Algumas pessoas começam a fazer o Planejamento financeiro da família quando os seus filhos ainda estão bem pequenos. Afinal, o principal objetivo dos pais é conseguir pagar uma boa faculdade. Sendo assim, para poder garantir essa estabilidade financeira de seus filhos é necessário saber quais são as melhores opções de investimentos. Ou seja, quais são os tipos de investimentos que possuem rentabilidade a longo prazo!
Nesse sentido, a melhor maneira de ensinar os seus filhos ainda é o exemplo! Por isso, as suas atitudes podem influenciar totalmente no futuro dos seus filhos! Para pessoas que tem o hábito de investir, o primeiro pensamento que vem em mente é sobre os tipos de ações que podem trazer rentabilidade mesmo que a longo prazo.
Desse modo, para poder fazer o seu Planejamento financeiro da família é necessário estar atento a algumas variáveis que eu vou te explicar ao longo do texto! Ainda nesse contexto, ter noções de educação financeira conta bastante na hora de elaborar um bom planejamento financeiro para os estudos dos seus filhos.
Tendo em vista, que acabamos de passar por uma crise sem precedentes, boa parte das pessoas passaram a fazer o Planejamento financeiro da família! Pois, com a chegada da pandemia do novo coronavírus uma das principais lições que a sociedade aprendeu, foi que não devemos deixar as finanças de lado. Afinal, em situações críticas como essa ter dinheiro guardado pode fazer toda diferença na sua vida!
Riscos dos investimentos
Assim como, no mercado financeiro para poder montar um bom planejamento financeiro é necessário saber mais sobre os riscos que envolvem alguns investimentos. Por exemplo, os ativos são produtos escolhidos que dependem do perfil de cada acionista. Portanto, caso você esteja acostumado com as variações do setor financeiro e conhece como esses ativos reagem. A sua carteira pode ter um conceito mais arrojado e isso é bom para o Planejamento financeiro da família!
Todavia, se você começou a investir agora e ainda não sabe muito a sobre os ativos e, portanto, não está acostumado com a constante oscilação dos ativos no mercado financeiro. Investir em alocações mais conservadores para ter a certeza da lucratividade é o certo a se fazer nesse momento.
Ainda nesse cenário, aplicar em ativos de renda variável geralmente associados a perfis que possuem mais chances de ter rentabilidade mesmo com as constantes oscilações do mercado. Logo, o que podemos entender é que quanto mais longe da data para fazer o resgate estiver. O investimento dos ativos de renda variável é a opção mais correta. Desse modo, quando você for fazer o resgate existe a probabilidade de que os ativos ainda estejam rendendo.
Demais riscos de investimentos
Nesse sentido, os riscos que você poderá correr com as suas aplicações é muito relativo. Pois, essas situações dependem do seu perfil de investidor! Sendo assim, se você está acostumado com variações constantes no mercado financeiro. Deverá conhecer bem os produtos dos ativos financeiros, logo você terá uma carteira consolidada. Ou seja, a sua carteira de investimentos pode ser arrojada.
Todavia, por outro lado se você tem pouco conhecimento sobre as ações na qual costuma investir e não está familiarizado com a volatilidade do mercad. Fazer aplicações em alocações mais conservadoras pode ser o caminha mais indicado para você. Desse modo, a possibilidade que você não lucrar com esse tipo de investimento é praticamente impossível.
Por fim, existem aqueles investidores de renda variável – que está diretamente ligado a perfis mais arrojados de acionistas. Ou seja, são chamados assim, por ter um perfil de investidores que gostam de arriscar. Por isso, o tipo de investimento desses acionistas possui um retorno a longo prazo. Ou seja, quanto mais longe da data-alvo, maior será a alocação em ativos de renda variável!
Planejamento financeiro da família
Portanto, se você deseja elaborar um bom Planejamento financeiro da família será necessário saber um pouco mais sobre o mercado financeiro. Assim, ao iniciar os seus investimentos você poderá tirar proveito, inclusive da previdência privada. Nesse sentido, você poderá escolher o regime de impostos regressivos. Pois, todos os recursos utilizados na previdência depois de dez anos aproximadamente você poderá contar com um investimento de até 10% somente.
No entanto, o pagamento do imposto será maior, assim, você poderá receber alguns benefícios da previdência PGBL. Reduzindo a base de cálculo o Imposto de Renda para quem faz a declaração no modelo completo. vale ressaltar que, é necessário estar sempre atento aos prazos para não ter que pagar multas.
Por fim, mas não menos importante investir em previdência privada pode ser o caminho ideal para quem não quer correr tantos riscos. Porém, é preciso lembrar que sempre existem outros caminhos como todos os outros investimentos que mencionei nesse artigo. Sendo assim, será necessário traçar o seu perfil de investidor para que em seguida você possa escolher com facilidade qual será o mercado ideal para você.
Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida.