Esse documento costuma ser e enviado para o e-mail do contribuinte brasileiro para servir de alerta em relação ao período de declaração do IR. Então, se declara imposto certamente já recebeu esse documento próximo do período de recolhimento desse imposto. Mas, você sabe para que serve o informe de rendimentos?
Para quem nunca declarou imposto de renda, não se trata de um procedimento complicado. É um procedimento muito simples, porém a declaração deve ser preenchida com cuidado para evitar imprevistos. Caso o contribuinte queira uma ajuda profissional para fazer a declaração do imposto, basta contratar um contador. O primeiro passo para fazer a declaração, é separar todos os seus documentos.
Antes de saber para que serve o informe de rendimentos, é necessário saber preencher o formulário do imposto. Então, você pode elaborar uma lista com todos os documentos que serão necessários para a declaração como: o CPF; cópia da última declaração caso você já tenha declarado. Será possível fazer a declaração acessando a página da receita federal pelo computador, tablet ou celular.
Por isso que é importante saber para que serve o informe de rendimentos, pois, esse documento costuma ser emitido por empresas e bancos. Ou seja, as instituições financeiras e empresas utilizam esse documento para prestar contas de seus ganhos à Receita Federal. Saiba mais sobre esse assunto ao longo do texto.
Informe de rendimentos pela internet
Sim, várias empresas e bancos disponibilizam esse documento através da internet geralmente esse documento costuma ser enviado para a sua caixa de e-mail no início do ano. Desse modo, o mesmo ficará disponível para consultas no sistema online, assim, os contribuintes podem obter o seu relatório de maneira facilitada.
Ao acessar a plataforma da instituição financeira ou empresa basta clicar na opção solicitar documentos ou solicitar informa de rendimentos. Em seguida, você receberá uma notificação de autorização de envio desse documento. Como você pode perceber todo o procedimento, é seguro, no passo a seguir basta clicar na opção enviar e pronto. Em pouco tempo, o documento estará disponível no seu e-mail.
Utilizando esse mesmo procedimento, os bancos disponibilizam as seções exclusivas para os seus correntistas. Portanto, se você deseja saber mais sobre o informa de rendimentos da sua instituição financeira, acesse a página e se informe. Basta acessar a seção exclusiva para correntistas, desse modo, ao solicitar o documento o banco avisará ao correntista quando o documento estiver pronto.
Procedimento de declaração do informa de rendimentos de bancos
Os valores disponíveis em contas correntes, por exemplo, precisam ser mencionados no formulário preenchido pelo contribuinte. Assim como, os valores disponíveis em conta poupança, devem ser informados na ficha de bens e direitos. Vale ressaltar que se a sua conta estiver com saldo acima de R$ 140 no último dia do ano, será necessário seguir esse procedimento.
O procedimento é bem simples, primeiramente será preciso baixar a ficha de bens e direitos; no segundo passo você deverá selecionar o grupo 6 – para depósitos à vista. Já o código 01 – para depósitos em conta salário ou conta corrente. Então, será preciso clicar na opção novo para poder preencher o formulário com o CNPJ da instituição.
Assim como, os dados da agência que são número da conta seguidos do nome da sua agência; será necessário informar o valor do saldo em conta no último dia do ano vigente desse mesmo modo, no dia anterior. Vale ressaltar que o procedimento para conseguir o informe de rendimentos do INSS, é um pouco diferente. Ao acessar a página do INSS, o contribuinte deverá clicar na opção de extrato de pagamento.
Para que serve o informe de rendimentos?
Agora que você já sabe para que serve o informe de rendimentos, ficará mais fácil executar o passo a passo para emitir o seu. Trata-se de um documento muito importante durante o período de declaração do IR para Pessoa Física. Porque o informe de rendimento é utilizado geralmente, pelos contribuintes que prestam contas dos seus lucros à Receita Federal.
A declaração do imposto de renda, costuma assustar alguns contribuintes que não sabem com declarar corretamente. No entanto, o preenchimento do formulário é bem simples e se preenchido da maneira correta, não motivos para maiores preocupações. Nesse sentido, no início do ano o contribuinte recebe o documento da instituição financeira a qual possui conta.
Por isso, é preciso ficar atento para não perder o prazo de emissão desse documento, pois, ao enviar o formulário da maneira e no tempo correto, você não correrá riscos. Para pensionistas da Previdência Social, como mencionei basta acessar a página do órgão e emitir o documento.
Gostou desse artigo? Visite o nosso blog e fique por dentro dos principais acontecimentos do universo das finanças. Memivi.