Se você quer ingressar no mercado financeiro brasileiro antes de mais nada deverá conhecer as principais tendências e as características do setor de finanças. Dentre as tendências mais novas criadas recentemente está o Índice de Carbono Eficiente-ICO2 0 que vem chamando atenção entre muitos acionistas do mercado. Pois, ICO2 representa a atual preocupação com a sustentabilidade do meio ambiente.
Elaborado pela B3, bolsa de valores brasileira visando avaliar e indicar as ações das empresas que estão comprometidas com a sustentabilidade do planeta. Boa parte das empresas do mundo inteiro, estão comprometidas com projetos ambientais relevantes. Assim, essas empresas começam a chamar atenção de muitos investidores.
Portanto, se você está pensando em começar a investir ou se já faz aplicações e se preocupa com o futuro do nosso planeta. Precisa de fato conhecer o Índice de Carbono Eficiente-ICO2, para poder tomar decisões mais sábias com relação aos seus primeiro ou futuros investimentos.
Além do Índice de Carbono Eficiente-ICO2, nesse artigo você saberá quais são os critérios que atendem a sigla ESG e o termo funciona. Pois, o ESG é usado como um selo para os papéis de empresas que possuem projetos ou estão comprometidas com causas ambientais.
O interesse do mercado pelas companhias que têm os seus projetos socioambientais, vem crescendo a cada dia mais.
Qual a composição do ICO2 e como ele funciona?
Apesar de ter sido criado para avaliar a rentabilidade das ações, a função mais importante do Índice de Carbono Eficiente-ICO2 é verificar as semelhanças entre os níveis de sustentabilidade que cada companhia possui. Desse modo, para que a ação possa fazer parte do ICO20, é necessário que a ação tenha credibilidade no setor de capitais nacional!
Contudo, ter credibilidade não quer dizer que a ação possa estar na lista, pois, para fazer parte das empresas avaliadas pelo Índice é preciso adotar iniciativas de sustentabilidade!
Portanto, os critérios para compor o Índice de Carbono Eficiente-ICO2 são estes: ter adotado formalmente à iniciativa do Índice de Carbono; estar ativo na carteira do IBrX 100 e informar os dados do inventário anual da emissão de gases conforme o nível estabelecido e prazo definido pela B3.
O termo sustentabilidade, nos dias atuais está segue sendo um assunto recorrente em vários âmbitos da nossa sociedade. Logo, vale a pena conhecer todos os assuntos relacionados a sustentabilidade do planeta. Pois, essa temática pode ser ainda mais importante nos anos a seguir!
Sigla ESG
O Índice de Carbono Eficiente-ICO2 não é o único procedimento no setor financeiro com o objetivo de destacar e incentivar mais empresas a se comprometerem com projetos de sustentabilidade. Como já mencionei, o conceito geral da sigla ESG que significa meio ambiente, social e governança. O ESG possui critérios específicos para identificar aplicações sustentáveis ou verdes.
Os critérios do ESG podem ser utilizados como base para vários Índices, aplicações em papéis e investimentos em fundos ou renda fixa. Portanto, existem várias possibilidades para os acionistas que buscam aplicações com viés sustentáveis. Hoje, as empresas que atendem aos critérios do ESG viram as suas ações com uma valorização nunca antes vista!
Portanto, para poder investir no Índice de Carbono Eficiente-ICO2 é fundamental saber que ele analisa as ações comprometidas com projetos de sustentabilidade. Por ser uma carteira teórica, o ICO2 possui ações. Logo para investir será necessário adquirir papéis individualmente, baseadas na carteira teórica do Índice. Uma alternativa simples e prática é conhecer os fundos de Índice ou os ETFs!
Índice de Carbono Eficiente-ICO2
Agora que você já sabe mais sobre o termo ESG! É preciso entender a importância do Índice de Carbono Eficiente-ICO2 – que foi criado para incentivar as empresas comprometidas com projetos de sustentabilidade. Pois, o indicador ICO2 avalia o desempenho das empresas que possuem ativos com os critérios da sigla ESG.
Por ser um indicador importante, visto que, nos dias atuais o desenvolvimento sustentável se tornou um atrativo para as empresas. Justamente, pelo fato de que as ações das companhias que se importam e investem na sustentabilidade do meio ambiente passaram a ter destaque principalmente na B3.
Por fim, vale a pena prestar atenção no indicador ICO2 porque ele está ligado aos critérios do termo ESG. Portanto, se você ficou interessado poderá se apresentar a ele através de uma ETF. Contudo, lembre-se que existem riscos, pois se trata da renda variável. Como mencionei anteriormente para poder investir no ICO2 é importante entender ele, costuma analisar as ações comprometidas com projetos de sustentabilidade!
Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida.