10%15%20%25%30%35%40%45%50%55%60%65%70%75%80%85%90%95%100%

Inflação do mês de março surpreendeu, afirma presidente do Banco Central. 

Segundo o presidente do BCB, a inflação do mês de março surpreendeu. Fique por dentro!

Inflação do mês de março surpreendeu
Fonte: Banco Central

Recentemente, Roberto Campos, presidente do banco central revelou que a inflação do mês de março foi uma surpresa. Ainda segundo o presidente do banco, o aumento nos preços do combustível, alimentação fora de casa e vestuário do brasileiro surpreendeu boa parte dos economistas. 

De fato, a inflação do país está muito alta, ele ainda ressaltou que existe uma entrada de fluxo de recursos no Brasil. No entanto, a recuperação do câmbio ainda não foi refletida nos valores relacionados a inflação. Ou seja, como as projeções de muitos analistas de mercado nos próximos meses devemos ver a inflação voltar aos seus índices normais! 

Apesar do aumento na inflação do mês de março, alguns economistas do banco central seguem com a mesma estimativa do início desse ano.

A preocupação de alguns investidores com relação a esse aumento. É de que essa alta possa interferir nas transações das ações brasileiras na bolsa americana. Segundo o presidente do BCB, esse cenário vai depender de como as transações estão sendo realizadas! 

Nesse sentido, Campos revelou que apesar do aumento na inflação do mês de março foi possível conter alguns gastos. Vale lembrar, que o crédito apresentou uma melhora, assim como o crédito sustentável no curto prazo.

Mas isso, vou te explicar ao longo do nosso artigo, vamos lá! 

Câmbio  

Ainda segundo Campos Neto, o papel do câmbio amenizou a inflação do setor de alimentos no país. Ainda sobre esse assunto, Campos Neto afirmou que a queda da moeda americana e a valorização da moeda brasileira acabou contribuindo para a redução no preço dos grãos internamente. Ou seja, entre as negociações do próprio mercado de grãos na bolsa brasileira, pois, quando pegamos o valor de grãos no real segue estável.  

Vale ressaltar ainda que, entre os setores que aquecem a economia do país ativamente foi o setor das commodities. Onde o câmbio compensou positivamente para o movimento das commodities relacionado aos alimentos! 

Para Campos Neto, não são todos os mercados que atualizaram as estimativas para o câmbio. Sendo essa revisão capaz de afetar as expectativas sobre a inflação para 2022, sobre desvalorização do dólar diante do real foi uma surpresa fiscal; desse modo, o banco central se tornou mais proativo. Com essa nova realidade da inflação mundial e a melhora das operações das companhias brasileiras em um momento com a inflação alta. 

Elevação das taxas  

Ainda nesse contexto o BCB é o responsável pelo controle da inflação no país, segundo a análise de alguns especialistas. Portanto, o principal instrumento da instituição financeira é a taxa básica de juros da economia, a taxa Selic. Vale ressaltar, que para equilibrar os juros o sistema deverá dobrar as metas da inflação! 

Desse modo, quando as estimativas para a inflação estiverem alinhadas com as metas estabelecidas pelos especialistas, ou seja, o banco central irá reduzir a taxa Selic. Para esse ano, a meta da inflação é de 3,5 pontos percentuais deverá ser cumprida caso o índice tenha episódios de oscilação entre 2% a 5%. Nesse sentido, o setor financeiro e o banco central estimam que a inflação deverá passar de 6%. 

Portanto, para o ano que vem os economistas estimam um índice inflacionário de aproximadamente 3,08%. Sendo assim, para 2023 a meta será fixada 3,25% sendo considerada formalmente cumprida caso a inflação oscile entre 1,75% e 4,75%. Isso quer dizer que, a decisão relacionada a taxa de juros demorou cerca de seis meses a 18 meses para terem um impacto positivo ou negativo sobre a economia. 

Inflação do mês de março surpreendeu, afirma presidente do Banco Central. 

Inflação do mês de março surpreendeu
Fonte: Google

Segundo o presidente do banco central revelou que a inflação do mês de março foi uma surpresa. Pois, para Roberto Campos Neto, o aumento nos preços do combustível, alimentação fora de casa e vestuário do brasileiro surpreendeu boa parte dos economistas! Ou seja, como as projeções de muitos analistas de mercado nos próximos meses devemos ver a inflação voltar aos seus índices normais. 

Assim como mencionei antes, A preocupação de alguns investidores com relação a esse aumento. É de que essa alta possa interferir nas transações das ações brasileiras na bolsa americana. Desse modo, para esse ano, a meta da inflação é de 3,5 pontos percentuais deverá ser cumprida caso o índice tenha episódios de oscilação entre 2% a 5%. 

Por fim, as projeções para 2023 indicam uma meta fixada em 3,25% sendo considerada formalmente cumprida caso a inflação oscile entre 1,75% e 4,75%. Ou seja, a decisão relacionada a taxa de juros demorou cerca de seis meses a 18 meses para terem um impacto positivo ou negativo sobre a economia! 

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida.