O mercado financeiro engloba vários ativos negociados na bolsa de valores, além disso, para você que está começando a investir ou está estudando a possibilidade de entrar para o mundo dos investimentos. É necessário saber a importância do mercado de ações, hoje, existem cerca de 4,6 milhões de investidores em renda variável, de acordo com analistas da B3.
Por outro lado, os investimentos em renda fixa atingiram uma marca de 12,6 milhões entre os anos de 2021 e 2022. Entre as causas de maior investimento em renda fixa do que em renda variável, segundo os analistas do mercado é falta de informação sobre educação financeira. Nesse sentido, ainda de acordo com os analistas de mercado apesar do interesse em educação financeira ter aumentado bastante no país.
Boa parte dos brasileiros que investem ainda não possuem conhecimento suficiente, por isso, acabam investindo mais em renda fixa. Por essa razão é necessário saber como funciona e a importância do mercado de ações. Pois além de lucrar com investimentos, o acionista pode fazer o seu dinheiro trabalhar para você, mas, para que isso ocorra é necessário aprofundar os seus conhecimentos em educação financeira.
Além de saber a real importância do mercado de ações é precisa entender a bolsa de valores funciona na prática. Por ser complicado, não é? Mas com o devido entendimento e as transações adequadas, certamente o investidor poderá fazer bons investimentos. Além de poder expandir a sua carteira basta saber como e quando é o momento ideal para investir. Saiba mais aqui.
Bolsa de valores
A bolsa de valores consiste em um mercado regulamentado onde compras e vendas de ações são negociadas. Sendo assim, dentre os instrumentos negociados você poderá encontrar cotas de valores imobiliários, ações de várias empresas e grupos nacionais e internacionais. Além dos fundos de investimento e derivativos – que englobam a classe de renda variável.
Ou seja, na bolsa de valores tanto os compradores como vendedores de ativos imobiliários, por exemplo, costumam negociar as suas ações. O que podemos chamar também de especulação de valores, essas transações são regulamentadas pelo banco central.
Portanto para você que está começando a investir, saber como esse ambiente funciona, é fundamental. Especialmente as questões que variam segundo cada país. Sim, cada país possui a sua própria regulamentação devido às características da economia do país e das condições do mercado. Entretanto existem pontos semelhantes como o registro das operações realizadas que passam por um critério de aprovação semelhante em todas as bolsas de valores, entre outras semelhanças.
Outros conceitos importantes sobre mercado de ações.
As empresas de capital aberto, esse termo costuma ser usado para qualificar as empresas que comercializam os seus papéis na bolsa. Estas empresas devem seguir diversas regras sem as quais não podem negociar as suas ações. Como, por exemplo: ter permissão da CVM que fiscaliza o mercado de calores mobiliários, para que possam negociar as suas ações.
Além disso, as empresas de capital aberto devem emitir os seus próprios papéis. Qualquer acionista que adquire ações de uma empresa de capital aberto, passa a fazer parte dela. Ou seja, passa a ser sócio e, portanto, deverá receber proventos. Esse tipo de remuneração, pode ser realizado em forma de dividendos ou juros sobre capital próprio.
Contudo, a diferença entre as suas modalidades de pagamento está relacionada a declaração do Imposto de Renda – IR. Nesse sentido, no caso do recebimento de dividendos, por exemplo o acionista fica isento da cobrança desse imposto. Pois, o tributo será pago pela empresa, visto que essas quantias serão lançadas na contabilidade da companhia como lucro.
Já os juros de capital próprio demanda o pagamento do Imposto de Renda, afinal, a quantia será contabilizada pela companhia em forma de despesa. Isso significa que a isenção será para a empresa. Assim sendo, os proventos – quaisquer que sejam – podem ser classificados como uma boa maneira de obter renda passiva.
A importância do mercado de ações
Agora que você já entendeu a importância do mercado de ações, vale lembrar que o mercado de ações é divido como primário e secundário. Nesse sentido, existe o mercado balcão apesar de não ser muito conhecido – trata-se de um ambiente de negociações outros tipos de ativos e ações. Diferente da bolsa, esse mercado oferece uma flexibilidade maior em suas transações, pois, são menos rigorosos.
Porém, esse mercado pode ser entendido como menos transparente e menos regulamentado, podendo ser visto como uma alternativa para companhias que ficaram de fora da bolsa devido ao alto custo de listagem. Além disso, as negociações realizadas nesse mercado não precisam ser anunciadas, pois, não há necessidade dos outros investidores tomarem conhecimento das condições da transação.
Apesar dessas diferenças, o mercado segue a mesma estrutura da bolsa de valores internacionais. Assim, se você quiser investir no exterior já sabe como esse mercado funciona. Por fim, o mercado de ações é composto por três agentes que são: os reguladores, negociadores e investidores. Nesse sentido, antes de investir estudar mais sobre educação financeira pode te ajudar a fazer aplicações mais seguras e rentáveis.