Projeções da taxa Selic em 2023: confira! 

Confira as projeções da taxa Selic para o ano que vem, segundo o Itaú Asset. Fique por dentro!

Projeções da taxa Selic em 2023
Fonte: Itaú Asset

Sabemos como a desenvoltura da inflação em conjunto com a economia podem influenciar na decisão do Banco Central para mais um ajuste. Dessa vez, o ajuste será de 0,50% da Selic para o mês de junho desse ano. Nesse cenário, o Itaú Asset revelou as suas projeções da taxa Selic para o ano que vem. Então, nesse artigo você vai conhecer as estimativas dos analistas e como o mercado deverá reagir! 

Com esse novo ajuste de 0,50 pontos, o cenário-base para o final desse ano relacionado a taxa Selic deverá atingir 12,75%. Segundo os analistas, esse número é uma consequência do final do ciclo de 12,75 pontos ante 13,25% projetados pelos mesmos economistas anteriormente.  

Portanto, as projeções da taxa Selic em 2023 deverão atingir 9,25 pontos percentuais. Vale lembrar ainda que, recentemente a estimativa do IPCA para esse ano deverá ser de aproximadamente 7,2% ante 6,6%. Ou seja, até o final desse ano podemos esperar um cenário totalmente diferente ao do início desse ano! 

Além das projeções da taxa Selic para 2023, as recentes estimativas relacionadas as constantes altas da inflação. Acabou desacelerando o rendimento do segundo trimestre de 2022, assim, o processo de arrefecimento relacionado a meta para esse ano deverá gradual. Quer saber mais? Vamos lá! 

Demais previsões para 2022 

Recentemente, o BCB revelou que os seus analistas estimam um novo aumento de 6,86% para o terceiro trimestre desse ano. Sabemos que a meta estabelecida para 2022 era de aproximadamente 3,5%. Sendo considerada pelos analistas formalmente cumprida caso o percentual atual oscile entre 2 pontos e 5 pontos percentuais. Contudo desde 2021, não só os economistas do mercado como outros já previam que a inflação desse ano estaria acima da meta! 

Ainda nesse cenário, os analistas do Banco Central admitiram que essa meta estipulada para esse ano deverá ser superada mais uma vez. Sendo assim, existe a possibilidade de haver um estouro dessa meta de 97%, segundo os cálculos dos analistas do BCB.  

Então, caso esse cenário se confirme podemos esperar mais um ano de inflação, por exemplo, ano passado o IPCA chegou a somar 10,06%. Sendo esse índice maior desde 2015, então, para alcançar a meta da inflação o banco revelou que deverá reduzir a Selic. Ainda nesse sentido, para o ano que vem as projeções do mercado financeiro são de aumento para 3,80 pontos percentuais. 

PIB – Produto Interno Bruto 

Conforme projetou o Banco Central, o setor financeiro deverá manter a previsão de crescimento do PIB para o ano todo. Ou seja, como mencionei a projeção é de um aumento de 0,50 pontos. Vale lembrar, que esse aumento ocorreu após a divulgação do crescimento do Produto Interno Bruto do ano passado de 4,6 pontos, segundo informou o IBGE. 

O Produto Interno Bruto – PIB é a soma de todos os serviços e bens que são produzidos no país. Ou seja, ele é utilizado para medir a evolução da economia, então, para o ano que vem praticamente todos os bens e serviços que serão produzidos no Brasil servirá para medir a evolução da economia! 

Nesse sentido, as projeções do PIB para o ano que vem são de alta de aproximadamente 1,30 pontos percentuais. Hoje, a taxa Selic atingiu 11,75% ao ano, para os economistas, até o final do ano que vem é que o mercado permaneça com a taxa de 9% ao ano. Portanto, os economistas do mercado estimam uma provável queda nos juros, porém, isso só acontecerá em 2023. 

Projeções da taxa Selic em 2023

Projeções da taxa Selic em 2023
Fonte: Google

Assim como, você pode perceber as projeções da taxa Selic em 2023 indicam um aumento de 12,75%. Segundo os analistas, esse número é uma consequência do final do ciclo de 12,75 pontos ante 13,25% projetados pelos mesmos economistas um ano antes. Já a a estimativa do IPCA para esse ano deverá ser de 7,2% ante 6,6%. Desse modo, até o final de 2022 os brasileiros podem esperar por um cenário totalmente diferente ao do início desse ano.  

Ainda nesse contexto, os economistas do Banco Central do Brasil admitiram que essa meta estipulada para esse ano deverá ser superada mais uma vez! Então, com relação ao PIB para 2023 poderemos esperar um aumento de aproximadamente 1,30 pontos percentuais.  

Hoje, a taxa Selic atingiu 11,75% ao ano, para os economistas, até o final do ano que vem é que o mercado permaneça com a taxa de 9% ao ano. Apesar da meta para 2022 ser de 3,5%, existe a possibilidade de haver um estouro dessa meta de 97%, segundo os cálculos dos analistas do BCB. No entanto, devemos esperar para analisar o cenário mundial durante esse ano.  

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida.