Preloader Image 1 Preloader Image 2

Energia elétrica mais cara; saiba como evitar gastos!

Com a energia elétrica mais cara por conta da crise hídrica, veja como e onde economizar evitando gastos excessivos. Saiba mais aqui!

Energia elétrica mais cara
Fonte: Google

Voltamos a tarifa vermelha na conta de luz, mas o que não pode ficar no vermelho é o seu orçamento no final do mês. Assim, o Brasil está passando por mais uma crise hídrica, talvez a maior de todos os tempos. Logo, com a energia elétrica mais cara, o sistema de bandeiras tarifárias foi desenvolvido pela Aneel para sinalizar o custo real da energia gerada. Por isso, de acordo com a agência, as cores verde, amarelo e vermelho serve para indicar ao consumidor se a energia custará mais ou menos cara.  

Sendo assim, possibilitando que o consumidor tome algumas atitudes para economizar ou até mesmo fazer o uso mais consciente da energia elétrica. Desse modo, esse aumento de custo na conta de luz causado pela bandeira tarifária, é uma forma de incentivar a economia em situações de baixa geração de energia. É o caso da crise hídrica. Portanto, significa dizer que os principais reservatórios do país estão com níveis abaixo de sua capacidade. Desse modo, o uso de usinas termoelétricas tem se tornado cada vez mais frequente, trazendo um aumento no custo na produção de energia. 

Mas, vamos voltar um pouco no passado e lembrar da crise elétrica de 2001, quando o Brasil ficou no escuro com os apagões. Por isso, um dos principais problemas daquela época foi o planejamento e investimento no setor energético brasileiro. E isso no mesmo período o governo decidiu investir em uma rede de usinas termoelétricas, que eram movidas a gás. Ainda, o carvão e óleo combustível, uma forma de fugir da crise hídrica. Logo, segundo o governo essa nova rede serviria como escape no momento de seca, eles só esqueceram que essa forma de gerar energia elétrica é mais cara e nada sustentável. 

Contudo, em 2015, entrou em vigor o uso das bandeiras tarifárias, um sistema desenvolvido pela Agência Nacional de Energia (ANEEL). Desse modo, as bandeiras tarifárias servem para informar o consumidor quando a energia estará mais cara ou mais barata, sinalizando o custo dessa energia. Assim, a energia elétrica mais cara é justamente nos períodos de seca, quando à necessidade de usar as usinas termoelétricas.

Sobre à Aneel – Agência Nacional de

A Agência Nacional de Energia (ANEEL), iniciou suas atividades em 1997, autarquia vinculado ao Ministério de Minas e Energia, existe para regular o setor elétrico brasileiro. Logo, a Agência é responsável por regular a produção, transmissão, distribuição, comercialização da energia elétrica em todo território brasileiro. 

Por isso, é de sua competência e responsabilidade, fiscalizar os convênios com os órgãos estaduais, as concessões, permissões e os serviços de energia elétrica.  Desse modo, ela atua diretamente com o governo federal implementando políticas e diretrizes ligada à exploração da energia elétrica. Além disso, fiscaliza e conduz o aproveitamento dos potenciais hidráulicos no território brasileiro. Por isso, a fiscalização tem como objetivo assegurar o bom funcionamento do sistema. Assim, evitando comprometimento do serviço e a qualidade de energia elétrica entregue ao consumidor. 

Portanto, é de responsabilidade da Agência Nacional de Energia, delegar metas para o bom funcionamento dos serviços prestados ao consumidor. Assim, cria limites para empresas, grupos empresariais e acionistas, com vistas a proporcionar concorrência entre os agentes e a impedir a concentração econômica nos serviços e atividades de energia elétrica.

Saiba quanto vai custar no seu bolso a energia elétrica mais cara  

Segundo a Aneel, só de janeira a abril deste ano, já foram gastos em média R$ 4,3 bilhões na produção de energia elétrica. Só no primeiro trimestre desse ano a energia elétrica ficou mais cara 7%, a agência estima que em 2022, a conta de energia ficará 5% mais cara e não descarta a possibilidade de reajuste para todo ano. Devido à falta de chuva que estão passando as regiões do Sudeste e Centro Oeste, localizado os principais reservatórios do país. 

Atualmente estamos na bandeira vermelha tem patamar 2. Assim, essa bandeira é a mais cara, e pesa no valor da conta de luz. Por isso, para você entender melhor; a cada 100 kwh será acrescido a mais em sua conta de R$ 6,24. Portanto, o aumento esperado em junho é em média 5,6% em relação ao mês de maio. Logo, com a energia elétrica mais cara o chefe de família vai precisar tomar algumas medidas para não ter surpresas com a conta de luz. 

O consumidor pode tomar algumas medidas em casa e evitar o uso desnecessário da energia elétrica. O primeiro passo é reduzir ao máximo e dentro do possível, o uso de aparelhos domésticos que mais consumem energia, os famosos vilões da conta de luz. 

Como economizar energia elétrica na crise  

Energia elétrica mais cara
Fonte: Google

Essa tarefa não é impossível quando tomamos algumas atitudes no início ao adquirir um novo eletrodoméstico para casa. Com a energia elétrica mais cara é bom o consumidor ficar atento na hora de comprar um novo eletrodoméstico, por se tratar de um bem durável, antes de olhar marca e modelo de preferência é necessário olhar o consumo de energia do produto. Dessa forma, observe o índice de consumo que o aparelho tem, e sempre escolha o da classificação A, esses aparelhos são os mais eficientes relacionados ao consumo. 

As cores dos ambientes interno da casa também contribui para o consumo, na hora de decorar uma boa escolha são cores claras, vai ajudar a refletir melhor a luminosidade no ambiente. As lâmpadas precisam ser LED, 20% do consumo de energia em uma residência está relacionado ao uso de lâmpadas, as lâmpadas de LED economizam 80% a mais que lâmpadas comuns.  

Concluindo

O chuveiro elétrico é um dos eletrodomésticos que mais pesa na conta de energia, uma forma de economizar é reduzindo o tempo de uso, e deixar a temperatura no modo verão. Sempre que for usar a máquina de lavar, junte todas as roupas sujas e lave-as de uma só vez, isso também vale para o ferro de passar roupas. Assim, os aparelhos que não estão sendo usados e ficam em Standby (modo de espera) você deve desconectar diretamente da tomada. Por fim, adotando algumas práticas como essas citadas nesse artigo, você não vai sentir muito o impacto causado pela energia elétrica mais cara.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida.  

Formado em Administração Especialista em finanças, economia e investimentos. O seu objetivo é transformar a vida das pessoas por meio do conhecimento e da informação com conteúdos claros, simples e sem "economês".

3 Comments

3 Comments

  1. hello there and thank you for your info – I’ve
    certainly picked up anything new from right here.

    I did however expertise several technical points using this website,
    as I experienced to reload the web site a lot of times previous to I could get it to load
    correctly. I had been wondering if your hosting is OK?
    Not that I am complaining, but slow loading instances times
    will very frequently affect your placement in google and can damage
    your quality score if advertising and marketing with Adwords.
    Anyway I’m adding this RSS to my email and can look out for much more of your respective interesting content.

    Ensure that you update this again very soon..
    Lista escape roomów

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *