Título de capitalização, entenda como funciona.

Você acredita que título de capitalização é investimento? Se sim, então fique conosco até o final e tire todas as dúvidas sobre este assunto.
Anúncios


Fonte: Google

Antes de mais nada, é provável que quase todas as pessoas já tenham ouvido falar em título de capitalização. Na dúvida, são alguns dos produtos que os gerentes dos Bancos tradicionais sempre tentam “empurrar” nos clientes. Logo, são muito populares no Brasil.

Antes de tudo, a aquisição pode se fazer em qualquer canal de venda. Isso significa , algum Banco ou outra instituição financeira, na qual precisa preencher a ficha de cadastro, com os dados do cliente. Bem como os detalhes do título, a quem será dao direito. Quer saber mais? Neste artigo daremos importantes informações como, regras, valores, e entender qual o objetivo do título de capitalização. Que diferente do que muitos imaginam, não se trata de investimentos.

Título de capitalização saiba tudo que ninguém jamais contou.

Título de capitalização: Como funciona

Capitalização é um produto muito popular no país; mas infelizmente muitos brasileiros compram os títulos na maioria das vezes sem saber ao certo do que se trata. Desse modo, são enganados acreditando que o dinheiro mensal irá render, aliás até rende, mas alguns detalhes não ficam claros.

Sendo assim, “Título de Capitalização” trata-se de um título de crédito que é ofertado por muitas instituições financeiras. Que do mesmo modo, após o cliente adquirir o produto tem prazo determinado para deixar o dinheiro “guardado”; e concorrer a vários prêmios (durante esse período). Essa modalidade tem sua regulamentaçaõ pelo órgão Susep *Superintendência de Seguros Privados.

Mas, com títulos de capitalização, o cliente irá receber ao final da “aplicação” o dinheiro de volta com acréscimo; ou seja, durante o tempo determinado ter um reajuste. No entanto, será subtraído uma parte da cota por participar dos sorteios, além da taxa de administração. Esses detalhes muitas das vezes não ficam claro nessas cobranças e as pessoas acreditam que estão fazendo investimentos. Dessa forma, ainda acham vantajoso participar de sorteios, pois veem uma chance de melhorar a vida.

O que irá ocorrer com o dinheiro aplicado?

Sendo assim, entenda melhor o que acontece com o dinheiro aplicado em títulos de capitalização. Em primeiro lugar, o dinheiro que o cliente irá receber no final tem sua correção pela TR (Taxa Referencial). Inclusive a mesma taxa que atualizad valores aplicados em poupança.

Logo, os rendimentos serão: Remuneração = Remuneração + taxa referencial, ou seja, juros de popança (ao mês) + TR. Mas, se a taxa da poupança é baixa, menor a TR que não tem atualizado e está zero. Porém, não é só isso, aquele valor pago mensalmente da capitalização tem sua divisão em três partes como mencionamos (sorteio + taxa administrativa + capitalização). Sendo assim, o valor que o cliente irá receber não terá como referente o valor total pago; por que este teve sua divisão, o que rende é somente a cota de capitalização.

Título de capitalização: Formas de pagar

Fonte: Google

Antes de comprar título de capitalização, veja as formas de pagamentos, há três maneiras:

  • Pagamento Mensal – PM,
  • Pagamento Periódico – PP,
  • Por fim, Pagamento Único – PU.

Além disso, conheça os prazos, que são, período para pagar o título, prazo da vigência. É o tempo entre o início até o final da aplicação. Bem como, o prazo de carência se refere ao prazo mínimo que o valor precisa ficar aplicado na instituição. Desse modo, caso seja retirado antes estará sujeito a multa.

Títulos para outra pessoa

Existe essa opção, neste caso o cliente que adquirir o título será o responsável por fazer os pagamentos. No entanto deve definir no ato da contratação quem deve ser o titular. Em outras palavras, quem irá assumir os direitos relacionados ao título, como sorteios e resgate, podendo ser a mesma pessoa. Assim, quem faz o pagamento também terá o direito inerente.

Também se permite conceder parte do título, isto é, o resgate parcial a instituições que prestam assistencial social, devendo conter autorização descrito em documento especifico. Inclusive já indicando a entidade que irá receber o valor da capitalização.

Opções de títulos

Os bancos tornam disponíveis opções diferentes para essa forma de “econômica programada, com prazo definido”. Em outras palavras, o título de capitalização, para atender aos perfis diferentes de pessoas. Sendo assim, conheça todas as opções de títulos, confira os detalhes e verifique adequa ao perfil.

*Incentivo: Nesse modelo a capitalização está ligada a promoções comerciais lançada pelos bancos, que serve como incentivo. Logo o cliente tem direito somente a participação dos sorteios, somente se estiver com pagamento em dia.

*Popular: O cliente participa dos sorteios e concorre a vários prémios, no período vigente que consta no contrato. Mas, no final, irá receber parte do valor que teve o pagamento.

*Tradicional: Ao final do contrato, o cliente recebe o valor total de todos os pagamentos feitos, desde que tenha realizado em dia. Esse modelo gera multa em caso de resgate antecipado. Assim, não tem indicação para quem não pensa manter o acordo até o final.

*Programada: Esse modelo o cliente escolhe o modo do valor pago no final do prazo. Os sorteios são regulares, no qual os pagamentos são imediatos, bom como saldo aplicado.

*Filantrópica: Ideal para quem deseja participar de sorteios e promover alguma ação social, isso por que o cliente pode contribuir com instituição beneficente de assis. Social, concedendo o direito de resgate parte do saldo.

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Por fim, aproveite a oportunidade para conhecer outros artigos sobre o assunto aqui em nosso blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *