Opções de alocação de ativos para o perfil conservador!

Saber qual o seu perfil de investimento é fundamental, antes de começar a aplicar o seu dinheiro em ativos por aí, vamos te mostrar as opções de alocação de ativos existentes!
Anúncios


Opções de alocação de ativos
Fonte: Google

A maneira como você lida com os acontecimentos determinam seu perfil de aplicação, pois, são situações que estão atreladas à sua personalidade e também a sua tolerância com relação aos riscos, porém, conhecer as diferentes opções de alocação de ativos é importante, algumas opções inclusive podem passar a fazer parte dos seus investimentos.

Existem alguns pontos de atenção para aplicações em 2021 que devemos observar, como, o primeiro semestre deste ano que foi marcado pela instabilidade do mercado financeiro, devido à pandemia do novo coronavírus. Enquanto outros países, tem obtido resultados positivos, uma das consequências positivas da vacinação rápida, e os estímulos financeiros, para facilitar o retorno econômico.

Voltando para o Brasil, apesar de a melhora ser pequena já vemos alguns resultados positivos, mesmo que poucos. Por isso, é importante principalmente para quem está iniciando os seus investimentos no mercado financeiro saber mais sobre as opções de alocação de ativos existentes.

Abordaremos, neste artigo, as opções de alocação de ativos que costumam fazer parte do perfil conservador que são mais conhecidos como, acionistas que se arriscam tanto seja pelo fato de terem capital consolidado ou por estar iniciando os seus investimentos. A questão é que boa parte desses acionistas preferem fazer as suas aplicações em ativos que possuem rentabilidade menor, porém, com mais segurança!

Cenário econômico atual!

O avanço da vacinação junto aos estímulos fiscais nos EUA, além de juros mais baixos que habitual. O cenário econômico começou a mudar positivamente e com essa animação os mercados de consumo, trabalho e indústria voltaram, puxando os preços para cima.

Apesar, dos resultados positivos muitos economistas estão preocupados com o aumento da inflação, anunciado pelo Federal Reserve-FED recentemente. A partir deste anúncio os economistas elaboraram projeções que mostraram o aumento da inflação deverá permanecer até o fim do ano. Ainda segundo os analistas, teremos mais respostas no ano que vem, quando todos os estímulos fiscais devem diminuir.

Já a economia brasileira tem mostrado resiliência, apesar de todos os problemas que temos enfrentado como, por exemplo, crise na política, crise hídrica, além da nova variante que preocupa muitos analistas, porém, conforme a vacinação avança, mais investidores estrangeiros voltam a fazer investimentos relevantes para o país.

Opções de alocação de ativos, para investidores que possuem perfil conservador.

O acionista com o perfil conservador, está sempre à procura de ativos com a menor chance de risco, mais do que a procura por retorno, pois, este acionista presa pela preservação de capital, além das opções de alocação de ativos, nós dividimos este perfil em três categorias que são: o investidor precavido — o perfil mais conservador, ou seja, aquele que não arrisca a sua segurança; já o acionista cauteloso — é um perfil bastante conservador, portanto, aquele(a) que não abre mão da segurança. Portanto, se você está iniciando os seus investimentos, indicamos uma implementação de novas posições pelo período de 3 a 5 meses.

Vale ressaltar, que os ativos assim como, as suas taxas estão sujeitas a disponibilidade. Por isso, é preciso traçar um planejamento adequado para investir no momento mais oportuno, estes últimos meses concentraram grandes acontecimentos tanto no cenário econômico mundial como no cenário econômico brasileiro. Logo, é importante revisar sempre que possível a sua carteira.

Opções de alocação de ativos
Fonte: Google

Compreenda o seu perfil!

Para começar a investir, primeiramente será necessário traçar o seu perfil de investidor — que poderá ser moderador, agressivo ou conservador. Os conservadores, costumam ser iniciantes no setor, muitos preferem os produtos com resgate em curto prazo e liquidez. Neste caso, é fundamental escolher aplicações menos voláteis, devido às oscilações atuais que podem provocar perdas altas!

Entenda que, é de suma importância estabelecer uma quantia de dinheiro que pode ficar por um tempo investido. Desse modo, as hipóteses de ter um retorno mais rentável aumentam. Tendo em vista o reaquecimento da economia com a aceleração da vacinação contra o novo coronavírus, muitos economistas se mostram otimistas, principalmente com o retorno de acionistas estrangeiros e também com iminência de uma possível alta da Selic em que o investidor precisa estar atento(a).

Pois, as ações que atualmente custam pouco, devido ao pior desempenho do setor econômico já visto em muitos anos devem se valorizar com o reaquecimento da economia, em outras palavras, não tenha receio de investir em 2021. Contudo, é sensato ter cautela, porque existem bons investimentos, e investimentos que trazem prejuízos. Na dúvida, invista sempre em negócios nos quais você possui um certo conhecimento.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *