10%15%20%25%30%35%40%45%50%55%60%65%70%75%80%85%90%95%100%

Como identificar golpes financeiros? 

Como identificar golpes financeiros, se você nunca passou por essa situação, certamente conhece alguém que caiu em algum golpe. Fique por dentro!

Crise nos serviços de streaming
Fonte: Google

De fato, os avanços da tecnologia trouxeram vários benefícios e facilidades para o nosso dia a dia, certo? No entanto, diante desses avanços é necessário saber como identificar golpes financeiros. Assim como, a tecnologia facilita o nosso dia a dia esses avanços acabaram facilitando a vida dos hackers. Com o crescimento na quantidade de queixas relacionadas a golpes, precisamos ficar atentos com algumas simples ações podemos evitar esses crimes! 

Nesse sentido, é relevante adotar práticas para evitar algumas situações envolvendo esse tipo de situação. Entretanto, caso você caia em algum golpe também é preciso saber como agir, por isso, nesse artigo, vou te dar algumas dicas para que tome os cuidados necessários.  

Os atos criminosos realizados na internet costumam integrar um sistema bem complexo, com uma variedade de naturezas de crime e penas. Que estão prescritas no artigo de nº 171 do código penal brasileiro, além disso, esses crimes cibernéticos podem causar danos econômicos e psicológicos. Por isso, é importante identificar golpes financeiros tanto para evitar esses danos como para evitar a recuperação dos seus dados! 

Vale lembrar que, saber identificar golpes financeiros é relevante principalmente diante do aumento de transações que vem sendo realizadas na internet. Hoje, praticamente todo tipo de transação bancária pode ser resolvido através de aplicativos. Por isso, é preciso ter um cuidado maior relacionado aos seus dados na hora de fazer compras, por exemplo.  

Tipos de golpes  

O Carding, é um tipo de golpe que evoluiu com o avanço da tecnologia com o conhecimento de que muitas marcas investem pesado na segurança de sistemas e aplicativos. Os hackers passaram a monitorar as movimentações de contas dos correntistas de bancos. Sendo assim, as instituições investem em sistemas de proteção para evitar o roubo de dados que podem ser vendidos na deepweb.  

Nesse contexto, algumas quadrilhas utilizam esses dados roubados para realizar pequenas transações como assinaturas de streaming; compras de créditos virtuais ou até pagamentos de apostas e jogos. O vale presente, por exemplo é um tipo de golpe bastante usado ele envolve relacionamentos online através de plataformas de relacionamentos.  

Como o Tinder e redes sociais, o golpista ilude as suas vítimas pedindo vale presentes argumentando que vai comprar. Presentes para datas importantes, esse tipo de golpe costuma ocorrer em datas comemorativas como o dia dos namorados. Sendo o golpe do crédito mais usado pelos criminosos, o golpista usa a identidade da vítima para solicitar dinheiro de maneira ilegal. O hacker solicitam empréstimos em vários bancos e localidades diferentes. Assim, as dívidas se acumulam com os dados pessoais da vítima. 

Golpes mais comuns no país 

Bem, o tipo de fraude mais comum no Brasil são as páginas clonadas que acontece quando os cibercriminosos invadem a página comercial de alguma empresa. Assim, eles adulteram o link de compras encaminhando para as vítimas um acesso de link falso. Desse modo, quando a vítima clica os seus dados são furtados. 

Por isso, antes de acessar qualquer tipo de link verifique se de fato, o mesmo é confiável apesar do design ser idêntico a plataforma original. Você pode entrar em contato por e-mail para verificar que aquele link é verdadeiro.  

Além desse golpe, existe o boleto falso os hackers criam um boleto e enviam para o endereço de e-mail da vítima simulando uma cobrança. São cobranças bem simples como contas de energia; de água; IPTU entre outras. Muitos especialistas, afirmam que é necessário analisar o remetente da mensagem observar a logomarca, por exemplo pode te ajudar evitar esse golpe. Vale lembrar ainda, a clonagem de cartões de crédito, que é um golpe recorrente no país, mas, ainda faz muitas vítimas.  

Como identificar golpes financeiros? 

Como identificar golpes financeiros
Fonte: Google

Você já deve ter percebido que identificar golpes financeiros é um procedimento simples, mas que requer alguns cuidados no dia a dia, não é? Pois, diante desses avanços é necessário saber como identificar golpes financeiros. Esses avanços da tecnologia também acabaram facilitando a vida dos hackers.  

Por exemplo, golpes em sites de relacionamentos como o Tinder são mais comuns do que você possa imaginar. Os hackers iludem as suas vítimas pedindo vale presentes argumentando compras de presentes, assim, a vítima pode informar o seu endereço e cair em uma cilada ainda maior.  

Por fim, como mencionei nesse artigo esse tipo de crime está previsto no artigo de nº 171 do código penal brasileiro, além disso, esses crimes cibernéticos podem causar danos econômicos e psicológicos. Portanto, é importante identificar golpes para evitar esses danos psicológicos e financeiros além disso, identificar esse tipo de fraude pode te ajudar a evitar a recuperação dos seus dados. Pois, quando os seus dados são roubados os criminosos são bem rápidos e saem usando esses dados para realizar compras; empréstimos ou até outros crimes. 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com os seus amigos e familiares, depois volte para conferir as novidades e dicas sobre o universo das finanças! Memivi.