Preloader Image 1 Preloader Image 2

Índice de Small Caps: conheça esse indicador!

Hoje, existem vários indicadores criados para analisar o desempenho de alguns conjuntos de ativos e o Índice de Small Caps é um deles. Fique por dentro!

Índice de Small Caps
Fonte: Google

Certamente você já deve ter ouviu falar de indicadores que medem o desempenho dos conjuntos de ativos existentes no setor financeiro. Mas, afinal, você sabe o que é o Índice de small caps? Nesse artigo, você vai saber mais sobre esse indicador relevante no universo das finanças. O Índice analisa o desempenho de um tipo específico de aplicações da bolsa.

Contudo, vale a pena conhecer o Índice para usá-lo na diversificação da sua carteira. Mas antes de diversificar a sua carteira, é importante você entender que as small caps são ações de companhias que possuem menor valor de mercado na B3, que é a bolsa de valores mais prestigiada do país.

Embora tenham um valor de mercado mais baixo, elas podem apresentar um potencial de crescimento e rentabilidade na sua carteira de investimentos. 

Nesse sentido, entre os exemplos mais conhecidos do Índice de small caps está o desempenho positivo das ações do Magazine Luiza- MGLU3 – companhia do setor varejista de eletrônicos, móveis entre outros produtos.

Em aproximadamente três anos as ações da empresa apresentaram um crescimento de 18.000%.  Assim, as ações da empresa da empresa do setor de varejo deixaram de ser avaliadas pelo Índice de Small Caps.

Passando a ser consideradas como ações blue chip – o termo se refere aos papéis que passaram a apresentar mais liquidez na B3. Portanto, acabam chamando atenção dos investidores. O nome dado as estas ações tem origem no jogo de pôquer, onde as fichas azuis são mais valiosas que as outras.  

Saiba mais a seguir.

Composição  

Nesse sentido, as chamadas ações small caps são selecionadas para que possam estar listadas no índice. Primeiramente, para poder ingressar na lista do índice de small caps é necessário que os papéis da empresa estejam fora da lista das companhias que possuem representam cerca de 85% de mercado de todas as empresas que estão listadas na B3. 

Como mencionei anteriormente, apesar de terem um valor de mercado mais baixo do que os outros indicadores, as Small Caps podem apresentar um potencial de crescimento e rentabilidade na sua carteira de investimentos. e bem fácil entender o porquê! 

De mais a mais, para fazer parte da lista das small caps é necessário: estar entre os 15% dos papéis menos negociadas na B3; ter papéis negociados a partir de R$ 1; ter participado de pelo menos 95% dos pregões de três carteiras anteriores.

Dentre as empresas que estão na lista do índice estão o banco BMG: de setor bancário; Camil: do setor de alimentos; Cielo: do setor de serviços financeiros entre outras empresas brasileiras! 

Desempenho histórico 

Após conhecer os seus critérios e algumas empresas que estão listadas no Índice de Small Caps, vamos saber sobre o seu desempenho na história da bolsa de valores. No ano passado, as small caps chegaram à máxima de 3.200 pontos com a chegada da pandemia passou a apresentar quedas, mas se recuperou rapidamente. 

Assim como, outros índices ele passa por oscilação, afinal, estamos lidando com o universo das finanças onde nada é permanente. Então, se você está começando a investir deverá se acostumar as constantes mudanças do mercado. Vale ressaltar ainda que, a variação média do índice entre os anos de 2006 à 2017 foi de aproximadamente 9%, diferente do Ibovespa onde conquistou apenas 5,6%. 

Porém, isso não quer dizer que o desempenho positivo ou negativo se repetirá. Do mesmo modo, que os retornos sempre terão o resultado acima do Ibovespa. Vale ressaltar que, as companhias oferecem riscos maiores, apesar de apresentarem um potencial elevado de retorno nos lucros. Sendo assim, é importante informar que como outros índices não será possível investir diretamente nas small caps, pois se trata de uma carteira teórica.  

Mais sobre o Índice de Small Caps 

Índice de Small Caps
Fonte: Google

Certamente, você já deve ter intendido o que é, assim como, funciona o Índice de Small Caps! Sendo assim, para poder investir você deverá considerar que esse é um indicador que possui uma carteira teórica. Contudo, será possível expor a sua carteira de investimentos ao indicador pelo menos indiretamente.  

Nesse cenário, dentre as possibilidades está a alocação de recursos individuais, porém, a alocação deverá atender a proporção do Índice de Small Caps. Entretanto, a aplicação exige uma quantidade grande de ativos, isso quer dizer, que se você está começando a investir agora. Expor a sua carteira seria um risco, portanto, atente-se aos investimentos menores, por hora! 

Nesse sentido, uma alternativa que pode tornar possível o investimento de pequenos acionistas seria o investimento, através dos ETFs. É fácil entender essa saída, pois, um ETF costuma replicar os resultados do indicador. Desse modo, a rentabilidade é maior essas alternativas se adaptam aos perfis mais variados de investidores. Por isso, antes mesmo de conhecer novos indicadores e como eles funcionam é necessário saber qual é o seu tipo de investidor! 

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida. 

Copywriter / Redatora publicitária Especialista em Economia, Investimentos e finanças. Sua maior paixão é contribuir com o crescimento pessoal e financeiro das pessoas!