Se você investe, certamente sabe que todos os indicadores financeiros acabam refletindo de forma mais rápida e resumida o comportamento do mercado financeiro, não é mesmo? Bem, para quem deseja investir no mercado internacional além de usar esses indicadores. Se faz necessário saber como Índice Dow Jones funciona além do mercado financeiro internacional.
Apesar de funcionar de maneira semelhante ao mercado brasileiro; o mercado assim como as bolsas internacionais possuem as suas diferenças. A bolsa americana costuma atrair muitos investidores ao redor do mundo, pois, a economia americana é uma das mais importantes do mundo.
Além disso, as decisões do banco central americano acabam ditando algumas regras usadas na economia mundial. Por isso, antes de começar a investir além de estudar as ações que você deseja investir. Será necessário analisar e entender os movimentos usados durante os pregões, pois, ao entender como a bolsa funciona.
Usar os indicadores ficará ainda mais fácil
Além da experiência em relação ao mercado internacional. Ou seja, entender como o índice Dow Jones funciona será fundamental para quem deseja ingressar no mercado internacional. Além de poder diversificar a sua carteira de investimentos, quanto mais conhecimento o investidor adquirir maior será a sua credibilidade e segurança na hora de investir. Vale lembrar que a bolsa americana engloba todos os setores da economia, com exceção das áreas de serviços e transportes de utilidade pública.
Então, além de saber como o índice Dow Jones funciona o investidor deve saber como os demais indicadores funcionam para poder investir com segurança. Apesar de ser composto por empreendimentos do segmento da tecnologia, o índice não conta com uma metodologia específica para seleção das companhias que fazem parte dele. Entenda!
Índice Dow Jones para o mercado financeiro
A bolsa americana tem mais de 100 anos, devido a sua importância para a economia mundial o índice permanece entre os benchmarks mais acompanhados no mercado financeiro internacional, inclusive por investidores que não investem no mercado internacional.
Afinal, como mencionei as decisões tomadas pelo Federal Reserve refletem em todas as bolsas do mundo. Como o Dow Jones, além de refletirem no mundo, por esse motivo, algumas das regras usadas na bolsa são adotadas como referência pelo mercado.
O índice é importante quando se trata de aplicações em ações, pois, auxilia na compreensão do mercado. Nesse contexto, o indicador oferece uma análise de cenário atual com base em estudos sobre o desempenho da economia mundial. Portanto, são fatores muito importantes para os acionistas, pois, é necessário acompanhar os pregões e demais decisões.
Como investir no índice?
Para quem deseja investir no mercado internacional, será necessário entender como o mercado funciona. Além de preparar a sua carteira de investimentos para essa mudança, traçar novas estratégias também será necessário. Pois, você vai expor o seu capital às condições de mais de um mercado, portanto, será preciso proteger a sua carteira de todas as volatilidades do cenário brasileiro e internacional.
Nesse contexto, as aplicações em bolsas norte-americanas permitem explorações de condições das economias mais importantes do mundo. Ou seja, será necessário estudar as principais economias mundiais e consequentemente diversificar ainda mais a sua carteira que passará a ser internacional.
Vale ressaltar que as estratégias traçadas devem estar alinhadas com as situações de mais de uma economia. Além disso, ao ingressar para o mercado internacional será possível fazer aportes diretamente em bolsas norte-americanas. Portanto, antes de começar a investir no mercado internacional você deve saber qual é o seu perfil como investidor. Vale lembrar ainda que será necessário abrir uma conta internacional.
O índice Dow Jones
Fundado em 1896, no EUA, o Índice Dow Jones Industrial Average é considerado pela economia mundial uma das bolsas mais antigas do mundo. No decorrer dos seus primeiros 30 anos, o indicador era composto por papéis de 12 a 20 companhias. Após o seu primeiro período de crise financeira devido aos conflitos políticos da Europa, a bolsa possou a contar com 30 empresas norte-americanas.
Vale lembrar que em meio a queda das bolsas mundiais de 1929, conhecida como a grande recessão. A bolsa recuou cerca de 90%, retomando o seu crescimento após mais um período de crise política. Então, o seu crescimento foi estimulado pela economia norte-americana que entrou em um período de expansão.
Por este e demais motivos, o índice acaba reforçando a ideia de que o investimento em papéis pode ser uma excelente alternativa de retorno a longo prazo. Portanto, para quem deseja investir no mercado internacional começar pelo Dow Jones, pode ser uma boa ideia.