Preloader Image 1 Preloader Image 2

Economia brasileira sai das previsões devido a pandemia.

Os economistas fazem estimativas de como será o desempenho da economia brasileira. Confiram quais foram e o que deu errado em 2020.

Fonte: Google

Todas as pessoas fazem muitos planos e orçamentos para o ano seguinte, da mesma forma acontece com a economia brasileira, e economistas fazem previsões em diversas áreas.

Porém, como em nossas vidas, alguns planos saem diferentes, a economia também tem erros, foi o que aconteceu em 2020. Confira quais os planos e o que deu errado neste ano.

Economia brasileira: Chegada da Pandemia e as mudanças.

Com as primeiras vítimas surgindo, isolamento social na Europa e na Ásia, o comércio externo diminuiu. Logo, o resultado foi o pior primeiro trimestre da balança comercial desde 2015.

Porém, com a forte chegada da doença no país, as coisas pioraram ainda mais. Devido ao isolamento social e a tentativa de conter a propagação da doença, por isso ocorreu de fecharem as escolas, empresas e o comércio.

Sendo assim, com a paralisação inesperada das atividades, a arrecadação despencou, houve queda nos mercados, aumento de desemprego e o dólar subiu, somente a inflação que teve queda, e atingiu o menor patamar desde 1998. Logo, as expectativas para o restante do ano passou a mostrar um cenário de crise, com estimativa do maior tombo em 120 anos do PIB brasileiro, mais de 9%.

Depois que alguns meses se passaram, o comércio foi voltando aos poucos, e com as pessoas recebendo o auxílio emergencial. A situação tinha suas dificuldades, mas menos avassaladora.

Sendo assim, sem previsão de quando a pandemia irá acabar, e com fim do auxílio emergencial, as previsões para o ano que vem dificilmente devem se concretizar. Isso devido os muitos desafios encontrados pela frente.

Confira o que era previsto e como ficou alguns setores da economia em 2020:

Economia brasileira: Setor de Serviços

O setor de serviços apresentava resultados ruins nos últimos três anos, mas fechou 2019 com modesta alta de 1%. Sendo assim, as estimativas era de crescimento maior, cerca de 1,9% segundo a CNC.

Mas o setor teve grande impacto pela pandemia. E após um início de ano com bom desempenho, no terceiro mês começaram as quedas. Afinal o setor estava quase todo paralisado.

Nos meses seguintes, apresentou leve crescimento, mas essa volta não foi insuficiente para recuperar as perdas. Em setembro o setor teve queda de 6% em um ano. Sendo que o maior já registrado fora de 5% a quatro anos atrás.

Economia brasileira: Setor do Comércio

As vendas do comércio vinham apresentando crescimentos seguidos nos últimos três anos, no final de 2019 fechou com alta de 1,8%. Mas esses resultados não foram suficientes para recuperar as perdas que sofreu em 2015 e 2016. Mesmo com a recuperação se mostrando desacelerada em 2019, o setor tinha esperança de um ano mais positivo, e a estimativa da CNC era alta de 3%.

Mas o ano começou fraco, no mês de março o baque gerou consequências. No entanto, em abril o comércio levou o maior tombo. A previsão de encerramento do ano era com queda de 8,7%. Mas graças a reabertura nos meses seguintes, o cenário mudou e zerou as perdas deste ano no acumulado até o mês de setembro.  Segundo dados do IBGE, o setor de varejo teve estabilidade, e a previsão é de fechamento com alta de 1,9%.

Economia brasileira: Desemprego no Brasil

Fonte: Google

A pandemia paralisou a economia e afetou o desemprego no país, isso depois de um saldo positivo, onde em 2019, o número de pessoas com carteira assinada apresentava melhor desempenho desde 2015, quase 650 mil novas vagas, e a taxa chegou no em 11% naquele ano.

As previsões eram de queda no desemprego segundo FMI, e deveria chegar no final deste ano em 10,8%, mas o Ministério da Economia estimava um crescimento mais de 1 milhão de vagas no setor de estoque.

No entanto, o impacto causado pela pandemia no mercado de trabalho foi em parte contido, devido as medidas do governo, onde foi permitido a redução de salário e da jornada de trabalho, e suspensão de contratos.

O desemprego aumentou principalmente pelo fato dos brasileiros terem desanimado com cenário e desistiram de procurar por novas oportunidades, batendo recordes sucessivos, chegando a 8,9 milhões no mês de setembro.

PIB Brasileiro

Com crescimento moderado ao final de mais um ano, o último boletim Focus de 2019, apontava que a economia brasileira iria crescer cerca de 2,3% em 2020. Uma alta que seria maior desde 2013, que foi de 3%. O primeiro trimestre apresentou resultado que demonstrava que a atividade seria afetada. Mas foi no segundo trimestre que as atividades foram duramente castigadas, e a queda chegou em –9,6%.

Graças ao auxílio emergencial, que ajudou os trabalhadores informais e desempregados, onde foi repassado mais de R$ 260 bilhões, juntamente com reabertura das atividades, os impactos diminuíram, contrário as previsões de bater 10% ao final deste ano.

Sendo assim, no terceiro trimestre o PIB apresentou crescimento de 7,7%. No início de dezembro, a previsão foi menos assustadora, e a projeção é queda de 4,4% em 2020.

Gostou do artigo? Compartilha com seus amigos, em suas redes sociais e ainda com os seus familiares. Não esqueça de ler outros artigos sobre o assunto aqui no blog.

Formado em direito Especialista em economia, investimento e finanças pessoal. Seu foco é mudar a vida financeira das pessoas.

18 Comments

18 Comments

  1. Hey! Do you know if they make any plugins to assist with Search Engine Optimization? I’m
    trying to get my site to rank for some targeted keywords but I’m not seeing very good results.
    If you know of any please share. Thanks! I saw similar article here:
    Escape rooms review

  2. I will immediately grasp your rss as I can not in finding your email subscription hyperlink or e-newsletter service. Do you have any? Please allow me recognise so that I could subscribe. Thanks!

  3. Hey there! Do you know if they make any plugins to help with Search Engine Optimization? I’m trying to get my website to rank for
    some targeted keywords but I’m not seeing very good
    success. If you know of any please share. Thank you!

    You can read similar blog here

  4. I’m amazed, I must say. Seldom do I come across a blog that’s both equally educative and engaging, and without a doubt, you have hit the nail on the head. The issue is something too few folks are speaking intelligently about. I am very happy that I stumbled across this in my hunt for something regarding this.

  5. After I originally left a comment I appear to have clicked the -Notify me when new comments are added- checkbox and now whenever a comment is added I get four emails with the same comment. Is there an easy method you are able to remove me from that service? Appreciate it.

  6. May I just say what a relief to discover somebody who genuinely knows what they’re discussing on the net. You certainly realize how to bring a problem to light and make it important. A lot more people ought to read this and understand this side of your story. I can’t believe you’re not more popular because you surely have the gift.

  7. I seriously love your website.. Very nice colors & theme. Did you create this amazing site yourself? Please reply back as I’m hoping to create my own personal site and would love to find out where you got this from or exactly what the theme is called. Many thanks.

  8. Can I simply say what a comfort to find someone who actually understands what they are discussing on the internet. You certainly know how to bring an issue to light and make it important. A lot more people really need to read this and understand this side of your story. I was surprised that you aren’t more popular given that you surely have the gift.

  9. Howdy! I could have sworn I’ve been to this blog before but after looking at many of the posts I realized it’s new to me. Regardless, I’m certainly delighted I came across it and I’ll be bookmarking it and checking back regularly.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *