Cadastro positivo: o que é e como fazer?

Desvende os benefícios da ativação do seu cadastro positivo, com ele você terá o acesso facilitado as linhas de crédito.
Anúncios


Fonte: Google

Desde o dia 11 de janeiro de 2020, o assunto está em alta, e a maioria dos brasileiros estão em busca de como fazer cadastro positivo.

Afinal, a partir desta data os bancos e empresas estão liberados para fazer além das consultas habituais, pesquisas quanto ao Cadastro Positivo dos cidadão. Portanto será possível obter informações individuais como score de crédito, pontualidade de pagamento, como é o comportamento de gastos do consumidor, quantidade de consultas realizadas no CPF de cada pessoa, além disso, o histórico de compromissos no Serasa Experian, Boa Vista, SPC Brasil e Quod.

Então, se você está em busca de como fazer cadastro positivo, o que é e todas as outras informações que estão relacionadas ao assunto, este artigo pode te ajudar.

Acompanhe a leitura Cadastro Positivo: o que é e como fazer, e não corra o risco de não conseguir financiamentos, empréstimos e outras liberações de crédito importantes para você.

O que é cadastro positivo?

A princípio o é uma lista de pessoas que pagam suas contas em dia, ou seja, um quadro de bons pagadores. A enumeração é feita através do registro de pontualidade no pagamento de contas tais como:

  • Água
  • Luz
  • Telefone
  • Crediários
  • Financiamentos
  • Empréstimos

O Cadastro Positivo então, tem a finalidade de criar um banco de dados sobre os consumidores, que ficará disponível para as instituições privadas.

Para que serve e como ele funciona?

A ideia do é fazer com que seu histórico financeiro se torne uma referência para as lojas, ou instituições financeiras que tenham um sistema próprio de parcelamento de compras.

Portanto, ele beneficia tanto o comércio varejista ou financeiro, quanto o consumidor, pois ambos estarão amparados pelas boas ou más informações financeiras do cidadão.

Além disso, só empresas podem ter acesso aos dados disponibilizados pelo CP, então se você for pessoa física, não poderá visualizar nenhuma informação de um amigo por exemplo, da mesma forma que ele também não terá acesso a nenhum tipo de dado seu.

Como se inscrever?

Um nootebook com a tela aberta no site do Serasa Experian para Cadastro Positivo, e uma pessoa segurando o seu CPF na mão.
Cadastro Positivo no Serasa Experian

Participar é bastante fácil, rápido e simples, além disso é gratuito.

Primeiramente basta acessar o site do Serasa, logo depois:

  • Clique no botão “todos os sites”.
  • Em seguida selecione a opção “serasa cadastro positivo”.
  • Na página que abrirá clique em “abrir cadastro positivo grátis”.
  • Caso você já tenha uma conta no Serasa faço o login, ou então crie um cadastro gratuitamente.
  • Envie imagens que comprove sua identidade (rosto).
  • Logo depois envie as fotos de frente e verso de um documento que conste o seu número de CPF.
  • Logo após, é necessário a certificação se documentos foram enviados e aceitos com sucesso.
  • Por fim para concluir seu cadastro insira os dados do seu endereço, e confirme as informações clicando em: “Aceito continuar e abrir o meu cadastro positivo”.

Vantagens e Desvantagens

As principais vantagens para o consumidor, são:

Mesmo que não tenha conta em banco as compras no crédito ficarão mais fáceis, pois as lojas e prestadores de serviços podem analisar seu histórico de pagamento de contas, e oferecem assim, condições de pagamentos personalizadas para o seu perfil.

As condições de taxas de juros, quantidades de parcelas entre outras, poderão der definidas de acordo com o seu histórico de crédito.

Sua forma de avaliação ficará mais justa, além disso completa, considerando tudo que você paga, e não só o que você não pagou.

Os financiamentos e empréstimos poderão ser aprovados com mais facilidade, e consequentemente, menos burocracia.

Tendo consciência da sua pontuação de crédito, você poderá negociar melhores condições de pagamentos.

Em contrapartida, as desvantagens são:

  • O Cadastro Positivo não traz benefícios para o consumidor em curto prazo.
  • Existe a possibilidade do uso indevido dos dados do cidadão.
  • O mercado pode condicionar a liberação de crédito à inclusão no cadastro positivo. Em outras palavras, os bons pagadores que não queiram ser incluídos na base de dados do CP, podem ser prejudicados.

Existe diferença entre cadastro positivo e negativo?

Uma mão fazendo sinal de positivo, e outra mão fazendo sinal de negativo.
fonte: Google

Sim. E nós vamos esclarecer isso de forma fácil para você.

Negativo

Este tipo de cadastro tem informações bastante detalhadas sobre a inadimplência do cidadão. Portanto, ele só contém informações sobre as dívidas vencidas e não pagas das pessoas e empresas.

Em resumo, através do cadastro negativo é que se sabe se a pessoa está ou não com o nome sujo, ou devendo na praça.

Positivo

Diferentemente do Cadastro Negativo, neste tipo de cadastro é possível saber sobre o bom comportamento de crédito do cidadão.

Ou seja, tudo que o consumidor paga em dia também pode ser consultado.

Por exemplo, supondo que a pessoa está com apenas uma dívida em atraso, no entanto, possui várias outras contas que estão sendo pagas em dia, e então, existe a possibilidade de se colocar na balança o histórico de crédito de alguém.

Diferença entre eles

Em resumo, a principal diferença entre o Cadastro Negativo e o Cadastro Positivo, é o fato de que o segundo é mais justo, pois permite analisar de forma mais profunda a capacidade que uma pessoa tem de pagar as suas dívidas em dia.

Além disso, possibilitar uma queda bastante significante na taxa de juros para os consumidores que têm o costume de pagar as dívidas em dia.

Quais dados tem avaliação pelo Cadastro Positivo?

  • De acordo com o SPC – Serviço de Proteção ao Crédito, esses são os dados analisados:

01 – Valor total da compra
02 – Valor das parcelas
03 – Data dos vencimentos
04 – Data dos pagamentos
05 – Valor dos pagamentos
06 – Dados de cadastro do consumidor

Estou com o nome negativado. Posso fazer o Cadastro Positivo?

Sim. Quem está com o nome negativado pode entrar no Cadastro Positivo, e claro as contas que você paga em dia também estarão no seu histórico, e consequentemente podem te beneficiar em uma análise de crédito mais completa.

Bancos e empresas começam a consultar Cadastro Positivo

Desde o dia 11 de janeiro de 2020, os bancos, comerciantes e as empresas que emprestam dinheiro poderão consultar o Cadastro Positivo do cidadão.

Isso de certa forma ficou muito bom, pois agora além de um histórico de dados de dívidas não pagas, essas instituições poderão analisar também as contas pagas em dia de cada pessoa. Ou seja, aumenta as chances de conseguir empréstimos e financiamentos, além disso, de ter uma boa queda na taxa de juros.

Gostou do artigo?

Esperamos ter esclarecido todas as suas dúvidas sobre o Cadastro Positivo, no entanto, se você ainda precisa de ajuda, ou tem algo a acrescentar é só deixar nos comentários.

Aproveita e compartilha as informações com seus amigos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *