Mercado de capitais: saiba mais sobre a análise gráfica!

Neste artigo, você vai saber mais sobre a análise gráfica para potencializar os seus ganhos. Fique por dentro!

saiba mais sobre a análise gráfica
Fonte: Google

Se você quer começar a investir no mercado de capitais está no artigo correto. Primeiramente, é preciso entender que esse mercado exige dedicação e uma boa análise para que as suas decisões sejam as melhores possíveis. Pois, a principal finalidade de um investidor é poder potencializar os seus investimentos com variadas operações.

Pensando nisso, nesse artigo você vai saber mais sobre a análise gráfica. Essa análise, normalmente usa gráficos com todo o histórico dos ativos desse setor. Portanto, a análise gráfica costuma alinhar movimentos feitos por investidores em relação a compra e venda de ações.

Desse modo, podemos afirmar que essa estratégia está diretamente ligada à lei de oferta e procura de ações. Se você está iniciando as suas operações no mercado financeiro, não se preocupe, esse assunto é mais fácil do que parece! 

Podemos afirmar que, a análise gráfica também pode ser chamada de análise técnica! Pois, as duas podem ser utilizadas pelos investidores desse setor, ou seja, para quem costuma fazer especulação de valores!

A ideia central dessa análise é recorrer a conceitos estatísticos e matemáticos para avaliar com exatidão o fluxo que alguns ativos possuem.

Por isso, é necessário que você saiba mais sobre a análise gráfica. É importante que você saiba mais sobre análise gráfica, pois, esta técnica facilita o entendimento do comportamento de valores que alguns ativos apresentam ao longo do tempo.

Trata-se de um recurso criado para analisar e identificar padrões e prever tendências de ações com uma lucratividade maior.  

Compreenda mais a seguir:

Entenda a importância da análise gráfica para a análise de investimentos 

Através dessa análise que boa parte dos operadores e especuladores desse mercado, conseguem de fato tomar uma decisão em relação a um determinado ativo. Essa estratégia vale tanto para compra como para a venda. Desse mesmo modo, vale para a conservação de determinados ativos. Portanto, a análise gráfica acaba contribuindo para que o investidor entenda como um ativo se comporta diante do mercado. 

Assim como, os investidores que costumam fazer aplicações nesse segmento se comportam. Na prática, essa estratégia se trata de uma grande aliada para o acionista que deseja realizar operações no mercado de capitais, principalmente nas operações de curto prazo. Essa análise técnica foi criada por Charles Dow, segundo a sua teoria o setor costuma repetir alguns comportamentos com o passar dos tempos.  

Assim, é possível criar estimativas de fluxo e de valores para o investimento em algumas ações! Portanto, para poder acompanhar a análise gráfica é importante que você conheça os fundamentos e como eles reagem ao mercado. Em sua base, a estratégia da análise gráfica consolida que os valores dos ativos já descontam alguns fatores.

Por isso, dentre eles está a lógica de setor. Portanto, podemos afirmar que a análise não leva em consideração as notícias que surgem no dia a dia. De fato, o que deve ser importante é o comportamento do ativo no mercado! 

Tendência de valores 

Nesse contexto, um dos princípios mais importantes dessa teoria é que os ativos desse setor geralmente apresentam comportamentos similares ao longo da sua história! Tendo em vista esse comportamento, é natural que os valores sigam uma tendência passada – ou seja, esses ativos costumam adotar um rumo bem diferente.

Sendo assim, com essas variações a estratégia da análise gráfica pode ajudar bastante no ganho de lucros apesar da oscilação do mercado. Nesse mercado, essa estratégia para se obter o ganho é mais conhecida como operação vendida e comprada, que também pode ser chamada de venda a descoberta.

Trata-se de uma estratégia para obter ações de baixo custo e ainda ter lucratividade, isso geralmente ocorre quando o ativo sofre queda na bolsa.  Portanto, essa é a base da teoria! Essa natureza que ajuda alguns acionistas a tentar prever ou fazer as suas projeções em relação as oscilações do mercado, e como consequência esses acionistas acabam lucrando com essas projeções.

É natural e compreensível que os investidores mais novos se sintam um tanto confusos quando iniciam os seus investimentos. Afinal, existe muita informação no mercado financeiro, não é mesmo? 

Saiba mais sobre a análise gráfica e quais são os tipos de gráficos mais usados nessa técnica. 

Se você está começando nesse mercado, será necessário que você saiba mais sobre a análise gráfica para poder usá-la em seu favor. Sendo assim, na hora de fazer os seus investimentos você pode acompanhar uma série de gráficos para poder fazer a sua análise de maneira mais confortável. Então esses gráficos podem ser: linha – é um gráfico de linha que indica os preços do fechamento dos ativos; o gráfico renko – são formados por blocos que indicam as variações dos valores de alguns ativos mais importantes, nesse gráfico o tempo não é levado em conta! 

saiba mais sobre a análise gráfica
Fonte; Google

Ainda existem mais dois gráficos que são: a barra – que é uma variação do gráfico de linha, contudo, a sua variação apresenta projeções bem diferentes das apresentadas no gráfico de linha! E por fim, temos o gráfico candles – que é um mais o conhecido nesse mercado, justamente, por trazer várias informações em um único lugar. Pois, a sua tendência é mostrar o comportamento do ativo ao longo do tempo.  

Nesse contexto, esse é um mercado de especulações, logo, entender sobre oferta e procura é fundamental para quem deseja entrar nesse mercado. Inclusive, alguns traders conseguem se adaptar perfeitamente ao recurso da análise gráfica, pois, essa análise pode ser um excelente recurso para realizar operações de day trade. Tendo em vista, que os gráficos ajudam a prever as próximas tendências dos ativos.  

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida.