Alguns índices acionários da bolsa de Nova York fecharam com baixa volatilidade na última semana. Segundo alguns economistas, esse foi um dia considerado calmo para um fechamento de pregão após um dos feriados mais importantes do país, o feriado de Ação de Graças. Com o período de Black Friday, que inicia a temporada de compras para o final de ano o varejo enxerga um cenário médio. Acompanhe, o movimento das bolsas no último mês de 2022.
Bem menos animador do que nos anos anteriores, ou seja, algumas marcas que lançavam grandes promoções nessa época do ano. Devido aos altos índices da inflação americana – considerada por muitos analistas como a maior em cerca de 40 anos – atingindo a carteira do consumidor. No último pregão, por exemplo, o índice Dow Jones encerrou a suas atividades na última semana em alta de 0,45% a 34.347,03.
Ainda sobre o movimento das bolsas no último mês desse ano, a bolsa S&P 500 fechou o último pregão com uma variação negativa de 0,03 pontos, a 4.026,12 gerando uma ligeira preocupação. Já a Nasdaq recuou em 0,52% a 11.226,36. Segundo alguns analistas de mercado, o Dow Jones fechou em seu nível mais significativo ao longo de sete meses de pregões. Ou seja, nos setes meses seguidos de 2022 desde o mês de abril.
O movimento das bolsas de último mês desse ano, serve para que os economistas possam planejar as estratégias para o primeiro trimestre de 2023. Assim como, para elaboração de projeções importantes diante das oscilações do mercado financeiro. Então, acompanhe esse artigo para saber mais sobre esse assunto.
Federal Reserve
Após a reunião que ocorreu no mês de novembro do Comitê Federal de Mercado Aberto – Fomc do Banco Central Norte – Americano, o Federal Reserve divulgado recentemente. Informou que essa desaceleração no ritmo das altas seria bem-vinda, os acionistas não repetiram a mesma animação das projeções da última semana.
Alguns investidores permanecem céticos diante das oscilações do mercado, assim como, diante das projeções para o próximo ano. Nesse sentido, a prioridade do Federal Reserve ainda permanece sendo o combate à inflação. Ainda segundo os economistas, para se proteger desse cenário a recomendação é investir em ativos defensivos, nos segmentos de rendas variáveis e fixa.
Essa falta de animação dos investidores diante do mercado também é afetada pelo número crescente dos novos casos de covid-19. Recentemente, novos casos surgiram na China para prevenir quedas na bolsa chinesa e poder impulsionar a economia. O banco central chinês, resolveu reduzir a taxa de depósitos compulsório das instituições, liberando para linhas de crédito aproximadamente US$ 70 bilhões.
Projeções
Segundo as projeções de alguns economistas, cerca de 65 pontos percentuais do PIB anual da China são classificados pelo governo como áreas de médio a alto risco e sujeitas a restrições duras no comércio e no dia a dia. O agravamento das leituras das pesquisas de negócios e a queda das exportações já deram sinais de uma possível desaceleração da evolução das bolsas da China.
O foco do acionista deve ficar com a movimentação da Black Friday em um cenário de créditos mais caros. Ainda segundo o número da S&P Global Market incidem que as vendas durante as festas de fim de ano têm a possibilidade 4,5 pontos percentuais. Menos que o índice de 12,6 % registrados em 2021, acima dos níveis anteriores a pandemia da covid-19.
No primeiro estágio da inflação, havia economias acumuladas em meio a pandemia, no final desse ano as bolsas mundiais estão chegando em um estágio mais difícil devido ao choque inflacionário. A Dow Jones, por exemplo, recebeu uma ajuda financeiras das ações da Home Depot e 3M registrados avanços de aproximadamente 1,51 e 0,81 pontos percentuais.
Movimento das bolsas no último mês desse ano
Segundo a análise de alguns economistas, o movimento das bolsas do último mês do ano teve uma perspectiva desanimadora. Pois, após o período de Black Friday, que deu início a temporada de compras para o final de ano o cenário deve permanecer morno até o final de dezembro. Devido aos altos índices inflacionários, ou seja, algumas marcas que lançavam grandes promoções nessa época do ano.
Abolsa S&P 500, por exemplo, fechou o último pregão com uma variação negativa de 0,03 pontos, a 4.026,12 gerando uma ligeira preocupação. Já a Nasdaq recuou em 0,52% a 11.226,36. Segundo alguns analistas de mercado, o Dow Jones fechou em seu nível mais significativo ao longo de sete meses de pregões. Ou seja, nos setes meses seguidos de 2022 desde o mês de abril.
Ou seja, diante desse cenário muitos investidores recuaram e esperam pelas projeções de 2023 para voltar a investir. Desse mesmo modo, alguns mercados seguem com movimentações bem menores em relação ao final de 2021. Que apesar da crise provocada pelo novo coronavírus no mundo, a economia teve um final de ano mais confortável. Cenário bem diferente desse ano, onde os investidores estão com receio de investir.
Gostou desse artigo? Visite o nosso blog e fique por dentro das novidades relacionadas ao universo das finanças. Memivi.