Então, se o ano de 2020 está sendo difícil, para o estado de São Paulo ano que vem pode piorar. Isso por que foi anunciada alterações do redutor da alíquota do ICMS dos carros usados.
A princípio, O setor automobilístico, como muitos outros também sofreu durante a pandemia da COVID-19, desde as grandes fábricas, até as revendas de usados.
Dessa forma, as lojas sem poder abrir, a queda nas vendas resultou em prejuízos para muitos, e os menos preparados tiveram suas portas fechadas.
Com aumento do ICMS dos veículos usados no estado de São Paulo, como sempre, o consumidor final irá pagar a conta. É sobre este assunto que iremos falar.
Comprar um carros usados agora ficou ainda mais caro.
Sobretudo, Para os moradores de São Paulo, e que pretendem comprar um carro usado, saiba que isso irá custar mais caro em 2021.
Isso por conta da recente lei que altera o redutor da alíquota de ICMS para os veículos usados no estado, e que passa valer a partir do dia 15 de janeiro do ano que vem.
Para entender melhor, imagine um carro que custa R$ 30.000,00, veja essa simulação:
DADOS | 2020 | A PARTIR DE JANEIRO DE 2021 |
Veículo (Valor) | R$ 30.000,00 | R$ 30.000,00 |
% da redução / base de cálculo | 90% | 69,3% |
Redução / base ICMS | R$ 27.000,00 | R$ 20.790,00 |
Base ICMS reduzida | R$ 3.000,00 | R$ 9.210,00 |
Alíquota ICMS | 18% | 18% |
ICMS a recolher (valor) | R$ 540,00 | R$ 1.657,80 |
Um provável aumento de mais de 200%; E, pensando que somente no ano de 2019 mais de 3 milhões de veículos foram vendidos em todo estado. Entre vendas particulares, concessionárias, e donos de lojas, um grande volume que também será afetado.
As despesas que lojistas ou concessionárias têm quando compra um veículo, vai além de somente o pagamento do ICMS. Em muitos casos é preciso fazer uma revisão, reparo na pintura, limpeza e a garantia.
Portanto, para essas empresas terem lucro, outras despesas são levadas em consideração e repassadas para o consumidor final.
Quem mais perde com as mudanças de preço dos Carros usados?
Para compra de um carro zero, muitas pessoas, dão o usado na troca e os carros são avaliados pela tabela FIPE.
Mas quase nunca os lojistas pagam o preço da tabela, como citamos, muitos itens são analisados e levados em consideração para que o negócio de fato seja vantajoso, e a tendência é pagar menos no carro do cliente.
Essa parece a solução perfeita, mas geralmente uma pessoa que vende um carro, consulta o valor de tabela e não está nos planos receber menos do que o valor em mente.
Portanto, se o preço do carro for menor do que o esperado, dificilmente o cliente irá aceitar.
O que significa FIPE?
É o órgão que mostra o preço médio de um carro.
Alguns estados costumam usar também a Tabela Molicar, que oferece um serviço parecido, porém a Tabela FIPE é mais detalhada e completa.
Mas caso tenha dúvidas, do que concessionárias e as agências de carro leva em consideração ao avaliar e pagar um veículo, basta consultar a TABELA AUTOAVALIAR.
Venda particular
Essa nova medida, não irá atingir apenas o mercado de usados, mas também as vendas de veículos novos.
Com essas alterações o comportamento dos clientes tende a mudar e provavelmente irão tentar vender seus veículos no particular.
No caso, usam meios de divulgação em sites de classificados, anunciam em rede sociais, e até no tradicional cartaz fixado nas janelas.
Contudo, mesmo demorando um pouco mais, a venda particular pode ser uma boa opção para quem deseja economizar.
Conclusão
O argumento usado pelo então governador de São Paulo, para essas mudanças, foi o aumento nas despesas que o estado teve durante a pandemia. É provável que tenha alegado a construção de hospitais, compra de equipamentos e até mesmo a contratação de profissionais.
Outra justificativa foi a diminuição das receitas tributárias em razão do lockdown, muitas empresas deixaram de funcionar.
Então, com acréscimo nas despesas e redução nas receitas, alguma medida deveria ocorrer, e a saída foi mexer nos impostos, neste caso o ICMS.
Por fim, o brasileiro é sempre surpreendido por essas notícias. Dessa forma, não tem opção, a não ser aceitar e arcar com as consequências.
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