Novo conceito de RH: saiba mais! 

Entenda o novo conceito de RH, o que deve mudar com a chegada do novo normal? Fique por dentro!

Novo conceito de RH
Fonte: Google

Os recursos humanos possuem o objetivo de administrar os profissionais de uma empresa, assim como, alinhar de maneira uniforme a finalidade da empresa com as suas próprias. Para isso, esses profissionais utilizam ferramentas cada vez mais comuns na tecnologia. Como, palestras com especialistas no segmento da empresa, workshops entre outras ferramentas. Com o surgimento desse novo conceito de RH, a humanização é deixada de lado, desse modo os profissionais acabam sendo vistos como instrumentos para a empresa. 

Com o novo normal, o mundo como conhecemos tem mudado do mesmo modo, o mercado muda conforme a tecnologia avança. Assim, a nova maneira de trabalhar trouxe, inclusive, uma ressignificação do nome Recursos Humanos. Que passou a ser chamado de Relações Humanas, mas não foi só nome que mudou. Confira!

Nesse sentido, com o novo conceito de RH algumas startups tem chamado essa área de people ou até de gestão de pessoas. Vale ressaltar que, a finalidade desse setor na empresa é investir na qualidade de vida dos funcionários. Assim como, aumentar a produtividade da organização, seja a empresa de grande ou pequeno porte! 

Portanto, o home office e o trabalho híbrido trouxe a ideia de flexibilização da rotina de trabalho com isso o novo conceito de RH foi criado. Pois, o home office assim como o trabalho híbrido possui a vantagem de flexibilizar a maneira e o local de trabalho. Entenda o novo conceito de RH ao longo do artigo! 

Flexibilização da rotina de trabalho 

Com a chegada do trabalho híbrido e o home office, a adoção de uma rotina mais leve e eficaz trouxe resultados positivos além da qualidade. Segundo alguns especialistas, após adoção de uma rotina mais leve a saúde mental da equipe que compõe a empresa. Segundo alguns especialistas o trabalho híbrido pode prevenir os níveis de estresse que pode evoluir para o burnout – que foi considerada pela Organização Mundial da Saúde – OMS. Uma doença ocupacional, é relevante mencionar que atualmente no país 30% dos profissionais já apresentaram essa síndrome

Nesse contexto com essa porcentagem nada animadora; o Brasil ficou com o segundo lugar no ranking mundial de profissionais que trabalham com cansaço excessivo. Segundo os especialistas, o cérebro relaxado funciona de maneira mais ágil, além de fugir do esgotamento emocional. Desse modo, a produtividade do profissional pode cair significativamente.  

Portanto, com uma equipe que trabalha em um regime flexível e possui o benefício de usar um ambiente compartilhado. Tanto a equipe como a empresa poderão presenciar um ganho de rendimento positivo. Além disso os níveis de produtividade aumentam, isso pode acontecer pela qualidade do local compartilhado e pela interação sadia com as pessoas presentes! 

Home office híbrido  

O home office híbrido funciona de uma maneira bem simples, portanto, se você deseja criar esse ambiente na sua empresa é necessário saber como ele funciona. Por isso, é necessário que a companhia esteja de acordo com à legislação e às necessidades para implementar o home office híbrido dos profissionais. Essa realidade comum em outros países, chegou como uma novidade no país com a pandemia. 

Em 2020, as empresas foram obrigadas implementar o home office que surgiu como uma alternativa para evitar o fechamento. Então, após o afrouxamento dos cuidados com a pandemia o modelo híbrido veio para ficar. Sendo assim, o desenvolvimento dessa estratégia de trabalho trouxe mais flexibilidade tanto para os profissionais como para as empresas

Além da economia que as empresas tiveram com locomoção dos funcionários ao local de trabalho. Nesse sentido, esse modelo de trabalho consiste em uma jornada de trabalho que é cumprida na empresa de maneira remota. De maneira semelhante ao home office, por exemplo, desde que chegou ao país esse modelo de trabalho de fato veio para ficar.  

Novo conceito de RH 

Novo conceito de RH
Fonte: Google

Então, o novo conceito de RH trouxe uma ressignificação do nome Recursos Humanos. Que aliás passou a ser chamado de Relações Humanas. Além dessa mudança, os profissionais dessa área utilizam ferramentas cada vez mais comuns na tecnologia. Como, por exemplo, palestras com especialistas no segmento da empresa, workshops entre outras ferramentas. Com o surgimento do novo conceito, a humanização do profissional é deixada de lado, assim, os profissionais acabam sendo vistos como instrumentos para startups e outras empresas. 

Como mencionei anteriormente com a adoção de uma rotina de trabalho mais leve, a saúde mental da equipe que compõe a empresa pode se tornar mais flexível. Portanto, o trabalho híbrido pode prevenir os níveis de estresse que pode evoluir para o burnout – que foi considerada pela Organização Mundial da Saúde – OMS! 

É importante mencionar que, o principal objetivo do setor de RH em uma empresa é investir na qualidade de vida dos funcionários. Assim como, aumentar a produtividade da organização, seja a empresa de grande ou pequeno porte. 

Gostou desse artigo? Permaneça no nosso blog para conferir as novidades relacionadas ao mundo das finanças! Memivi.