Projeções do mercado de commodities: confira! 

Acompanhe as projeções do mercado de commodities para o segundo trimestre desse ano. Fique por dentro!

Projeções do mercado de commodities
Fonte: Google

Você certamente já deve conhecer ou já ouviu falar sobre as commodities, sendo assim, nesse artigo você vai acompanhar as projeções do mercado de commodities para o segundo trimestre de 2022. Segundo os economistas, esse segmento segue se adaptando a crise financeira. Além de se tornar um dos mercados mais importantes desde que a pandemia chegou ao país.  

Na prática uma commodity, representa um tipo de produto essencial para o crescimento da economia mundial. Com o seu crescimento, muitos investidores passaram a investir nas commodities por todo o mundo. Vale lembrar ainda que, o desempenho de boa parte dos ativos que compõe o segmento estão relacionados às variações de preços dos produtos! 

Portanto, se você deseja investir e quer saber mais sobre as projeções do mercado de commodities. Chegou ao artigo correto, vou te explicar a importância que esse mercado possui para a economia. 

Vale lembrar que, as commodities representam matérias-primas pouco processadas que servem como uma produção de produtos complexos. Ou seja, as projeções do mercado de commodities são importantes para os investidores acostumados com esse mercado. Assim como, para os investidores que desejam investir e lucrar com as commodities. 

Conheça os tipos de commodities  

Basicamente, as commodities são classificadas em quatro categoria que são: as commodities financeiras que estão relacionadas ao Tesouro Direto. Já as commodities agrícolas mencionadas na mídia mais do que as outras. Ainda nesse sentido, existem as commodities energéticas que são compostas por água, geração de energia além do crédito de carbono. 

Por fim, temos as commodities minerais que são compostas por petróleo, ouro, etanol, gás natural e minério de ferro. Como você já sabe, esse mercado segue participando do crescimento econômico de muitos países. Além disso, os produtos desse segmento servem de matéria-prima para a produção de energética, industrial e da construção civil.  

Vale ressaltar que, as negociações são realizadas em escala global com valores estabelecidos por oferta e demanda. Nesse contexto, a redução de demanda mundial geralmente demanda uma queda nos preços. Ao mesmo tempo que, o aumento na demanda geralmente aumenta o valor dos produtos. Ou seja, o preço cobrado por uma commodity se torna igual a todos os produtores do mercado! Vale lembrar que, as commodities agrícolas costumam apresentar volatilidade constante na bolsa.  

Commodity na bolsa  

Para os investidores que apostam nesse mercado, a maneira mais comum é acessar esse segmento adquirindo papéis de empresas que costumam explorar matérias-primas. Por exemplo, as ações da PetroRio; a Siderúrgica CSN; a mineradora Vale além da Petrobras. Sendo essas ações as únicas que compõe a bolsa brasileira por aproximadamente um terço de ações relacionadas as commodities. 

Ainda nesse sentido, cerca de 84 companhias que fazem parte da bolsa brasileira Ibovespa 13 são exportadoras desse mercado. Segundo uma pesquisa realizada por economistas, aproximadamente 10 entre 13 empresas tiveram valorização das suas ações em 2022. Essas variações positivas, ocorreram pelo menos duas vezes na Ibovespa apenas esse ano.  

O mercado brasileiro de commodities vem crescendo, devido ao clima favorável que país oferece principalmente para as commodities agrícolas. Desse modo, o mercado mundial enxerga o Brasil como um grande produtor e exportador das categorias minerais e agrícolas como: o café; minério de ferro; petróleo; soja entre outros produtos. Assim como mencionei, as commodities contribuem fortemente para estabilidade da economia no país. Segundo os especialistas, cerca de 6,5% do Produto Interno Bruto – PIB de todo o Brasil está ligado a exportação das commodities! 

Projeções do mercado de commodities 

Projeções do mercado de commodities
Fonte: Google

Segundo as projeções do mercado de commodities para o segundo semestre desse ano, apesar da crise o mercado continuará valorizado. Porém, vale ressaltar que, alguns economistas alertam os investidores sobre os cuidados com a volatilidade de valores das commodities. Pois, alguns o segmento de commodities de outros países são mais voláteis do que outros, isso ocorre com frequência. Por que independente o cenário econômico do país, o segmento responde a volatilidade da demanda mundial.  

Assim como mencionei, o mercado mundial enxerga o Brasil como um grande produtor das categorias mais populares no segmento de commodities minerais e agrícolas como: o café; minério de ferro; petróleo; soja entre outros produtos. Assim sendo, as commodities contribuem fortemente para estabilidade da economia no país. Isso significa, que esse mercado geralmente impulsiona a economia de vários países, semelhante a bolsa brasileira! 

Por fim, mas não menos importante como mencionei segundo os economistas que analisam o mercado das commodities; esse segmento segue se adaptando a crise financeira. Além de se tornar um dos mercados mais importantes desde que a pandemia da covid-19 tomou conta das principais economias do mundo! Portanto, para os anos seguintes as projeções indicam crescimento gradual e expansão do mercado. 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com os seus amigos e familiares, depois volte para conferir as novidades do mundo das finanças! Memivi.