ao tema ESG

Neste artigo, você vai entender o comportamento das empresas quanto ao tema ESG. Saiba mais aqui!
Anúncios


Fonte: Google

Certamente, você deve saber que a sigla ESG tem chamado atenção confirmando a cada dia, que de fato este é um tema importante. Inclusive, o comportamento das empresas quanto ao tema ESG vem mudando a medida que o tempo passa. Sendo assim, em todo o mundo cerca de US$ 35,3 trilhões em ativos seguem sob a administração de fundos que definem as melhores estratégias para estes investimentos. 

Portanto investidor, é preciso estar sempre atento aos critérios que a sigla pede para que, assim, você entenda onde e como investir. Atualmente, existem em mercados variados um número crescente de produtos focados no tema. Neste sentido, existem várias classes de ativos, disponíveis para aplicações.  

No entanto, neste artigo vamos focar no mercado de ações. Hoje, no país são mais de 300 empresas com o capital aberto na B3. Contudo, saber identificar o comportamento quanto ao tema ESG e quais delas estão bem posicionadas com relação ao tema não é uma tarefa fácil. Desse modo, visando ajudar os acionistas neste processo de alocação de recursos, a XP resolveu lançar uma carteira recomendada. 

Assim sendo, visando ajudar os investidores a entender um mais sobre o comportamento de algumas empresas quanto ao tema ESG. A empresa, elaborou uma carteira com cerca de dez nomes, que será atualizada mês a mês. Neste sentido, essa carteira traz uma abordagem qualitativa de seleção das ações neste primeiro momento.  

Desenvolvimento da carteira recomendada  

A seleção da carteira foi elaborada em meio a um ambiente de aproximadamente 71 empresas revestidas diante da perspectiva ESG como ponto de partida. Assim, a XP filtrou o número de empresas que fariam parte da carteira recomendada. Neste sentido, sempre observando as companhias bem posicionadas na perspectiva EGS.  

Portanto, entre as companhias que restaram a assessoria escolheu aquelas que, segundo os analistas possuem a visão fundamentalista positiva sobre o segmento. Desse modo, a XP chegou a dez nomes para fazer parte da carteira recomendada.  

Assim sendo, as empresas que fazem parte da carteira são: Jalles Machado; Orizon; Localiza; Natura&Co. Entre outras empresas! Logo, em relação ao benchmark a XP deverá usar o Índice de Sustentabilidade da B3 como critério para fazer as devidas comparações da performance da carteira ESG. No entanto, mesmo com índice tendo lacunas na metodologia atual, a B3 já anunciou a criação de uma nova metodologia! 

Empresas mais competitivas 

Nos dias atuais, muitos empreendedores procuram adequar os seus negócios aos critérios de ESG. Na prática, isso ocorro devido a questão de consciência ambiental, pois hoje o mercado financeiro segue pressionando boa parte das empresas. Assim, iniciativas do ESG ganham cada vez mais espaço. 

Neste contexto, algumas empresas andam criando fundos para manter os seus compromissos diante das práticas sustentáveis. Além disso, devido a pandemia do novo coronavírus tanto as pessoas como as empresas passaram a enxergar na sustentabilidade um meio para seguir com uma vida normal. Portanto, se preocupar com a saúde do planeta possui um impacto positivo hoje e no futuro! 

Vale ressaltar que, por causa do impacto positivo boa parte das empresas que praticam a sustentabilidade empresarial, devem passar a adotar a energia renovável. Sendo assim, o setor de energia livre vem ganhando destaque. Por isso, o ambiente segue com as empresas negociando fontes renováveis que traz vantagens tanto para as empresas como para o meio ambiente.  

O comportamento das empresas quanto ao tema ESG  

Ainda nesse contexto, com a chegada da pandemia no ano passado o comportamento das empresas quanto ao tema ESG, passou a tomar um rumo diferente. Portanto, ao redor do mundo já existem cerca de US$ 35,3 trilhões em ativos seguem sob a administração de fundos que definem as melhores estratégias desses investimentos. 

Por isso, se você deseja permanecer lucrando com o seu negócio saiba que é fundamental investir neste mercado e sempre estar atento aos critérios que a sigla pede para que, assim, você entenda onde e como investir. Afinal hoje, existem mercados variados um número crescente de produtos focados no tema. Neste sentido, existem várias classes de ativos, disponíveis para aplicações. 

Fonte: Google

Por fim, mas não menos importante os aspectos a ESG seguem um modelo de negócio que representa uma mudança no conceito de relação entre empresa e os seus acionistas. Assim sendo, todas as práticas relacionadas à sustentabilidade podem ser consideradas como estratégia para muitas companhias.

Desse modo, além de investir em sustentabilidade é fundamental entender mais sobre este assunto, pois, tendo em vista a competitividade do setor ter flexibilidade nas negociações e saber onde e quando investir são estratégias fundamentais para ter lucratividade neste novo segmento! 

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida.