Se você quer investir no mercado financeiro internacional, precisa entender qual a importância das bolsas que sempre estão em destaque no cenário econômico. Por isso, é fundamental saber quais as estratégias utilizadas no índice Nasdaq 100, por exemplo. Inclusive para poder comparar com o andamento de outros índices que possuem a mesma importância.
Como você já deve saber para investir no mercado financeiro seja ele nacional ou internacional. É necessário estar atento a todas as transações, notícias e principalmente as oscilações, afinal, para investir você deve saber qual será momento ideal. Além de traçar o seu perfil como investidor, será preciso estudar as ações do mercado.
Importante lembrar
O índice Nasdaq 100 assim como o índice Dow Jones concentram as ações mais importantes para o cenário da economia mundial. Logo, depois de fazer uma pesquisa sobre o cenário econômico. Será preciso entender como cada índice funciona, para isso, o investidor deve atualizar as suas técnicas de pesquisa além de procurar saber um pouco mais sobre as informações básicas da Bolsa de Valores do conceito do Ibovespa, como as transações realizadas na B3 por exemplo.
Por este e outros motivos relevantes entender o índice Nasdaq 100 funciona, poderá ajudar o investidor a realizar as suas próximas movimentações. Ou seja, além de poder diversificar a sua carteira e lucrar com isso ao ter um conhecimento amplo em relação ao mercado e os seus índices. O investidor poderá fazer com o que seu dinheiro trabalhe para você, esse procedimento pode levar algum tempo. Basta ter dedicação e entender como estes índices tão importantes funcionam na prática.
Para que servem esses indicadores?
Bem, estes índices servem para que os investidores possam ter uma base em relação as transações realizadas durante os pregões. Os indicadores costumam funcionar como benchmark para carteiras de investimentos e também de fundos de investimentos. Para quem costuma investir em small caps, por exemplo, será possível saber como a lucratividade do fundo se compara em relação aos resultados obtidos por meio do índice de papéis desse tipo.
No Brasil, como no Estados Unidos estes índices inspiram a criação de exchange traded funds. Trata-se de investimentos focados em replicar o desenvolvimento de um índice no mercado financeiro. Desse modo, os acionistas podem obter cotas para expor a sua carteira teórica, obtendo, portanto, uma performance semelhante à média do mercado.
Esse indicador em questão, se tornou ao longo de sua jornada um dos indicadores mais importantes do mercado internacional. Assim como a economia norte-americana, esse indicador está relacionado ao mercado dos EUA além de compor a National Association of Securities Dealers Automated Quotations – Nasdaq. A Nasdaq, é a segunda maior bolsa dos EUA fundada em 1971 ela reúne ações de companhias que adotam a inovações para desenvolver os seus benefícios vantajosos no ambiente competitivo do mercado.
Critérios específicos da Nasdaq
Para alcançar as 100 ações que fazem parte do indicador, o Nasdaq 100 determina critérios específicos. Do mesmo modo como ocorre com outros índices tão importantes quanto a Nasdaq para o cenário mundial. Sendo assim, o índice costuma selecionar companhias de estejam no ranking da Nasdaq; que não façam parte de um segmento financeiro.
Além disso, as empresas devem apresentar liquidez de ao menos 200 mil negociações diárias. E, por último, mas não menos importante essas empresas não devem estar em processo de recuperação judicial. Nesse sentido, as participações dessas empresas na carteira teórica do indicador dependerão do seu valor de mercado.
Portanto, quanto mais a empresa capitaliza, maior será o peso das ações da empresa na composição do Nasdaq 100. Vale ressaltar ainda que o índice reflete a cotação das 100 maiores companhias que integram a segunda maior bolsa de valores dos EUA. Ou seja, o seu desempenho ajuda a demarcar as movimentações do mercado norte-americanos assim como dos mercados mundiais.
O índice Nasdaq 100
O índice Nasdaq 100, é um indicador que serve para validar o desempenho do mercado de renda variável ao longo do tempo. Por isso, esse indicador deverá ser entendido por investidores que costumam investir em renda variável. Pois, para chegar nessa finalidade os índices precisam reunir as ações disponíveis na bolsa de valores.
Além do mais, os indicadores podem usar apenas um grupo representativo, ou seja, um indicador financeiro que poderá ser composto por uma carteira teórica de ativos. Assim como as suas oscilações que devem acompanhar a volatilidade dos valores dessas aplicações ao longo dos pregões.
O principal índice da Bolsa brasileira, por exemplo, o Ibovespa costuma se basear em um grupo de papéis formado por empresas mais com o maior número de negociações. E, portanto, mais importantes do mercado acionário brasileiro. Prontamente, quem analisa os movimentos do indicador pode entender se o ambiente de ações no país poderá apresentar oscilações para mais ou para menos no período avaliado.