Black Friday: saiba como evitar fraudes com seus dados.

O período mais aguardado do comércio é o da Black Friday, inclusive para os golpistas. Pra te ajudar, deixaremos algumas dicas. Continue aqui e saiba mais.
Anúncios


Desafios da Black Friday
Fonte: Google

As fraudes e golpes ocorrem independente durante todo ano. Mas no período de promoções como a Black Friday e época festiva os golpistas se aproveitam, onde os consumidores saem às compras. Em especial por conta das milhares de promoções que se destacam nas grandes redes varejistas. 

Contudo, aproveitando-se que os consumidores estão com a atenção voltada para as facilidades e para os preços baixos. É nesse período de promoções que os clientes estão mais acessíveis às fraudes e golpes tanto no comércio físico quanto no comércio virtual.

Isso porque além dos preços e facilidades, a comodidade atrai os consumidores onde eles fazem mais uso dos cartões de crédito. Ainda, senhas, códigos de segurança e dados pessoais. O e-commerce também tem uma grande movimentação, pois pelo uso da Internet e redes sociais serem os meios mais comum crescem os números de golpes e fraudes.

Porém, para que os consumidores possam aproveitar a Black Friday e todo período de promoções de maneira segura, é necessário que redobre a segurança e os cuidados ao realizar suas compras, e assim não sofram fraudes e não caiam em golpes nas compras online. Mas não só os clientes devem redobrar a segurança, mas as empresas e lojistas também.

Cuidados de segurança das empresas e lojistas no período de promoções na Black Friday

O fato é que, contudo, a segurança deve ser sempre revista, atualizada e nesses períodos redobrada, por não é só consumidor que sofre com fraudes, o empregador e lojista também cai em golpes e tem muitos serviços de segurança e observações que devem ser revistas no período de promoções e que deve ficar em alerta durante a Black Friday.

Por isso é importante que a equipe esteja em sintonia e engajada com o ambiente e a gerência com os cuidados e práticas defensivas e os riscos do cenário, criando medidas de segurança. Garantir qualidade e políticas de segurança nos dados emitidos de ambos os lados como quem tem acesso aos dados e onde estão armazenados, a partir daí pode ser analisado os riscos e parâmetros para medidas de controle. 

É preciso fazer check-up no sistema periodicamente, mantendo os servidores atualizados, prevenindo riscos de acessos de hackers golpistas, uma equipe treinada é um dos maiores aliados, o entrosamento de funcionário e gestão torna a visão de riscos mais nítida, e por fim garantir sempre o serviço de backup com tudo salvo na nuvem vai ajudar se algo venha acontecer e tenha que recuperar dados perdidos ou vazado.

Cuidados que os consumidores devem tomar 

Comece se planejando, saiba exatamente o que deseja comprar e pesquise antes os preços, certifique-se que o produto que está procurando não teve aumento no valor original antes da Black Friday. É comum dos lojistas elevar o preço antes do período de promoção e voltarem a baixar para chamar a atenção do cliente. Você também pode fazer essa monitoria de preço nos sites. No período das pesquisas realizadas previamente, os clientes podem verificar o real valor dos produtos e quanto realmente custavam e se o frete teve alguma diferença, antes do desconto da Black Friday. Se por acaso o preço do frete tenha aumentado, o valor da compra no final acaba saindo o mesmo de qualquer outro período do ano.

Fique atento aos parcelamentos, às vezes o número de parcelas acaba tornando o produto mais caro, esse é um dos principais cuidados pois a oferta pode ser tentadora, mas no final não compensa. Prefira usar o cartão virtual nas compras online, por ter determinado tempo de disponibilidade no próprio app, ele expira e não é possível o uso após aquele prazo evitando clonagem e golpes.

Cuidado com e-mails falsos! É comum nesse período de promoção como o da Black Friday o recebimento de e-mails fakes. Assim, os hackers usam imagens e nome de grandes redes para aplicar golpes, por esse motivo certifique-se de está acessando sites oficiais. E não clicar em links que possam usar seus dados em fraudes.

Conclusão 

iugu vazamento segurança e informação
Fonte: Google

Visto que nunca estamos totalmente seguros e que não podemos baixar a guarda, continuar tomando o máximo de cuidados nunca vai ser um excesso. 

A Black Friday é uma grande oportunidade de comprar aquela TV que está de olho a tanto tempo. Mas os golpistas estão de olho nos nossos dados e por meio de correio eletrônico. Ou, Pix, senha, informações do cartão de crédito, CPF todo e qualquer opção de dados. Então fique ligado onde e como está usando essas informações.

O golpe tá aí, mas nós estamos atentos e não vamos cair, aproveite as promoções e não esqueça as dicas.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida.