Entenda como funciona a teoria econômica curva de laffer!

Com a tributação cada vez mais alta, O Governo enxerga na teoria econômica curva de laffer uma alternativa para financiar as suas despesas. Fique por dentro!

teoria econômica curva de laffer
Fonte: Google

É comum que em época de crises financeiras o Governo aumente os impostos para poder arrecadar mais dinheiro. Esse é um recurso usado para financiar as suas altas despesas, porém, o economista que criou a teoria econômica curva de laffer, Arthur Laffer, sobre o argumento de que a redução da tributação poderia resultar em uma arrecadação tributária bem maior! 

Pois, com o aumento dos impostos a ampliação de valor recolhido não passa de ilusão. Por isso, nesse artigo você vai compreender como Laffer usou a sua teoria para tornar a redução na tributação possível. A teoria consiste na comparação dos impostos, mas isso eu vou detalhar ao longo do texto.  

Atualmente, um dos principais desafios para os economistas é encontrar qual o imposto ideal, ou seja, qual o imposto aplicado possui mais chances de trazer rentabilidade para os serviços públicos.

Desse modo, com a descoberta da teoria econômica curva de laffer a possibilidade de encontrar um imposto onde o consumidor possa pagar os seus impostos corretamente aumenta! 

Nesse artigo, você vai entender a importância da teoria econômica curva de laffer, que poderá ser aplicada em diferentes cenários.

Ou seja, você também vai aprender como de fato ela funciona e quais são as suas principais vantagens e se há alguma desvantagem.

Saiba mais aqui! 

Como a teoria funcional? 

Como você certamente já deve ter entendido, a teoria econômica curva de laffer refere-se à relação entre os valores que o Governo arrecada e as alíquotas cobradas de maneira diferente. Pois, cada alíquota é cobrad de maneira diferente. O nome de curva de laffer foi dado para homenagear o economista americano Arthur Betz Laffer!  

Apesar de levar o seu nome, a teoria se tornou popular apenas na década de 1970, onde passou a ser usada por economistas com frequência. Segundo Laffer, informou que o conceito da sua teoria não era original! Ainda segundo ele revelou que as suas pesquisas tinham como origem uma obra com data de 1377, intitulada de Al muqaddimah, do autor polímata Ibne Caldine. 

Foi então, por meio dessa obra que Laffer percebeu que o recolhimento dos impostos feito pelo Governo quando comparada à porcentagem cobrada para custear os gastos do Governo não operava em linha reta, ou seja, não trazia a rentabilidade necessária para cobrir todos os gastos.

Todavia, a alíquota se movimentava de maneira semelhante a uma analogia. Em outras palavras, imagine um gráfico com um pico e pontos determinados com oscilações constantes – parecido com uma curva e não uma linha reta! 

Vantagens  

Dentre as vantagens da curva Laffer está a maneira prática de enxergar como a alta da carga tributária não chega a lugar algum. Segundo Laffer, ter muitos impostos não querem dizer que as arrecadações trazem rentabilidade. Tendo em vista, a sua simplicidade é fácil aplicar uma curva Laffer basta acrescentar: o nível de desempenho tecnológico dos meios de produção dos produtos; o retorno e os riscos que envolvem o negócio. 

Assim como, os hábitos e preferências de consumo dos consumidores, portanto, não é necessário ter conhecimento sobre finanças para entender como a curva funciona. Na verdade, é mais simples do que parece! Nos países onde os impostos são mais altos, o estudo feito por Laffer revelou que a redução nos impostos pode ser saudável para a economia. 

Além disso, a curva Laffer facilita a tributação de uma maneira geral, pois, com os impostos mais altos e agressivos o consumo tende a aumentar. Desse modo, a sonegação fiscal diminui e, assim, o Governo acaba arrecadando mais. Logo, entre as desvantagens estão as constantes oscilações da economia. Isso quer dizer que, os cálculos usados em um período podem não ser os mesmos um dia depois, por exemplo.  

Entenda a importância da teoria econômica curva de laffer 

teoria econômica curva de laffer
Fonte: Google

Se você deseja ingressar no mundo dos investimentos, antes de aplicar o seu capital é importante entender como a  teoria econômica curva de laffer funciona! Assim como, é importante saber quais os fatores que são usados na construção da curva que servem para impactar a economia do país. Boa parte dos analistas, usam a curva de Laffer na economia do país.  

Segundo os analistas, a carga tributária do Brasil nos dias atuais atingiu aproximadamente 36,5%. Isso é equivalente a um terço de todos os produtos e serviços vendidos no país, que está reservado para custear os gastos do Governo.  

Certamente, a partir desse momento você poderá investir com mais cuidado. Pois, poderá usar a curva de Laffer para avaliar se os impostos que serão pagos no investimento valem a pena ou não! Vale ressaltar a importância de conhecer a teoria da curva Laffer para investir com mais facilidade!  

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida.