Desde que a reunião de política monetária do banco central americano, o Federal Reserve foi anunciado, muitos investidores estão atentos aos índices de Wall Street. Pois, de acordo com economistas após o resultado dessa reunião será necessário avaliar o impacto da inflação. Em relação as ações e a moeda americana que deverá aumentar, segundo projeções dos economistas!
Ainda nesse sentido, na última semana índice Down Jones Industrial Average teve um aumento de aproximadamente 0,16 pontos percentuais. Além desse índice, o S&P 500 avançou 0,10 a 3.965,72 pontos percentuais. Vale ressaltar que na mesma semana, a Nasdaq Composite ganhou cerca de 0,03 a 11.837,96 pontos percentuais.
Vale ressaltar a importância dos índices de Wall Street, principalmente, se o seu foco em relação aos investimentos for aplicar o seu dinheiro em ações de empresas americanas. Na última sessão da bolsa no mês de julho, algumas ações importantes encerraram o primeiro semestre. Com forte desvalorização, após mais um aperto monetário realizado pelo FED.
Além disso, os índices de Wall Street bem como outros índices importantes, pois, as decisões do Federal Reserve costumam atingir diretamente as bolsas do mundo. Vale lembrar que, o receio de uma possível recessão voltou a ser pauta entre os assuntos mais comentados entre os investidores. Confira mais a seguir!
De olho na recessão
Que o mercado mundial está preocupado com a recessão, não é novidade para ninguém; porém os gastos com o consumo estão preocupando alguns economistas americanos. Segundo os dados divulgados pelo Departamento do Comércio norte-americano, os custos reais apresentaram uma queda de aproximadamente –0,4% no primeiro semestre. No entanto, essa queda já era prevista pelos economistas.
Já a leitura realizada no mês de abril desse ano revelou um nível menor em relação ao crescimento de 0,7 pontos percentuais para cerca de 0,3 pontos. Portanto, de acordo com essa revisão os economistas afirmaram que o setor de consumo não é resiliente como se imaginava. Vale ressaltar que, o Produto Interno Bruto – PIB americano revelou uma estimativa de recuo em 1%.
Isso quer dizer, que se as estimativas se consolidarem segundo prognóstico dos economistas norte-americanos, a economia do país poderá entrar em recessão técnica. Já entre os índices setoriais, apenas um chegou a registrar aumento acumulado no primeiro semestre de 2022. Esse setor é o de energia, que obteve ganhos de 29,21 pontos. Essa é uma das vantagens relacionada a rentabilidade de algumas ações na bolsa!
Demais setores
Diante desse cenário, no setor de combustível as ações da Exxon Mobil apresentaram uma valorização de aproximadamente 39,36 pontos percentuais. Ainda nesse sentido, as ações da Chevron avançaram cerca de 23,37% no pregão da última semana. Contudo, apesar desses índices o petróleo sofreu uma queda de 1 ponto percentual. Vale lembrar que, esse cenário de crise no EUA atinge praticamente todas as bolsas, por exemplo a Ibovespa. Desde o início de 2022 que a bolsa acumulou um resultado negativo.
Portanto, muitos investidores seguem atentos e ansiosos pela decisão que será tomada na reunião do Federal Reserve. Nesse contexto, o termo bull market vem sendo utilizado pelos investidores; essa expressão é usada para definir os momentos de queda na bolsa. Porém, esse termo só é utilizado quando as ações estão em constante queda!
De acordo com alguns economistas, é correto afirmar que certos índices estão na zona de bear market. Diante de quedas maiores de 20% que podem facilmente ocorrer, esse fato está acontecendo com o S&P 500. Índice de papéis das empresas americanas mais importantes que estão listadas na bolsa, recentemente, esse índice sofreu uma queda de 3,8 pontos. Acumulando, portanto, uma desvalorização de 21,8 pontos percentuais desde o mês de janeiro desse ano!
Índices de Wall Street
Como mencionei nesse artigo, na última semana o índice Down Jones Industrial Average teve um aumento de aproximadamente 0,16 pontos percentuais. Além desse índice, o S&P 500 avançou 0,10 a 3.965,72 pontos percentuais. Ainda nesse cenário, na mesma semana, a Nasdaq Composite ganhou cerca de 0,03 a 11.837,96 %. sendo esses um dos índices de Wall Street mais importantes da bolsa, atualmente!
Além disso, a desvalorização expressiva desses índices pode ter sido causada por diferentes fatores. O que acaba contribuindo com o receio de muitos investidores, que passaram a investir com mais cuidado do que o normal. Hoje, os mercados estão atentos as mudanças com relação as taxas de juros do dólar.
Por fim, ainda segundo alguns economistas os mercados esperam atentamento um ajuste de aproximadamente 0,5%. Além disso, mercado mundial está preocupado com a recessão, porém os gastos com o consumo seguem aumentando. Segundo os dados divulgados pelo Departamento do Comércio norte-americano, os custos reais apresentaram uma queda de aproximadamente –0,4% no primeiro semestre!
Gostou desse conteúdo? Compartilhe com os seus amigos e familiares, depois volte para ficar por dentro das novidades relacionadas ao universo das finanças! Memivi.