Sonho em viver de renda, mas não sei por onde começar.

Aposentar sem depender da previdência social, parar de trabalhar e viver de renda. São sonhos possíveis de alcançar. Confira.
Anúncios


Fonte: Google

Podemos dizer que viver de renda é quando uma pessoa deixa de trabalhar e tem uma quantia todos os meses o suficiente para suprir as necessidades e vontades.

Essa renda pode vir do aluguel de imóveis, ou rendimentos de investimentos.

O sonho de muitos brasileiros é uma renda ou mais, que permita parar de trabalhar e alcançar a tão sonhada independência financeira. Porém, como conseguir ter os gastos mensais pagos, sem depender de um salário mensal e ainda aproveitar a vida com a família?

Para isso existem alguns fatores que são importantes e devemos priorizar para aumentar o patrimônio, e como consequência a liberdade de poder fazer o que quiser.

Viver de renda, por onde começar?

Primeiramente, o conceito de patrimônio líquido deve estar claro, para ter um norte e saber quais as prioridades.

Portanto, Patrimônio Líquido é o resultado da diferença entre os ativos e passivos de uma pessoa ou empresa.

Para saber quanto uma pessoa possui, basta somar todos os ativos, por exemplo, carros, imóveis, investimentos, tudo aquilo que pode ser transformado em dinheiro e subtrair do saldo devedor das dívidas Construindo patrimônio.

Esse conceito é importante pois, a maioria das pessoas acreditam que um carro financiado por exemplo, é patrimônio. De fato, mas somente após a quitação do financiamento, e este ativo se tornar um patrimônio sólido.

Viver de Renda: Elimine dívidas

Não se constrói um patrimônio estando endividado. Embora essa seja a realidade de muitos brasileiros, saiba que é possível mudar de vida, para isso, o primeiro passo é se livrar das dívidas, negocie com os credores.

Agora, crie metas, se organize e siga a risca um bom modelo de orçamento pessoal. E o principal, corte gastos desnecessários, na maioria das vezes, as pessoas estão endividadas por que gastam mais do que ganham e quase sempre é na aquisição de coisas que não tem a menor importância.

Cuide da sua renda

Crescer patrimônio depende totalmente da renda, que pode ser o salário mensal, ou os ganhos como autônomo.

Existem dois tipos de renda, que são chamadas de ativa e passiva.

  • Renda ativa é o salário que uma pessoa recebe, ou seja, seu emprego. Mas também pode ser o pró-labore de um empresário.
  • Renda passiva é todo dinheiro que uma pessoa recebe sem depender do esforço do trabalho, como por exemplo, ganhar na loteria.

Cuide bem da renda ativa. Caso contrário, acumular patrimônio será quase impossível. Afinal, não dá para ficar  contando com a sorte de acertar os números da mega sena.

Viver de Renda: Crie novos hábitos

Não basta reduzir gastos diários, para acúmulo de bens, embora seja importante, mas não vai ser somente deixando de tomar o cafezinho que seus ativos irão aumentar.

Crie hábitos de juntar dinheiro. Faça um planejamento, reserve todo mês uma quantia. Seja em caderneta de poupança e nas muitas opções de investimentos mais rentáveis que existem no mercado.

Fonte: Google

Aumente os rendimentos

Imagine como seria sua vida, se todos os meses caíssem valores em sua conta, mas sem precisar trabalhar. Isso é possível, investindo o seu dinheiro.

São indicados alguns investimentos, a curto, médio e longo prazo.

O primeiro passo é abrir uma conta em uma corretora de valores. Depois descubra qual o seu perfil de investidor.

Existem vários tipos de investimentos, alguns que é possível ter noção do quanto irá render e pode ser resgatados a qualquer momento. E têm aqueles com riscos maiores, mas que os rendimentos são melhores.

Para acumular patrimônio, e ter o dinheiro trabalhando para você, a melhor maneira é através de investimentos no longo prazo. O investidor gasta menos tempo analisando ativos e também paga menos impostos e taxas, e os juros compostos é a maior vantagem.

Mas não é tão simples assim. Por exemplo, uma pessoa que não tem a menor noção não pode começar sua vida de investidor dessa maneira. É preciso conhecimento como aprender escolher bons ativos para aplicar seu dinheiro.

Viver de Renda: Quando devo parar de trabalhar?

Primeiro verifique com quantos anos deseja parar de trabalhar e viver de renda.

Depois, defina o quanto você precisa ter por mês para manter o seu padrão de vida, isso vai variar de cada pessoa, por isso é tão importante fazer um cálculo.

Uma pessoa precisa ter um determinado valor aplicado, rendendo entre 0,4% ou 0,5% ao mês, sendo assim, para uma renda mensal de R$ 5.000,00, é preciso ter R$ 2.0 milhões, esse deve ser o valor que vai precisar para se aposentar.

Portanto, uma pessoa não vai conseguir alcançar a liberdade financeira sem unir todos esses fatores que mencionamos, sempre dosando, pois não adianta ficar livre das dívidas e somente juntas dinheiro, deixando em aplicações que não rendem muito como gostaria.

Gostou do artigo? Compartilha com seus amigos, em suas redes sociais e ainda com os seus familiares. Não esqueça de ler outros artigos sobre o assunto aqui no blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *