Aprenda a investir para gerar renda na aposentadoria!

Neste artigo, vamos apresentar as melhores opções para você gerar renda na aposentadoria. Fique por dentro!
Anúncios


gerar renda na aposentadoria
Fonte: Google

Se você está procurando por opções para gerar renda na aposentadoria, está no artigo certo! Aposentadoria vem com uma série de responsabilidades, por isso, ter uma reserva financeira é relevante em especial para manter a qualidade de vida, ou seja, você precisa conseguir manter as suas finanças depois da aposentadoria.

Atualmente, cerca de 95% dos brasileiros aposentados possuem dívidas ou são dependentes financeiros do Governo. Portanto, se você não gosta de correr riscos, precisa planejar cautelosamente a sua aposentadoria a partir de agora. Sendo assim, o primeiro passo e também o mais importante, é aprender a elaborar um bom planejamento e revisar as suas finanças.

Desse modo, será mais fácil saber como gerar renda na aposentadoria e utilizar essa renda para dar conta de todas as despesas do mês e ainda ter uma graninha extra para investir. Sendo assim, após revisar as suas finanças, é necessário fazer uma projeção do seu fluxo financeiro, pois, é fundamental ter uma quantia que possa durar pelo menos seis meses de gastos em renda fixa para imprevistos que possam ocorrer em determinados momentos.

Pode parecer um pouco complexo, mas, gerar renda na aposentadoria é muito mais fácil do que você imagina! Após revisar o orçamento e organizar as suas despesas, receitas, pagamento de impostos e ganhos futuros. O passo a seguir é escolher dois caminhos, o primeiro é: regular os seus gastos para poder arcar com imprevistos recorrendo à renda atual. Na segunda opção: você poderá utilizar uma renda de investimentos para completar o orçamento atual, criando uma carteira diversificada que tenha pouca oscilação.

Aprendendo a aplicar

Primeiramente, é preciso entender que uma carteira diversificada pode evitar que a rentabilidade das suas finanças fique exposta a riscos. Além de ajudar na construção de um patrimônio a longo prazo, ou seja, a carteira diversificada pode ser uma boa opção para a sua aposentadoria.

Vale ressaltar que, nos fundos de investimento é possível fazer diversificações, controlando as oscilações. Hoje, as carteiras de fundos de previdência permitem diversificações ela ajudará a preservar o seu capital, garantindo a possibilidade de pagamento das contas no futuro.

Porém, nem todo investidor se encaixa neste perfil, por isso, para determinar qual será melhor carteira para você, é fundamental fazer o teste de análise do seu perfil de risco, esta análise pode ser feita no seu banco, gestora ou corretora. O objetivo do teste é definir o quanto de risco ou oscilação as suas finanças são capazes de tolerar, segundo a sua realidade atual, prazo de investimento e idade.

Opções de renda fixa

Atualmente, existem muitas opções de investimento de renda fixa, porém, para investir será preciso limitar pelo menos 15% do seu orçamento para investimento mais arriscados. Nos fundos de renda fixa, a rentabilidade é pós-fixada, contudo, esses fundos também possuem carteiras de ações prefixadas, podendo ser utilizadas quando houver queda de juros.

O risco existente neste fundo, dependerá da alocação da carteira de aplicações, entre títulos públicos ou federais, existem também os títulos derivados e privados. Vale ressaltar ainda que, utilizar derivados não significa um risco maior.

O investidor também pode adquirir diretamente no mercado financeiro, os títulos mais comuns que estão disponíveis para aquisição direta, como os CDBs de instituições financeiras que podem ser pós-fixadas e prefixadas. Muitos CDBs oferecem liquidez diária, porém, existem outros onde o resgate só é possível no vencimento.

Gerar renda na aposentadoria

gerar renda na aposentadoria
Fonte: Google

Como você pode perceber, existem muitas opções para gerar renda na aposentadoria atualmente. Portanto, antes de escolher é preciso traçar o seu perfil de investidor para saber um pouco mais sobre a sua área de atuação, mesmo com a crise econômica, é possível fazer investimentos com rendimentos altos seja a curto ou longo prazo e gerar renda na aposentadoria.

Mas antes, entender como funcionam as suas finanças é a melhor e mais inteligente estratégia para cuidar do seu futuro, não se engane! planejar a aposentadoria pode parecer um exagero agora. Contudo, alcançar a aposentadoria com uma boa reserva financeira será a sua melhor escolha.

Entenda que as suas escolhas, a partir de agora vão definir a qualidade de vida que você terá no futuro, em um cenário de aumento na expectativa de vida é fundamental planejar desde cedo maneiras de complementar as suas finanças, é necessário entender que a aposentadoria serve para desfrutar tudo que a vida tem para oferecer, porém, para você poder desfrutar desta fase, elaborar um bom planejamento é fundamental, pois, boa parte da população não costuma se preparar para este momento.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida.