Taxa de custódia reduzida: tesouro direto com menor taxa esse ano

Quem tem recursos no tesouro direto estão pagando menos taxa para manter seus investimentos esse ano. Continue aqui e saiba mais!

Taxa de custódia reduzida
Fonte: Google

A mudança teve início desde o dia primeiro de janeiro, com a taxa de custódia reduzida os investidores podem aproveitar melhor as oportunidades. Sendo assim, de acordo com o Tesouro Nacional, essa redução se dá como parte de um compromisso firmado entre o Governo e a Bolsa de Valores do Brasil. Então, com essa medida o tesouro direto deve ficar mais acessível e barato, além de liquidez e segurança para os investidores. 

Quem busca outra opção para investir além da caderneta de poupança sem dúvidas opta pelo tesouro direto. Sendo assim, nos últimos anos esse tipo de investimento vem atraindo milhares de brasileiros que buscam dar o primeiro passo como investidores. Assim, criado em 2002 pelo Tesouro Nacional, órgão responsável por gerir a dívida pública, logo, esse tipo de investimento permite que pessoas físicas possam comprar papéis do governo federal.  

Para facilitar o entendimento, digamos que ao adquirir um título do tesouro direto você estará emprestando seu dinheiro ao governo.

Então, no início as corretoras e bancos exigiam uma taxa administrativa e a Bolsa de Valores do Brasil tinha uma taxa de custódia de 0,5%. Assim, com o passar dos anos as taxas de administração foram extintas e a taxa de custódia regrediram significativamente. 

Portanto, se o assunto chamou a sua atenção não deixe de ler todo o conteúdo até o final. Vamos falar mais sobre as mudanças que já estão em vigor desde o início do ano, e falar sobre essa taxa de custódia reduzida.  Então, grude seus olhos aqui na telinha e me acompanhe até o final. Vamos lá! 

Taxa de custódia reduzida, o que muda para os investidores?  

Com a taxa de custódia reduzida, os investidores terão que pagar menos taxas enquanto seu dinheiro estiver aplicado em títulos no tesouro direto. Como vimos, a nova medida entrou em vigor desde o dia primeiro de janeiro deste ano.

Assim, a partir desta data a taxa de custódia foi reduzida de 0,25% para 0,2%. Contudo, essa redução vai dar mais condições para os investidores na aquisição de papéis.  

Essa medida foi anunciada em outubro do ano passado, no evento da Semana do Investidor, que foi realizado pela Comissão de Valores Mobiliário junto com a B3.

Nesse caso, a taxa de custódia ou manutenção dos títulos públicos adquiridos por pessoas físicas são repassadas para a Bolsa de Valores.

Contudo, ela recebe essa remuneração pelo serviço a cada 6 meses, uma em janeiro e outra em junho. Outra novidade é que além da taxa de custódia reduzida, desde agosto de 2020 que os investidores com até R$ 10 mil aplicados no Tesouro Selic.

Assim, o título é corrigido pela tabela de juros básicos da economia, e estão totalmente isentos da taxa de custódia. Então, as taxas só serão cobradas para esse segmento, quando o saldo for acima dos R$ 10 mil aplicados no Tesouro Selic.  

Forma de captar recursos. 

Como uma excelente forma de rentabilidade, o investimento no tesouro direto é uma ótima opção de poupar dinheiro a longo prazo com toda segurança, além da taxa de custódia reduzida. Sendo assim, desde sua criação pela Secretaria do Tesouro Nacional do Brasil em parceria com a B3, que pessoas físicas ganharam uma forma alternativa de aplicar seus recursos de forma democrática com rentabilidade e segurança.  

Por outro lado, a venda de papéis pelo governo federal tem como objetivo captar recursos para pagar dívidas. Sendo assim, as pessoas físicas podem adquirir títulos do tesouro direto via internet, sem intermediação de agentes financeiros.

Assim, como vantagens os investidores recebem o valor com um adicional que varia de acordo com a taxa básica da Selic, índice de inflação, câmbio ou uma taxa determinada previamente no caso dos títulos pré-fixados.  

Logo, outra vantagem é a presença de informações sobre a rentabilidade bruta da aplicação para períodos diferentes. Assim, os investidores poderão consultar qual rendimento de sua aplicação, o mês ou ano, nos últimos 12 meses. Além, de ter acesso aos dados como taxas de impostos, taxas devidas, valores investidos e sua rentabilidade.  

Conclusão.  

Taxa de custódia reduzida
Fonte: Tesouro Direto

Como vimos a taxa de custódia reduzida traz mais uma vantagem para os investidores que adquirirem os títulos. Contudo, você ainda tem outras vantagens como: ótima rentabilidade, investimentos diversificados, a liquidez é garantida pelo Tesouro, e você tem o maior poder na tomada de decisões. Além do risco baixíssimo pelo mercado financeiro.  

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida.