Preloader Image 1 Preloader Image 2

Queda acentuada do dólar preocupa investidores  

Com a reunião do FED se aproximando, a recente queda do dólar preocupa investidores. Saiba mais aqui!

Queda acentuada do dólar
Fonte: Google

Com a recente queda acentuada do dólar, muitos investidores passaram a prestar atenção no movimento dos segmentos de câmbio pelo mundo. Além disso, praticamente todos os investidores estão atentos ao resultado da reunião do Federal Reserve – FED. Ainda nesse sentido, o aumento dos juros no EUA promoveu cerca de três altas consecutivas de 0,25%.  

Segundo os economistas do mercado financeiro, com esse ajuste na inflação a projeção é de que o dólar encerre 2022 com um aumento de aproximadamente 5,3 pontos percentuais. Isso quer dizer, um aumento bem acima da meta de 2%; com o final do programa de estímulo à economia americana no mês de março desse ano.  

Ainda segundo a recente queda acentuada do dólar, durante a reunião do banco central americano as taxas de juros permanecerão entre 0% até 0,25 pontos percentuais. Vale ressaltar que, com os juros mais altos nos EUA os títulos soberanos elevaram a sua rentabilidade nas bolsas. 

Portanto, apesar da queda acentuada do dólar esses ativos que são considerados mais seguros devem aumentar o ingresso de alguns recursos para ajudar a economia americana. E desse modo, apoiar de certa forma o dólar que apesar de ter sofrido uma queda repentina ante o real, segue valorizado na bolsa. Saiba mais aqui! 

Reunião do Federal Reserve 

De acordo com os analistas, a projeções econômicas anunciadas pelo Federal Reserve recentemente deverá ser de novos ajustes. Portanto, alguns analistas preveem uma inflação persistente para o ano que vem justificando uma política monetária mais dura. Ou seja, o banco central do Estados Unidos reajustou a inflação para 2,6 pontos percentuais.  

Desse modo, os preços dos produtos nos Estados Unidos devem sofrer um novo ajuste de aproximadamente 2,2 pontos para o mês de setembro de 2022. Entretanto, as projeções relacionadas as taxas de desemprego apresentaram um recuo de 3,5%.  

Apesar desse recuo, a taxa ainda está abaixo do esperado para o mês de setembro que é de 3,8 pontos percentuais. Sendo assim, as projeções são medianas de acordo com os economistas que fazem parte do Federal Reserve. Ainda nesse contexto, a taxa de juros deverá sofrer mais um ajuste, ou seja, mais um aumento para elevar o seu nível atual. Sendo representado por 0,90 pontos percentuais até o final desse ano! 

Demais moedas 

Nesse contexto, as demais moedas dos países em desenvolvimento alguns desses países exportadores de commodities como os pesos chileno e mexicano, por exemplo. Passaram apresentar valorização no último pregão; alguns analistas atribuíram esse avanço nos preços dos produtos. Ao recente aumento do petróleo além do minério de ferro que apresentou um avanço significativo! 

Então, esse cenário precificado por praticamente todos os segmentos apresentou um aumento de 0,75% nos juros, de acordo com FED. O que poderá facilitar a manutenção do ritmo das taxas de juros nas próximas reuniões. Vale ressaltar que, alguns investidores estão apostando em ajustes mais intensos, o mercado segue atento as decisões do banco central norte-americano. 

Ainda nesse contexto, segundo a visão de alguns analistas o Federal Reserve – FED passou a emitir sinais de endurecimento em relação ao aperto monetário. Desse modo, o dólar deve ganhar ainda mais força passando a ser valorizado ainda mais. Vale lembrar ainda que, algumas indicações mais leves podem desencadear enfraquecimento da moeda. Ainda nesse sentido, a taxa Ptax deverá contribuir com a volatilidade no segmento de câmbio. Sendo essa taxa, referencial do mês de julho desse ano. Desde o início de 2022, o dólar já apresentou aumento de 3,80 pontos percentuais contra a moeda brasileira até o mês de julho. 

Queda acentuada do dólar preocupa investidores 

Queda acentuada do dólar
Fonte: Google

Portanto, após essa queda acentuada do dólar a inflação americana está preocupando alguns investidores, pois, chegou a ultrapassar 2% por longos períodos esse ano. Assim como mencionei, a projeção é de que o dólar encerre 2022 com um aumento de aproximadamente 5,3 pontos percentuais. Isso quer dizer, um aumento bem acima da meta de 2%; com o final do programa de estímulo à economia americana no mês de março desse ano. 

Vale ressaltar que, alguns investidores começaram a investir com cuidado, pois, a corrida eleitoral brasileira teve início. Desse modo, o mercado brasileiro deverá desacelerar um pouco, isso quer dizer, que muitos investidores estão atentos aos rumos dessas eleições. Na última sessão o dólar negociado no segmento interbancário fechou com uma valorização significativa de aproximadamente 0,02 pontos percentuais! 

Além disso, as projeções são medianas de acordo com os economistas que fazem parte de Federal Reserve. Ainda nesse contexto, a taxa de juros deverá sofrer mais um ajuste, ou seja, mais um aumento para elevar o seu nível atual. Sendo representado por 0,90 pontos percentuais até o final desse ano, como mencionei! 

Gostou desse artigo? Visite o nosso blog para saber mais sobre o universo das finanças. Esperamos por você! Memivi.  

Copywriter / Redatora publicitária Especialista em Economia, Investimentos e finanças. Sua maior paixão é contribuir com o crescimento pessoal e financeiro das pessoas!

Leave a Reply

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *