Renda variável: vantagens do stock picking!

Com o setor de renda variável lucrando com os juros baixos, entenda as vantagens do stock picking. Fique por dentro!
Anúncios


renda variável o stock picking!
Fonte: Google

Atualmente o setor de renda variável vem se beneficiando com os juros mais baixos e atraído cada vez mais investidores. Porém, para as pessoas que acham que todos os acionistas que aplicam na bolsa possuem retorno iguais. Saiba que essa não é a realidade dos fatos. Por isso, nesse artigo vou te mostrar as vantagens do stock picking e como você pode lucrar mais com essa estratégia! 

Primeiramente, vamos começar com a tradução dessa estratégia que significa escolha de ações. Afinal, trata-se de uma estratégia para escolher ações, ou seja, essa estratégia tem como finalidade principal localizar na bolsa ações que possuam potencial para render lucro acima da média no segmento! 

Na prática, é uma estratégia de gestão ativa de aplicação, isso mesmo, basicamente é uma estratégia que procura as melhores ações para se obter lucro.

Desse modo, o investidor obterá uma rentabilidade maior do que de costume, porém, para se obter essa rentabilidade antes será necessário, entender as vantagens do stock picking. 

Neste contexto, o termo pode parecer um tanto complexo, mas não é! Trata-se de estratégia passiva e que segue o mesmo desempenho do mercado financeiro.

Logo, as vantagens do stock picking tem como finalidade seguir os índices mais importantes para se ter uma referência na estratégia. Sendo assim, no caso de setor de ações brasileiras, o índice mais importante. Portanto, mais observado é o Ibovespa.  

Saiba mais a seguir, nos próximos tópicos.

Como o stock picking funciona?

Neste sentido, no stock picking geralmente é usado por muitos investidores de outros países, como, por exemplo: Warren Buffet. Trata-se de uma seleção de ações que podem ter um desempenho maior diante das outras ações em relação ao cenário que o mercado apresentar. Assim, simultaneamente esses papéis precisam ter baixo risco para que o investimento seja possível.  

Portanto, é uma estratégia simples, mas, pede bastante estudo! Sendo assim, para que você possa usar essa estratégia é necessário conhecer e fazer uma análise de cada ação. Pois, o mercado de ações é bem parecido com a vida: isso significa que, você possui uma previsibilidade sobre os dias a seguir, porém, sempre haverá imprevistos ou até obstáculos! 

Com excelentes expectativas. Contudo, isso não basta! É necessário que essas companhias possuam ações descontadas com relação ao valor na bolsa.

Além disso, elas precisam ter uma boa perspectiva de valorização. Ou seja, o valor do papel deverá refletir sobre a empresa, no caso de a empresa estiver sendo negociada com o valor abaixo, isso quer dizer que existe sim um potencial um upside.  

Upsise ou downside entenda diferença 

Nesse sentido, o termo upside é utilizado no mercado financeiro para classificar uma ação que possui potencial de valorização. Já o termo, downside significa que essa ação possui o potencial de desvalorização muito grande e, portanto, não tem potencial de valorização. Entretanto, essas análises precisam ser feitas sempre, pois, as ações costumam variar. Essa estratégia a empresa que tiver mais análises positivas possuem um índice de aplicações maior. 

É importante entender que, a estratégia se relaciona com o valor intríseco da empresa e não com movimentos de curto prazo do setor. Sendo assim, a estratégia apresenta várias vantagens principalmente para os investidores que pretendem deixar o valor investido a longo prazo! 

Geralmente, esse perfil de investidor costuma buscar potenciais de valorização para poder aplicar na empresa. Assim, os acionistas observam três critérios mais interessantes que são: margem de lucro; nível de endividamento dessas empresas, esse é um critério muitas vezes decisivo e por fim o retorno sobre o patrimônio líquido da companhia. Desse modo, a empresa que apresentar uma margem de lucro mais alta possui mais chances de ter vários investidores comprando as suas ações.  

Vantagens do stock picking 

renda variável o stock picking!
Fonte: Google

Portanto, as vantagens do stock picking se baseiam em um princípio de buscar empresas com ações que estejam com valores acessíveis. Visto que, não adianta possuir qualidade se a sua ação estiver com o valor elevado, pois, isso quer dizer que não existe valorização! Portanto, é importante recordar que o objetivo principal dessa estratégia é obter lucro. 

A estratégia do stock picking permite que o acionista possa adequar a sua carteira de papéis. Através dessa estratégia, o investidor de formar um portfólio mais agressivo ou defensivo. Assim, você poderá ter espaço para compor um conjunto para equilibrar os riscos que envolvem o mercado com o seu potencial de retorno.  

Vale ressaltar que, boa parte dos fundos de ações com administração ativa geralmente utiliza essa estratégia para obter ganhos acima da média. Portanto, agora que você já tomou conhecimento do stock picking pode analisar com mais facilidade as ações do mercado e qual o perfil de investidor é mais parecido com o seu! 

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida.