Portabilidade bancária: os benefícios na escolha pelo banco certo!

A portabilidade bancária, você escolhe qual banco vai usar para receber seu salário e movimentar suas finanças.

Portabilidade bancária
Fonte: Google

Portabilidade significa portar, levar algo junto com você. Da mesma maneira que existe a portabilidade do número de telefone ao trocar de operadora, onde você leva o número, também é possível fazer uma portabilidade bancária, pois, a portabilidade bancária nada mais é que o cliente mudar de banco se tiver qualquer desconforto. 

Se por algum motivo o cliente não se sentir satisfeito com sua instituição e se identificar com alguma outra instituição de seu interesse, onde lhe ofereça mais vantagens e essas vantagens oferecidas sejam melhores que a instituição atual, o cliente pode solicitar a portabilidade da sua conta-salário, e seus débitos ou até mesmo financiamento. 

Normalmente, as empresas realizam os pagamentos dos funcionários por meio de conta salário, que é aberta junto ao banco que a empresa mantém um convênio.

Que por sua vez, por ser conta salário, normalmente é gratuita e não aceita transferências ou depósito de terceiros, não disponibiliza cheque especial nem oferece uma opção de cartão de crédito, servindo apenas e exclusivamente como meio de recebimento do salário. 

Por haver outras necessidades de movimentação bancária, esses bancos acabam oferecendo aos clientes a mudança das contas-salário para contas correntes tradicionais, com cobrança mensal de seus serviços. E muitas vezes, por comodidade, esses clientes se sentem obrigados a continuar na instituição.

Porém, com a portabilidade bancária, o cliente pode receber o seu salário através da instituição de sua escolha, com custos menores de manutenção de contas, inserção de taxas de alguns serviços e com menores taxas de juros para empréstimos e financiamentos. 

Leia mais nos próximos tópicos!

A possibilidade de portabilidade bancária do salário e do crédito 

Você pode realizar a solicitação através de um documento por escrito, pela Internet ou indo diretamente à agência bancária. A portabilidade deve ser aceita pela instituição online. Na solicitação você deve informar a nova conta e qual o banco, onde deseja que o salário seja depositado. Após a solicitação, a instituição tem um prazo de 5 dias úteis para realizar as alterações de seus dados. Sendo assim, quando no dia do salário automaticamente será transferido para a nova conta. 

A portabilidade bancária se estende à portabilidade de crédito, já para essa solicitação, você precisa solicitar o número do contrato, o número de parcelas que resta e o saldo devedor ao banco onde o crédito foi contratado. E para auxiliar, você também deve ter acesso ao compilado com as informações solicitando o extrato de evolução da dívida.

Tendo essas informações você deve encaminhar ao banco que deseja transferência e com esses dados o banco irá avaliar a proposta com condições de pagamento do crédito e após aprovada é encaminhada ao banco de origem anterior. 

Há a contraproposta, isso porque desde 2014 as inscrições que você já tinha conta ou crédito têm o prazo de até 5 dias para realizar uma contraproposta. A instituição tem a oportunidade para melhorar os serviços oferecidos, porém, caso você ainda prefira os serviços da nova instituição, o empréstimo irá automaticamente para o banco que você escolheu. 

Os caminhos para solicitar a portabilidade bancária

A portabilidade bancária começa na abertura de conta, onde é necessário ir à agência bancária ou via Internet, portanto, tenha em mãos alguns documentos para a abertura da conta no novo banco. Normalmente os documentos necessários são apenas CPF, RG e comprovante de residência. Porém, pode haver algumas exceções de acordo com cada instituição. 

Após a abertura da nova conta, é necessário transferir algum dinheiro da sua conta atual para sua nova por meio de DOC ou TED. Em seguida você também pode realizar a portabilidade do salário e de crédito caso queira fazer a migração de algum empréstimo, fazendo a movimentações das suas finanças para a nova instituição que escolheu para confiar seu dinheiro. 

É importantíssimo que seja realizado o cancelamento das contas em débito automático, no caso, as que são programadas para serem debitadas mensalmente. Como, água, luz ou celular. Isso irá evitar transtornos de conta no vermelho como o uso do cheque especial e de cortes de serviços por falta de pagamento sem seu conhecimento.

Cadastre os pagamentos na nova conta. Por fim, após o encerramento da conta atual, você precisa fechar a conta corrente do banco que você deseja sair. O encerramento se requer no prazo de 30 dias, é com seu comunicado por e-mail ou telefone. Porém, não pode ter dívidas em aberto ou pendentes com o banco, é bom se certidão e ficar atento. 

Conclusão

Portabilidade bancária
Fonte: Google

É bom se certificar das regras e do funcionamento antes de fazer a portabilidade bancária para ter bons resultados na operação. Primeiro, busque tirar as dúvidas que possa ter durante o processo, ou antes, mesmo de iniciar a portabilidade bancária, você pode acessar a Internet ou entrar em contato com o Banco Central. 

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida.