Rentabilidade do fundo verde: como funciona o multimercado brasileiro? 

Afinal, como funciona o multimercado brasileiro? Confira nesse artigo!

Rentabilidade do fundo verde
Fonte: Google

Entre as categorias de fundo de investimentos que existem nos dias atuais, o fundo verde vem se destacando. O principal motivo desse destaque, é que o fundo verde faz parte do multimercado, que é uma categoria diferente dos outros ativos. Então nesse artigo, vou te explicar como funciona o multimercado brasileiro e como você poderá investir nesse ativo! 

Fundos de investimentos representam cotas de ativos, desse modo, o investidor tem a opção de investir nas categorias de títulos que existem nesse mercado. Atualmente, o fundo verde tem chamado atenção dos investidores, pois, ele faz parte do multimercado. Com a crise na economia, investir em ativos variados pode ser uma saída para lucrar mais rápido. Ou seja, o multimercado possui esses ativos também conhecidos no mercado com fundos multi gerenciais. 

Além de entender como funciona o multimercado brasileiro, nesse artigo, você vai entender como o multimercado funciona de uma maneira geral. Nesse contexto, é importante lembrar que esses fundos de aplicações combinam as suas carteiras de ativos em categorias de renda fixa. Como, na categoria de renda variável, isso significa, que essas aplicações do multimercado são administradas por mais de um gestor! 

Logo, esses administradores possuem a responsabilidade de acompanhar de maneira detalhada a movimentação do mercado e da economia. Ou seja, além de entender como funciona o multimercado brasileiro será necessário acompanhar os diferentes cenários desse segmento durante o ano. Quer saber mais? Confira aqui! 

Lucratividade do fundo verde 

Sabemos que o mercado financeiro nem sempre está instável, portanto, é necessário acompanhar os diferentes cenários a cada trimestre. Por exemplo, em meados de 1997 a rentabilidade do fundo verde era de 19.910 pontos percentuais. Já em 2021 a lucratividade do ativo sofreu uma queda de –1,13%, contudo, no mês de maio desse ano a lucratividade do fundo chegou a 8,22 pontos. 

Portanto, se você deseja investir nesse fundo a taxa administrativa cobrada para o investimento é de aproximadamente 1,5 pontos percentuais. Vale ressaltar que, a quantia mínima para realizar o aporte geralmente é de R$ 50 mil. Segundo os economistas, esse fundo não está disponível sempre para novos acionistas. Sendo assim, se você deseja investir nesse fundo será preciso prestar atenção.  

Pois, ele não está disponível para investimentos na maior parte do tempo, quando o fundo abre as janelas para novas captações. O sistema não fica aberto por muito tempo, isso costuma ocorrer por que a demanda é grande. Ou seja, os investidores que desejam investir nesse ativo enfrentam uma concorrência grande.  

Conheça os fundos do multimercado brasileiro 

Assim como outras categorias de investimentos, esses fundos estão sujeitos ao um nível de risco moderado. Esse tipo de risco, geralmente é citado em ativos com performances abaixo do esperado pelo mercado. Podendo ter até uma performance negativa no pregão da bolsa, porém, são apenas projeções.  

Sabemos que o mercado financeiro possui os seus altos e baixos, segundo os economistas do multimercado os seus ativos possuem uma performance agressiva. Podendo ser mais agressivos do que os fundos de ações que possuem uma concorrência semelhante. Além dos fundos de cambio que estão sujeitos a performances agressivas! 

Vale lembrar que, o fundo multimercado não costuma seguir as mesmas regras de outros fundos, justamente por ter vários tipos de ativos. Além disso, o multimercado costuma misturar as classes de aplicações, podem apresentar uma lucratividade mais alta com riscos menores. Desse modo, os seus investidores podem ter diferentes perfis desde investidores conservadores até os acionistas mais agressivos. 

Como funciona o multimercado brasileiro? 

Agora que você já sabe como funciona o multimercado brasileiro, investir pode ser o seu próximo passo. Porém, como mencionei nesse texto antes de investir, você deverá traçar o seu perfil de investidor. É importante saber em qual perfil de investimento você deseja e pode realizar aplicações; isso pode poupar tempo e dinheiro. Além disso, até os investidores mais antigos costumam estudar e analisar o ativo antes de realizar o investimento! 

Rentabilidade do fundo verde
Fonte: Google

Assim como mencionei, desde que foi criado o fundo verde vem chamado atenção dos investidores, pois, ele faz parte do multimercado. Com a crise no cenário econômico, investir em ativos variados pode ser uma saída para lucrar mais rápido. Ainda nesse sentido, é importante lembrar que esses fundos de aplicações combinam as suas carteiras de ativos em categorias de renda fixa assim como na categoria de renda variável. 

Vale lembrar que, se você deseja investir nesse fundo será necessário ficar atento; pois o sistema não permanece aberto para captações por longos períodos, essa situação geralmente acontece por que a demanda é grande. Isso significa que, os investidores de perfis variados que desejam investir nesse ativo enfrentam concorrência acirrada! 

Gostou desse artigo? Permaneça no nosso blog para conferir as novidades relacionadas ao mundo das finanças. Compartilhe com os seus amigos e familiares! Memivi.