Plataforma de pagamentos PicPay adquire GuiaBolso

De olho na tecnologia Open Banking, a plataforma de pagamentos PicPay adquire GuiaBolso. Fique por dentro!
Anúncios


Plataforma de pagamentos PicPay
Fonte: PicPay

A plataforma de pagamentos PicPay, informou nesta última semana a aquisição da fintech GuiaBolso, que tem hoje aproximadamente seis milhões de clientes e cerca de R$ 1 bilhão em crédito concedido por seus parceiros, os detalhes da operação não foram divulgados.

O GuiaBolso, é um aplicativo criado para ajudar no controle financeiro pessoal e possui várias funções para pessoas que querem organizar os seus gastos para poder estipular metas de economia, o aplicativo permite ao usuário categorizar os seus gastos, criar gráficos de desempenho e funções mais simples como consulta da fatura do cartão, extrato e consulta de saldo.

A plataforma de pagamentos PicPay, surgiu em meados de 2006 através de um grupo de empresários, entre eles Arnout Schuijif e Pieter van der Does. Na época em que a PicPay foi fundada as tecnologias de pagamentos resumiam-se em um aglomerado de sistemas edificado sobre infra-estruturas obsoletas. Visando mudar essa tecnologia, os cofundadores se uniram para elaborar uma plataforma capaz de atender às necessidades de expansão das empresas mundiais.

A Plataforma de pagamentos PicPay e o GuiaBolso, estão entre os responsáveis pela transformação do sistema financeiro brasileiro e com esta união ambas pretendem ir mais adiante com a missão de melhorar a relação dos brasileiros com as suas finanças, e assim, revolucionar de vez o sistema financeiro do país.

Você sabe o que é um open banking?

Segundo uma pesquisa feita por analistas, boa parte dos brasileiros não sabe ou não conhece a tecnologia do Open Banking. Bem, vamos lá! O Open Banking se resume a um direito, onde o usuário pode compartilhar os dados financeiros de um banco com outra instituição financeira, este compartilhamento pode ser de uma instituição para uma fintech.

A ideia do Open Banking vem sendo implementada de forma segmentada, para este ano foram previstas quatro fases. Sendo assim, a cada fase novos dados são liberados para o compartilhamento. Assim, os novos produtos e serviços podem ser criados a começar do garimpo desses compartilhamentos pelos clientes dessas instituições com o consentimento do cliente, claro!

Portanto, a primeira fase desta implementação começou no mês de fevereiro de 2021, porém, ainda não trazia os dados dos clientes, esta primeira fase serviu para a abertura de informações públicas dos bancos participantes. Na segunda fase, sim, haverá liberação dos dados e compartilhamento desses dados cadastrais. As próximas etapas ainda devem ser implementadas.

Marketplace financeiro da PicPay

No mês de fevereiro de 2021, a plataforma de pagamentos passou a oferecer para os clientes do seu marketplace financeiro, a expectativa da PicPay é integrar o marketplace as outras modalidades existentes na plataforma para desenvolver um super app. Atualmente com mais 40 de milhões de usuários, a empresa funciona como um canal de distribuição para serviços e produtos financeiros.

A interação que a plataforma oferece aos seus clientes e a alta capacidade de inteligência artificial do super aplicativo que está em desenvolvimento, permitirá que a oferta de crédito pré-aprovado se torne mais eficaz, facilitando a conversão. Todo o gerenciamento operacional do super aplicativo é feito pelo próprio PicPay, reduzindo e otimizando os custos dos bancos que concedem crédito.

Já a venda de empréstimos através da plataforma agiliza a vida das instituições parceiras, pois, do lado do tomador, a venda pela plataforma encurta caminhos e possibilita a utilização dos recursos facilmente. Visto que, quando o cliente contrata o empréstimo, ele recebe o dinheiro na própria plataforma, podendo pagar boletos e fazer transferências.

Aquisição da plataforma de pagamentos PicPay

Plataforma de pagamentos PicPay
Fonte: GuiaBolso

Recentemente, a plataforma de pagamentos PicPay informou a aquisição da fintech GuiaBolso, segundo informação do CEO do PicPay, José Antonio Batista, esta aquisição pretende posicionar a empresa como protagonista do Open Banking no país. E deverá agilizar as operações do marketplace financeiro do PicPay, que já conta com crédito pessoal, cartão, além de empréstimos entre os usuários.

O GuiaBolso, possui um marketplace financeiro com mais de 10 parceiros e nomes importantes como, por exemplo, a Creditas; Digio: Icatu; Orama entre outros. Logo, com esta aquisição o PicPay aumenta o seu leque de parceiros nos serviços oferecidos ao cliente como, empréstimos; seguros; investimentos e também na distribuição de cartões.

Sobre como ficam os clientes, José Antônio Batista, informou que nada deve mudar para os usuários do PicPay e também do GuiaBolso até o momento. Ambos os aplicativos continuarão operando normalmente de forma separada, porém em breve os usuários contarão com novas sinergias e funcionalidades. O GuiaBolso, possui hoje cerca de 200 funcionários, todo time fará parte dos 3 mil membros do PicPay.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *