Projeções do mercado financeiro em 2022

Confira o balanço das bolsas mundiais e as projeções do mercado financeiro. Fique por dentro!

Projeções do mercado financeiro
Fonte: Google

Os mercados internacionais iniciam o ano com um clima misto, segundo os economistas as projeções do mercado financeiro para esse ano estão imprevisíveis. Nesse sentido, o futuro de Wall Street que é um dos principais centros financeiros do mundo apresentou queda recentemente. Por outro lado, os indicadores europeus tentam se firmar em um terreno positivo apesar da crise. Portanto, esse é o resultado da recuperação da economia mundial.

Ainda sobre os indicadores da Europa, eles seguem aguardando o discurso do presidente do Banco Central Europeu que poderá ser decisivo em relação a esse ano. Além disso, um dos principais destaques do mercado mundial está com os resultados da bolsa de Xangai que teve um aumento de 2%.

A bolsa atingiu esse resultado, depois de ter passado um período em recesso para o Ano Novo Lunar. Nesse sentido, as projeções do mercado financeiro apresentam uma oscilação em vários setores durante os meses desse ano. Na China, por exemplo, o minério de ferro teve um aumento de aproximadamente 3 pontos percentuais.

Vale ressaltar ainda que, nas projeções do mercado financeiro previu uma queda no segmento do petróleo em Londres. Apesar do resultado negativo, o barril do tipo Brent segue sendo vendido com o valor de US$ 92.

Assim como, esse segmento outros devem sofrer altos e baixos durante esse ano, ou seja, a dica dos economistas para os investidores é estudar quais são os ativos mais atraentes para investir. 

Veja mais.

Balanços semanais  

Nesse contexto, o movimento das commodities passará a fazer parte do mercado financeiro do país. Sendo assim, durante a temporada de balanços empresariais, resultado dos investimentos dos grupos começam a tomar forma nesse início de ano. Visto que, o banco Itaú e o Bradesco divulgaram os seus levantamentos relacionados ao segmento de celulose. 

Seguindo esse caminho o BB seguridade já apresentou o seu balanço bem antes do pregão começar as negociações. Diferente do grupo do mesmo segmento, Porto Seguro que apresentou o seu balanço no fechamento da bolsa.  

Portanto, o BB apresentou um crescimento de aproximadamente 31 pontos percentuais. Segundo o BTG Pactual esperava, assim sendo, na perspectiva para Porto Seguro o grupo sofreu uma queda de 26% em seu lucro líquido. Essa queda totalizou 345 milhões de reais.

Depois da surpresa com a divulgação do reajuste do IPCA o mercado segue atento as próximas perspectivas. Assim como, as próximas reuniões do Copom onde serão decididos se haverá um novo ajuste ou não.  

Meses seguintes 

Nesse contexto, apesar do susto com mais esse aumento do IPCA de 0,58 pontos boa parte dos economistas do mercado seguem refazendo as suas projeções. Segundo um relatório elaborado pelo Mercado Focus apontou que, o percentual do ajuste poderia ficar em torno de 0,47 pontos. Sendo assim, para o mês seguinte temos uma projeção de 0,84%. 

Desse modo, no final do primeiro trimestre a perspectiva para o mês de março chegou a variar entre 0,48 pontos até 0,50% ainda segundo o relatório da Focus. Assim, diante desses resultados os economistas informaram que a inflação suavizada para os meses seguintes do ano. Acabou acelerando o aumento de 5,29 pontos percentuais.  

Nesse cenário, alguns economistas mantiveram as suas projeções para a taxa Selic que em 2022 está em 11,75%. Porém, um mês antes essa taxa era de 11,50 pontos, contudo, levando em consideração as respostas que o mercado obteve no último mês. As projeções mudaram completamente em relação ao final desse ano. Portanto, com esse aumento de 9,25% ao ano com 1,5% de intervalo para cima ou para baixo.  

Projeções do mercado financeiro 

Projeções do mercado financeiro
Fonte: Google

Esse deverá ser o cenário, segundo as Projeções do mercado financeiro, sobre o Produto Interno Bruto-PIB. Existe uma previsão mediana, de aproximadamente 0,30% observando as respostas de alguns economistas que possuem as suas perspectivas relacionadas a economia mundial e do país.  

Assim como mencionei, os mercados internacionais iniciam o ano com um clima misto, segundo os economistas as projeções do mercado financeiro para esse ano estão imprevisíveis. Isso quer dizer que a chegada das variantes da covid-19 acabou deixando o mercado estremecido. Além disso, o boletim dos economistas sobre o PIB não é muito animador, pois a estimativa passou de 0,41 pontos percentuais para 1,69%.  

Ainda nesse sentido, não sabemos se mais ondas das variantes da covid-19 podem surgir. Com isso, mercado segue se recuperando da crise. Segundo a Focus para os anos de 2024 e 2025 o PIB deverá seguir a estimativa de 2,00% que é a mesma estimativa dos anos anteriores ao da chegada da pandemia do novo coronavírus.  

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida.