É comum para empreendedores que estejam abrindo um negócio ou até mesmo desejam melhorar seu estabelecimento recorrer a alguma linha de crédito. Sendo assim, atualmente no mercado existem diversas alternativas, porém, muitas com taxas de juros absurdas e muitas exigências. Entretanto, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, possui uma alternativa de crédito bastante interessante com as melhores taxas do mercado, ideal para empreendedores que possuem uma atividade produtiva de pequeno porte, empreendedor formal ou informal.
Com o microcrédito empreendedor BNDES, você terá um financiamento para utilizar como capital de giro, compras de insumos, compras de equipamentos e máquinas etc. Contudo, diferente dos crédito tradicionais, o crédito empreendedor BNDES auxilia no combate à desigualdade social por meio do empreendedorismo.
Como mencionamos na página anterior, o microcrédito possui uma taxa de juros menor que outras modalidades de crédito. Sendo assim, ao contratar essa modalidade a instituição financeira credora não poderá ultrapassar o limite máximo de 4% ao mês estabelecido por lei, isso já incluindo outras taxas de operações. Seja a seguir quem pode ter direito ao crédito e outras informações.
Quem pode obter o financiamento?
O Banco BNDES determina algumas regras para quem desejar contratar o microcrédito empreendedor BNDES. Sendo assim, uma das principais condições para obter o crédito é ser pessoa física ou jurídica empreendedora com atividade produtiva de pequeno porte, e possuir uma receita bruta anual igual ou inferior a R$ 360 mil. Além disso, o empreendedor deverá solicitar o crédito para melhorias específicas no negócio como capital de giro, investimentos em materiais, entre outras coisas.
Outras opções de crédito empreendedor BNDES
A instituição financeira possui outras alternativas de crédito para empreendedores com a finalidade de ampliação ou manutenção do seu negócio. Sendo assim, você pode contratar o Cartão BNDES. Com ele, você pode fazer a aquisição de equipamentos para seu negócio e parcelar em até 48 vezes fixas com taxa de juros de 1.61% ao mês. Além disso, com essa outra alternativa de crédito você terá um limite rotativo pré-aprovado, além dele ser aceito em mãos de 70 mil estabelecimentos espalhados pelo país.
Como solicitar o microcrédito empreendedor BNDES?
Existem duas alternativas para solicitar o microcrédito empreendedor BNDES. Sendo assim, o microempreendedor pode solicitar o crédito pela internet através do site oficial ou localizar o correspondente BNDES mais próximo de sua residência. Contudo, para poder solicitar o crédito é necessário é preciso estar preparado para algumas exigências como ser maior de 18 anos, ter CNPJ ativo e sem restrições, caso você seja empreendedor informal é necessário está com o RG, CPF e comprovante de residência. Agora, veja a seguir o passo a passo de como solicitá-lo pela internet:
- acesse o site oficial BNDES ou clique no link disponível na página. Em seguida você será direcionado para a página do canal MPME.
- navegue pela página, canal MPME até a opção “Crédito para Empreendedores” e clique no botão “SOLICITAR AGORA”.
- escolha qual a finalidade de crédito clicando no botão “Microcrédito até R$ 20 mil”.
- nesse momento será necessário informar quanto você precisa, faturamento do seu negócio nos últimos 12 meses e o número do CNPJ da empresa.
- nessa próxima etapa você irá preencher os dados da empresa e em seguida informar o destino do dinheiro emprestado.
- Após confirmar essas informações sua proposta será encaminhada para uma instituição financeira parceira do BNDES, agora é só aguardar a análise e a confirmação da aprovação ou não do crédito.
Conclusão
Como podemos ver, o microcrédito empreendedor BNDES é uma ótima escolha para quem se enquadra no pré-requisito desta modalidade. Afinal, ele é uma excelente opção de crédito para os empreendedores que desejam tirar o sonho do papel, tendo em vista as taxas de juros baixas que ele oferece e a facilidade na contratação para MEIs e empreendedores informais.