Diante do cenário incerto em relação ao futuro da economia brasileira, muitos analistas sugerem que 2023 deverá ser de muito estudo e cautela antes de investir. Além disso, é precisa saber onde investir em 2023 para o investidor que adota uma postura conservadora, por exemplo. Devem seguir a recomendação de estudar o ativo antes de aplicar qualquer quantia.
Nesse contexto, de acordo com os analistas do mercado financeiro brasileiro mesmo com o aumento das alocações em renda fixa, principalmente com as ações pós-fixadas. É preciso ter cuidado, pelo até o final do primeiro trimestre desse ano. Após, a posse no novo presidente da república o mercado financeiro segue observando o atual cenário do país.
Portanto, o nível de dúvidas teve um aumento considerável, ou seja, a probabilidade de haver uma volatilidade maior no mercado brasileiros é a grande questão. Sendo assim, é necessário saber onde investir em 2023 para evitar grandes perdas, sabemos que o mercado financeiro possui a volatilidade natural.
Porém, devido aos últimos acontecimentos muitos investidores estudam para saber onde investir em 2023. No atual âmbito de juro real elevado vale a pena obter uma conduta mais conservadora. Além de proteger o seu patrimônio será possível obter mais informação antes de investir no ativo de fato.
Cuidado vale para todos os perfis
Nos últimos meses de 2022 até o final de janeiro, por exemplo, muitos analistas buscam reduzir a exposição das transações na bolsa. Ou seja, proteger o patrimônio especialmente devida à tensão que segue sendo gerada mesmo após o período eleitoral. Através do cenário macroeconômico, alguns analistas afirmam que a principal estratégia dos investidores é o cuidado ao investir em ações, por enquanto.
Desse modo, o cuidado é uma estratégia que segue sendo utilizada por muitos investidores de perfil moderado. Então, a orientação dos analistas com relação aos investimentos segue sendo portfólios compostos por 65% de renda fixa – neste sentido mais ou menos 30% de IPCA. Nessa margem, o portfólio de pós-fixados é de 30% assim como o IPCA, rentando 5% de pré-fixado.
Assim, o que resta da carteira pode ser investido em renda variável ou caso o investidor queira. Será possível usar uma estratégia própria, no entanto, buscando investir sem em fundos multimercados. Vale ressaltar que os investidores de perfil moderado e costumam investir em renda fixa, esse é o momento de investir. Pois, os ativos caíram para 45% o restante pode ser aportado em fundos multimercados na proporção de 30 pontos e 25 pontos percentuais para investimentos domésticos e internacionais.
Atenção investidores para essa dica:
Uma dica muito importante que todos os investidores devem seguir, é jamais mudar toda a sua estratégia de aplicações. Ou seja, ao elaborar um planejamento de investimentos o investidor deve ter um plano b, porém, jamais deve mudar toda a sua linha de estratégia. Vale lembrar que ajustar a rota é necessário, mas, mudar completamente oferece riscos.
Pois, o mercado financeiro muda constantemente, mas, observar o cenário antes de utilizar novas estratégias de investimento evita perdas de grandes quantias. Assim como, agir durante a incerteza de um período, pode trazer consequências indesejadas. Nesse sentido, 2023 ainda está no início, ou seja, será antes de utilizar novas estratégias de investimentos.
Será preciso, observar com cuidado o cenário, pois, as incertezas que cercam o cenário político fiscal do governo poderão mudar ao longo do ano. Então, a principal estratégia que o investidor deve seguir continuar investindo em todos os ativos que ele conhece. Além de seguir observando o cenário atual e acompanhar as projeções relacionadas aos segmentos mais importantes da bolsa brasileira.
Onde investir em 2023?
Por isso, é importante estudar cada ativo antes de saber onde investir em 2023 até para mudar de estratégia, não completamente. De acordo com os analistas de mercado, a mudança de estratégia pode atrapalhar a vida do investir, muito mais do que ajudar. Afinal, a estratégia do investidor deve estar de acordo com o seu perfil.
Portanto, será preciso ter um planejamento para os primeiros investimentos do ano além disso, elaborar outras estratégias caso seja necessário. Ou seja, ter um plano b para utilizar em casos de grandes perdas; a volatilidade do mercado financeiro sempre existirá. Porém, em determinados períodos como o atual cenário se o investidor dorme bem com as suas aplicações e estiver preparado para imprevistos, certamente está no caminho correto.
Por fim, mas não menos importante entenda que ajustar a rota é diferente de mudar totalmente. Além disso, o seu planejamento deve estar de acordo com os juros e eventuais ajustes que as ações sofrem em determinados períodos. Por isso, estudar e observar antes de investir deve ser uma linha adotada para todos os perfis de investidores no início de 2023.
Gostou desse artigo? Confira as novidades relacionadas ao universo das finanças. Esperamos por você. Memivi.