No Brasil o que não falta é tabu, e não importa o tipo de seguimento: sexo, religião, criminologia, etnia entre outros, pois são vários. Mas um assunto que deveria ser primordial para qualquer sociedade: falar sobre dinheiro, no país, é um tabu. Por isso, uma parte da população está endividada. E não por menos, mas levadas ao silêncio, famílias inteiras se recusam a comentar sobre o assunto. Sendo assim, o assunto: falar de dinheiro é tabu no Brasil.
Entretanto, talvez ignorar o assunto não seja apenas desinteresse, na maioria das vezes é falta de conhecimento. Ou seja, um país gigante como é o Brasil, há décadas, não se incluí no currículo escolar qualquer disciplina financeira. Apenas a matemática, que trata de números, contudo, não discute a saúde financeira ou as finanças do cotidiano.
Assim, recentemente, o Governo Federal junto ao BCB – Banco Central do Brasil, incluiu uma disciplina que fala sobre o assunto.
No entanto, até o momento, os brasileiros formados – adultos, em sua maioria nunca ouviram falar sobre finanças na escola. Portanto, o cenário atual demonstra que, a falta de conhecimento em torno do tema: falar de dinheiro é tabu, mais presente.
Sendo assim, o Banco BV, em pesquisa recente, trouxe dados que enfatizam esta afirmativa. Sobretudo, preocupa as instituições, já que revela o descaso dos brasileiros com algo tão importante.
Logo, para tornar nossos leitores ainda mais incluídos no universo financeiro, trouxemos esses dados e artigos para quebramos os paradigmas.
Vamos juntos!
Falar de dinheiro é tabu entre brasileiros
São os dados trazidos pela pesquisa divulgada pelo Banco BV, segundo a empresa: 18% brasileiro não falam sobre dinheiro com ninguém. Ou seja, evitam comentar sobre o assunto com cônjuge, filhos, pais ou amigos. Assim, 54% dos brasileiros acham delicado comentar sobre o assunto. Desse modo, podemos concluir que, falar sobre ganhos ou perdas de valores, no país, é tratado como um “segredo”.
Dessa forma, falar de dinheiro é tabu na sociedade, algo “escondido”, que ninguém se preocupa em trazer para roda de bate-papo dos finais de semana. Seja porque, faltou dinheiro ou sobrou.
Ainda, segundo a pesquisa, alguns brasileiros assumem que gostariam de falar mais sobre o assunto (58% dos entrevistados). No entanto, outra parcela dos entrevistados (55%) diz que conhecer a experiência de outras pessoas poderia ajudar a superar as dificuldades financeiras.
Nesse rumo, a pesquisa demonstra o interesse da população em discutir sobre o assunto. Embora, admitam não querer trazer a público os desafios ou deslizes da saúde financeira. Portanto, como falar sobre o assunto sem expor suas finanças?
Quebrando o tabu e falando sobre o assunto
Falar de dinheiro é tabu, porém, como tratar o assunto e falar sobre ele sem expor suas finanças? Via de regra, ninguém precisa expor seu salário ou desafios (crise) financeiros. Afinal, falar de dinheiro pode ser mais simples e menos exposto do que você imagina.
Por exemplo: Já imaginou se os investidores tivessem que demonstrar seus ganhos sempre? Apesar de ser algo vantajoso, já que eles pretendem atrair investimentos, seria desastroso mostrar o quanto eles perdem um movimento de bolsa. Por isso, discutir com amigos, familiares e outros, sobre finanças não envolve apontar suas dificuldades ou valor salarial.
Assim, você pode incluir o assunto no seu dia a dia, por exemplo: falar sobre um plano de viagem com os amigos. Ainda, elaborar planejamento financeiro com seus filhos, para comprar de um objeto ou projeto. Logo, imagine o seguinte: na hora de comprar o material escolar dos filhos, eles vão optar pelos mais atraentes. Contudo, não é preciso criar um arsenal de informações, basta explicar quanto se tem no orçamento para gastar e ainda o quão necessário é o objeto.
Conclusão
Desse modo, os pequenos e adolescentes, vão criando o hábito de validar as compras de acordo com o orçamento e importância do material. Entretanto, se falar de dinheiro é tabu! Como conversar sobre o assunto com os amigos? Simples. Converse sobre dicas do dia a dia, não pense que conversar sobre dinheiro é debater sobre investimentos ou dificuldades financeiras. Este tipo de pensamento está equivocado!
Afinal, começar falando sobre dicas simples, contribui e muito para ajudar outras pessoas. Por exemplo, sabe aquela dica de como aproveitar as promoções de determinada marca ou mercado? Pode ajudar seu amigo na hora de fazer compras, talvez ele não conheça estas dicas. Por fim, regras simples e básicas que te ajudam na economia devem ser passadas adiante. Afinal, todos nós precisamos de informação para vivermos melhor.
Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida.