Fazer aplicações no mercado financeiro envolve vários riscos, especialmente para os investidores de renda variável. Pois, a Oscilação nos preços dos ativos pode fazer com que você perca dinheiro nos seus investimentos. Por esse motivo, conhecer novas estratégias para proteger a sua carteira de investimentos é fundamental nos dias atuais, sendo assim, nesse artigo você vai saber mais sobre o HEDGE.
Através dessa estratégia, você poderá diminuir os impactos gerados pelos altos e baixos nos valores dos ativos. Entretanto, para poder aplicar essa estratégia é necessário saber mais sobre o seu conceito para poder aplicar na sua carteira de aplicações.
Apesar de a Oscilação nos preços dos ativos ser bastante temida por muitos investidores a volatilidade nos preços dos ativos é algo comum no setor financeiro. Pois, com a volatilidade os investimentos acabam se tornando mais arriscados.
Todavia, se o acionista souber usar a volatilidade a seu favor poderá obter rentabilidade mesmo em épocas de crise financeira.
Nesse contexto, existem fatores que acabam contribuindo com a Oscilação nos preços dos ativos como, por exemplo, a crise na política e a atual crise econômica. Por isso, é fundamental conhecer e saber aplicar estratégias para amenizar os efeitos da volatilidade no mercado. Se você ficou interessado em aprender mais sobre a estratégia HEDGE, permaneça nesse artigo para saber mais.
Estratégia HEDGE
Se você investe no segmento de renda variável, certamente deve saber que se trata de um setor que possui uma volatilidade intensa. Por esse motivo, muitos acionistas estão expostos aos riscos naturais. Nesse contexto, é relevante obter várias formas de proteger as suas aplicações desses acontecimentos!
Portanto, alguns investidores sentindo essa necessidade passaram a criar novas possibilidades para melhorar a estratégia de proteger as suas carteiras de investimentos. Dentre essas alternativas está, a estratégia HEDGE – que é usada como proteção para os investimentos da carteira de ativos das perdas causadas pela volatilidade no mercado financeiro.
Tendo em vista, que a volatilidade da bolsa pode trazer entre outros prejuízos a queda nos valores das ações. A principal finalidade dessa estratégia consiste em evitar que a perda de rentabilidade de fato ocorra. Pois, quando ela é aplicada as perdas são reduzidas a zero, afinal, está é mais uma das maneiras de proteger as suas aplicações.
Categorias de hedge
Agora que você sabe mais sobre o conceito da estratégia, vale ressaltar que existem duas categorias de hedge. Você poderá recorrer ao hedge em ações – onde o investidor pode evitar as perdas mais intensas causadas pela oscilação do setor acionário.
Nesse cenário, o investidor poderá dissolver os riscos do portfólio ao expor a sua carteira a vários segmentos e setores diferentes. Desse modo, ele poderá elaborar uma nova carteira com aplicações descorrelacionadas ou com uma conexão negativa entre si.
Assim como, o hedge em ações o investidor também pode recorrer ao hedge com opções de ações para se proteger da Oscilação nos preços dos ativos! É importante afirmar que, o conceito dessa operação consiste nas opções derivativas dos valores ligados ao ativo-objeto! Nesse sentido, a estratégia permite que o tomador tenha o direito de comprar ou vender os papéis em datas futuras, por exemplo!
Oscilação nos preços dos ativos
Se você investe ou está começando a investir no mercado financeiro, certamente já deve saber que o segmento de renda variável costuma oscilar! Portanto, essa Oscilação nos preços dos ativos ocorre devido ao constante risco de haver uma nova crise financeira. Desse modo, é importante buscar novas maneiras de proteger as suas aplicações, assim como, é importante diversificar a sua carteira!
Nesse contexto, consequentemente por causa dessa necessidade constante outras alternativas surgiram para que o investidor tenha mais uma maneira de proteger a sua carteira de investimentos.
Portanto, dentre essas alternativas e ferramentas está a estratégia HEDGE – que foi elaborada justamente para proteger as carteiras de investimentos dessas oscilações que geralmente ocorrem.
Por fim, a principal finalidade da estratégia consiste em evitar que os prejuízos se concretizem. Porém, caso algum prejuízo ocorra a estratégia HEDGE utiliza alternativas para que o prejuízo seja menor possível. Então, segundo muitos investidores o HEDGE é considerado como um seguro, pois, a estratégia protege e prepara a carteira de investimentos para eventuais crises que podem ou não ocorrer.
Vale ressaltar que, aplicando a estratégia o investidor além de proteger a sua carteira poderá lucrar. Contudo, o lucro não é o objetivo principal da estratégia.
Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida.