A inovação no mercado financeiro da atualidade

A inovação faz parte do nosso dia a dia, e no mercado financeiro não tem sido diferente. Por isso falaremos de inovações nos bancos digitais, inovação inclusiva e muito mais
Anúncios


inovação no mercado
Fonte: Google

A maioria dos jovens ficam ansiosos pela chegada dos 18 anos. Assim, acreditam que com a maioridade vão ter mais liberdade, serão donos do rumo da própria vida. De fato, as coisas mudam e a primeira será nas finanças. Afinal depois de certa idade todas as pessoas se interagem com setor financeiro. Assim, de alguma forma o dinheiro, cartão de crédito, contas bancárias, investimentos, crédito e outros, estarão sempre presentes na vida das pessoas.

Falar em finanças quase sempre representou ter mais lucro, mas o mercado está mudando devido a tecnologia, bem como a digitalização. Então, empresas que inovam trazendo serviços e produtos de qualidade a preço justo têm ganhado cada vez mais espaço no mercado.

Assim, podemos citar os bancos digitais como um dos principais inovadores no mercado financeiro nos últimos anos. Afinal, disponibilizam ótimos serviços, a maior parte totalmente grátis tornando o cotidiano das pessoas mais simples possível.

As empresas de forma geral estão mudando suas culturas. Logo, o mercado competitivo tem forçado gestores e todos envolvidos entender cada vez mais a importância da inovação. Além disso, a tecnologia de alto nível, os serviços de dados e outros recursos estão disponíveis para grandes e pequenas empresas; assim como para o empreendedor que está começando algum negócio. Então, essa disponibilidade possibilita  o crescimento de qualquer organização.

No entanto, assim como na vida pessoal, as empresas também precisam ter propósitos. Como por exemplo o Nubank, que tem foco principal excelência no atendimento. E isso envolve todas as áreas da empresa para oferecer o melhor para os clientes.

Ainda mais no que diz respeito a decisões que envolvem custos, onde quase sempre o cliente tem mais prejuízo. Logo, o Nubank se preocupa desde o desenvolvimento de produtos até o atendimento.

Tudo sobre inovação no mercado financeiro

O especialista e pesquisador Efosa Ojomo, defende a ideia que inovação é a ferramenta pelo qual são criados valores a sociedade. Essa pode ser na melhoria de produtos, dando mais eficiência a vários processos e disruptivas. E segundo o pesquisador são fundamentais para obter prosperidade econômica, ou seja, criando novos mercados e incluindo novos consumidores.

Para exemplificar a maneira que as corporações podem conseguir essas inovações, o pesquisador cita o Nubank, como inclusão de novos consumidores. Comparando inclusive com as origens do Bank of America. No evento HSM Expo NOW,  Efosa é um dos palestrantes que abordou pontos como a relação entre desenvolvimento econômico e inovação. Assim como, os países e empresas podem ser mais prósperos e combater a desigualdade através de inovação inclusiva.

O especialista destaca que para isso existem pontos-chave, e  como fazer que a inovação seja inclusiva. O primeiro é como combater a pobreza, Efosa reforça que não combate à pobreza tentando consertá-la, mas sim dando mais prosperidade. Dessa forma ococrrerá a criação do “mercado criando inovação”, de acordo com pesquisador ainda há um longo caminho pela frente.

O que é inovação inclusiva?

inovação no mercado
Fonte: Google

Descobrir algo pode ser um  fato natural e também científica, que precisa ser validados socialmente, ou seja, “alguém” com conhecimento no assunto precisa aprovar. Enquanto a invenção é algo que tem a necessidade de um protótipo, por exemplo, Alberto Santos Dumont foi o inventor do avião. Porém, Santos Dumont não foi um inovador, inovadoras foram as empresas que aperfeiçoaram os aviões. Então, inovação tem ligação direta com o mercado, isto é , não adianta inventar algo e não conseguir vender.

Inovação inclusiva são aquelas direcionadas para geração de novos produtos ou serviços. No qual o processo produtivo tem indicação para atender as necessidades da população de renda inferior. E isso inclui projetos também para educação. Por isso mais empresas tem direcionado as mudanças focando também na criação de inovações para pessoas denominadas comuns.

Exemplo disso pode ser a inovação dos veículos, o Ford Model T, um modelo de carro criado a mais de 120 anos; e estes eram apenas para consumidores mais ricos. No entanto, graças a Henry Ford, as pessoas consideradas classe média também pôde ter um veículo em suas “garagens” e foi criado o “Modelo T” mais acessível.

A importância das inovações

Em pleno século XXl, percebemos a importância da criação de várias inovações no mercado. Além disso, se cria novos mercados que geram mais empregos, impostos, desenvolvimento para todos e como consequência mais prosperidade. Ou simplesmente trazendo tranquilidade e comodismo como no caso das fintechs, em que todo tipo de pessoa, de qualquer classe social tem acesso. Principalmente as contas digitais, que inovaram o mercado bancário, oferecendo produtos gratuitos para todas as classes.

Por fim, inovar pode se dizer que é a maneira de proporcionar mais eficiência aos consumidores. Geralmente parte da criatividade de alguém com perfil intraempreendedor. Por trás da criação de cada banco digital existe uma ideia inovadora. Alguém que acreditou, fez mudanças e arriscou para que hoje fosse este sucesso mundial, inclusive no Brasil.

Gostou do nosso artigo? Então, não deixe de compartilhar em suas redes sociais, com os seus amigos e ainda com os seus familiares. Em seguida, aproveite outros conteúdos para entender melhor sobre finanças, investimentos e conhecer serviços como, por exemplo; cartões de crédito, conta digital e empréstimo, tudo aqui em nosso blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *