Black Friday: Não caia em Fraudes, saiba como, agora!

Um dos problemas enfrentados nos dias de hoje são as fraudes sofridas por compras ou contratação de serviço. E isso acontece principalmente em compras online. Porém tomando alguns cuidados é possível aproveitar muito a Black Friday.
Anúncios


Fonte: Google

É comum ouvir alguém dizer que irá aguardar o dia do Black Friday para comprar determinado produto, pois são oferecidos com preços mais baixos. Traduzindo para o português, Black Friday significa sexta-feira negra.

Nos Estados Unidos este dia acontece após o Dia de Ação de Graças, um feriado para agradecer e estar junto a família. Enquanto no Brasil essa novidade aconteceu no dia 28 de novembro do ano de 2010, deu início com vendas somente pela internet, cerca de 50 lojas participaram e agradou muito os consumidores.

Desde então o Black Friday tem sido um sucesso, com passar dos anos mais lojas decidiram participar, inclusive lojas físicas e ainda batendo recordes de vendas. Dessa forma, são oferecidos descontos nas vendas de eletrodomésticos, carros, imóveis e diversos serviços, como viagens, festas e outros.

O Black Friday e sua má fama

Então, em pouco tempo o evento ganhou o apelido de ‘’Black Fraude”, alguns costumam dizer que as vendas saem para o consumidor pela “metade do dobro”.

Em outras palavras, as empresas usam de estratégias como aumentar o preço dos produtos. Porém antes do evento os mesmos são anunciados com um valor mais baixo, são os descontos falsos e muitos consumidores acabam caindo.

Black Friday: Aprenda como identificar se está sendo enganado

Essa prática é muito importante e pode ajudar a identificar as fraudes. Sendo assim, não deixe para pesquisar o preço do produto ou serviço que deseja comprar, no dia do Black Friday ou poucos dias antes.

Anteriormente, realize pesquisas, compare o mesmo produto em lojas variadas, dessa forma você irá saber se está sendo aplicado o desconto no dia do evento.

Vale também utilizar as plataformas que trabalham com pesquisas de melhores preços. Confira alguns:

  • BuscaPé
  • Baixou.com
  • Google Shopping
  • Ofertas Drogaria
  • Cotacota.com
  • Shopping uol
  • JáCotei
  • Bondfaro
  • Preço Mania
  • Pelando
  • Zoom

Dê preferência as lojas conhecidas

Certamente a caixa de entrada de e-mails da maioria das pessoas estão lotadas de ofertas. Porém, com a chegada do Black Friday aumenta ainda mais. E gera  mais desconfiança de lojas desconhecidas e principalmente, se oferecerem ótimas ofertas.

Sendo assim, nunca clique em links enviados seja por e-mail ou WhatsApp, ou seja, você pode ser direcionado para páginas falsas, o ideal é digitar o endereço do site que deseja pesquisar ou realizar a compra.

Atualmente existem diversas fraudes neste período, e isso se intensifica. Assim que desconfiar da credibilidade de determinada empresa, faça pesquisas, utilize os canais de atendimento da empresa, confira no Reclame Aqui, como está a reputação.

Dessa forma fica mais fácil identificar e evitar compras em lojas que encerrou suas atividades por exemplo, mas continuam vendendo produtos que jamais serão entregues.

Black Friday: Preços muito baixos, desconfie!

Antes de tudo, quem nunca viu uma oferta muito boa e indagou, será que este preço está certo?

É exatamente isso, questione, pesquise antes, descontos incríveis podem ser ciladas. A Black Friday é um dia de promoções e alguns produtos que estão anunciados, podem ser aqueles com uma menor saída, produtos de coleções anteriores.

Então, apesar disso, não podemos generalizar, existem sim excelentes ofertas de produtos de qualidade, de empresas sérias e que pode ser uma ótima oportunidade.

Importante conferir todas as condições da compra que está sendo realizada, existem as letras menores que pode esconder surpresas que passarão despercebido. Contudo, confira a descrição de cada produto ou serviço, as especificações, se possível peça opinião de quem já conhece o produto ou serviço.

Use o cartão Virtual

Fonte: Google

Essa é uma opção que tem facilitado a vida dos usuários e pode ajudar na realização de compras com mais segurança. Embora seja exclusivo para compras pela internet, que é uma ótima opção e pode dificultar a ação de criminosos.

O número de pessoas que efetuam suas compras através do cartão de crédito é muito grande. Evite roubo de dados ou até a clonagem do cartão utilizando o cartão Virtual caso o banco ofereça esse serviço.

Verifique o valor do frete

Frete grátis é uma maravilha, mas nem todos os fornecedores irão oferecer esse benefício, fique atento ao valor do frete, pesquise junto ao preço do produto.

Com isso, a compra pode não ser tão vantajosa dependendo do valor do frete para entrega na residência do cliente.

Black Friday: Direitos do consumidor

Todo consumidor sabe que tem seus direitos, na Black Friday não é diferente, veja alguns exemplos e fique atento.

  1. Proteção da vida e da Saúde
  2.  Educação para o consumo
  3. Liberdade de escolha de produtos e serviços
  4. Informação
  5. Proteção contra publicidade enganosa e abusiva
  6. Proteção contratual
  7. Indenização
  8. Acesso à Justiça
  9. Facilitação da defesa dos seus direitos
  10. Qualidade dos serviços

Art. 6º, do Código de Defesa do Consumidor (CDC)

Para não ser enganado nesse período que acontece a Black Friday ou em qualquer outra campanha que ofereça promoções, basta tomar certos cuidados. Ainda assim, realize pesquisas, se a compra já tiver concluída solicite sempre o comprovante, com data da entrega.

Portanto, tenha algum documento para sua maior segurança, conhecimento dos seus direitos e também dos deveres. Logo, caso perceba que caiu em um golpe, denuncie ao Procon o quanto antes, pois a empresa responsável será notificada.

Gostou do artigo? Compartilha com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Mas não deixe de ler outros artigos sobre finanças e segurança aqui em nosso blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *