Quais os Riscos de Investir em Ações, saiba aonde investir seu dinheiro

Não corra os riscos de perder seus investimento aplicando-os de forma errada, saiba aqui com investir corretamente.
Publicidade

Você conhece o Real risco para um investir em ações? Infelizmente hoje a população brasileira não possui uma educação financeira adequada para poder saber quais os riscos de investir na Bolsa de Valores.

Hoje apenas 16% da população brasileira têm um fundo de emergência de aproximadamente R$ 2.500,00, infelizmente nosso país é muito fraco em relação ao investimento e ainda mais em relação à educação financeira.

Mas você leitor tem ciência de todos os riscos que podem ocorrer ao fazer um investimento? Você tem a verdadeira noção de como é investir na bolsa de valores? Por isso criamos esse conteúdo para poder explicar exatamente quais são os riscos de um investimento.

Publicidade

Risco de investir em ações

Para quem não sabe todo investimento possui um risco, é como uma probabilidade que não é calculada referente ao desempenho de investimento, não existe uma forma concreta e 100% real de se avaliar o risco de um investimento. Mas ele existe.

Como colocar em um exemplo fácil de entender, existem ações que são consideradas de terceira linha na Bolsa de Valores, elas não são procuradas pelos investidores de médio e grande porte, não possuem um valor alto, pois provém de empresas que estão em recuperação judicial, que não possui uma credibilidade muito alta no mercado, portanto investir na bolsa e nessas ações é um risco de investimento já que o investidor poderá ter ganhos acima dos 100% como também poderá trabalhar com percentuais negativos e assim prejuízo.

Já os investidores que optam por ações mais defensivas, que independente do curso do mercado o mesmo da recessão elas não sofrem impacto no serviço sem, tem um investimento mais seguro e não está suscetível a mudanças do mercado um exemplo clássico desse tipo de ação defensiva são as empresas bancária do setor elétrico.

Quanto maior é o retorno numa variação de uma ação consequentemente maior é o risco, quanto menor é o risco de oscilação e efeitos negativos nação, menor é o retorno dela.

O segredo para saber quais os riscos de investir na Bolsa de Valores é saber ter investimentos que equilibre ambos os lados de baixo a alto risco.

Publicidade

Quais os tipos de riscos para investir em ações

Agora que você já tem conhecimento sobre a realidade do risco de investimento, vamos explicar para você quais são os tipos de risco em investir em ações já que quando você compra uma ação você acaba se tornando sócio da empresa em questão .

Risco de liquidez

Aí tem mais um risco quando você tem dificuldade de encontrar um investidor para poder comprar as ações que você queira vender. Você pode balancear o risco de liquidez tendo ações de empresas sólidas, com alta credibilidade e que acabam tendo bastante demanda e logo boa liquidez.

Risco de mercado

E quando há interferências internas, o que são fora de controle da empresa que está com as ações para venda ponto com isso o preço da ação acaba se desvalorizando Já que é um risco de mercado que tende a variar conforme taxas de desemprego, juros, variações na inflação e economia.

Aqui é um bom exemplo de como não tem como prever os riscos de uma ação, fatores externos não tem como contornar e por isso é importante saber quais os riscos de investir na Bolsa de Valores.

Publicidade

Risco da empresa

E quando a empresa não possui uma alta rentabilidade, ou seja ela não tem uma boa avaliação pelo mercado. Só empresas que têm problemas de caixa ou endividamento e por isso o preço de suas ações acabam caindo muito. Por isso é importante uma análise das Finanças da empresa que você pretende comprar as ações, para saber a saúde da organização e se vale a pena comprar e Investir na bolsa.

Risco da corretora

Sempre falamos sobre a importância de ter corretoras para investir na Bolsa, mas se a corretora quebrar?

Sim esse é um risco que o investidor corre, já que a corretora de valores é responsável por toda intermediação de compra e venda entre as empresas e os investidores de ações.

Publicidade

Quando isso acontece as ações dos investidores não são afetadas, o problema é o dinheiro investido na conta investimento que a controlada pela corretora que pode acabar sendo confiscado em caso de falência.

Em resumo neste artigo vamos explicar que investir na bolsa não é feito no achismo, é importante você ter conhecimento, você estudar e ser acompanhado de perto por profissionais.

Hoje se alguém perguntar quais os riscos de investir na Bolsa de Valores, você terá a certeza de responder que é o próprio investidor.com portamentos inadequados, que correm riscos desnecessários para ter uma lucratividade muito alta, sem ter o perfil ideal ou a paciência acabam levando a colapsos financeiros.

Não sabe qual corretora escolher? clique no botão a baixo e veja quais são as melhores corretoras de 2020

Publicidade

Gostou do nosso conteúdo? Não esqueça de compartilhar com os seus amigos nas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *